A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformação Linear Definição: Sejam dois espaços vetoriais reais. Uma função T (ou aplicação) é denominada Transformação Linear de se:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformação Linear Definição: Sejam dois espaços vetoriais reais. Uma função T (ou aplicação) é denominada Transformação Linear de se:"— Transcrição da apresentação:

1 Transformação Linear Definição: Sejam dois espaços vetoriais reais. Uma função T (ou aplicação) é denominada Transformação Linear de se: a) b) Obs: Se então a transformação linear é chamada de Operador Linear.

2 Exemplos 1) Transformação Linear Nula 2) Operador Linear Identidade
3) tal que 4) dada por 5) definida por

3 Contra - Exemplo definida por pois temos que:

4 Propriedades Sejam dois espaços vetoriais reais e uma transformação linear entre eles. Então: P1) P2) P3)

5 Propriedades P4) Se é um subespaço de , então a imagem de pela transformação linear é um subespaço vetorial de , isto é, é subespaço vetorial real. P5)

6 Propriedades P6) Sejam e espaços vetoriais reais e uma base de .
Dados vetores arbitrários de , existe uma transformação linear tal que: e

7 Núcleo e Imagem Definição: Dados dois espaços vetoriais reais e uma transformação linear entre eles, denomina-se Núcleo da Transformação o subconjunto do domínio da função dado por:

8 Núcleo e Imagem Definição: Dados dois espaços vetoriais reais e uma transformação linear entre eles, denomina-se Imagem da Transformação o subconjunto do contra-domínio da função dado por:

9 Exercícios Exercício 01: Verificar se as funções abaixo são transformações lineares e determinar seus núcleos e imagens: a) b) c)

10 Núcleo e Imagem Proposição: Dada uma transformação linear, temos que:
O núcleo da transformação é um subespaço vetorial do domínio da função. A imagem da transformação é um subespaço vetorial do contra-domínio da função.

11 Recordando Definição: Uma função do conjunto A no conjunto B é dita:
Injetora se: Sobrejetora se:

12 Recordando Definição: Uma função do conjunto A no conjunto B é dita bijetora se é injetora e sobrejetora simultâneamente.

13 Teoremas Proposição: Uma transformação linear é injetora se e somente se Teorema do Núcleo e da Imagem: Dados dois espaços vetoriais reais de dimensão finita. Dada uma transformação linear entre eles, então:

14 Resultados Importantes
Proposição: Dada uma transformação linear, temos que se

15 Resultados Importantes
Corolário: Dada uma transformação linear de espaços vetoriais de dimensão iguais. Então as afirmações abaixo são equivalentes: (1) É sobrejetora (2) É bijetora (3) É injetora (4) Transforma base do domínio em base do contradomínio.

16 Isomorfismo Definição: Dados dois espaços vetoriais reais e uma transformação linear de entre eles. Dizemos que a transformação linear é um isomorfismo entre eles se é uma transformação bijetora (isto é, injetora e sobrejetora). Notação:

17 Automorfismo Definição: Dizemos que um isomorfismo entre espaços vetoriais reais é um automorfismo se os espaços são iguais, ou seja, T é um isomorfismo de um espaço nele mesmo. Proposição: Dado um isomorfismo sua transformação inversa é também um isomorfismo.

18 Resultados Importantes
Proposição: Dados dois espaços vetoriais reais de mesma dimensão, então a transformação linear dada a seguir é um isomorfismo entre eles.

19 Resultados Importantes
Teorema: Dois espaços vetoriais de dimensão finita são isomorfos se e somente se Exercícios: Transformações Lineares


Carregar ppt "Transformação Linear Definição: Sejam dois espaços vetoriais reais. Uma função T (ou aplicação) é denominada Transformação Linear de se:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google