A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
BIODIREITO Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo

2 BIOTECNOLOGIA 1. Considerações iniciais
A palavra biotecnologia, invariavelmente, está conectada à idéia de revolução. E é assim, pois os avanços biotecnológicos podem revolucionar diversos aspectos sociais e, fundamentalmente, nossa relação com a natureza.

3 BIOTECNOLOGIA 2. Definições de biotecnologia
Não é difícil definir o que vem a ser biotecnologia, dados os termos ‘bio’ e ‘tecnologia’. Assim, consiste a biotecnologia na utilização dos organismos vivos para solucionar problemas ou desenvolver produtos novos.

4 BIOTECNOLOGIA 2.1. Histórico
Há milhares de anos utilizamos microorganismos como leveduras e bactérias para a fabricação de produtos alimentícios importantes como pão, vinho, queijo, iogurte. Na agricultura, utilizamos os microorganismos desde o século XIX para o controle de pragas e tratamos o solo com bactérias fixadoras de nitrogênio para aumentar o rendimento das colheitas.

5 BIOTECNOLOGIA 2.2. Revolução biotecnológica
Durante os anos 60 e 70 o conhecimento científico de biologia celular e molecular atingiu um ponto onde fomos capazes a manipular organismos. Tirar proveito da manipulação de microorganismos não é novidade. O que é novidade é a maneira pela qual esses microorganismos estão sendo manipulados por meio do nível molecular, o que nos permite direcionar com alta especificidade o que se pretende.

6 BIOTECNOLOGIA 2.3. Definição moderna de biotecnologia:
Conjunto de tecnologias mediante a utilização de células e moléculas biológicas para a solução de problemas ou desenvolvimento de produtos úteis. Moléculas biológicas são macromoléculas únicas aos organismos vivos e mais utilizadas são os ácidos nucléicos (DNA, RNA) e as proteínas.

7 BIOTECNOLOGIA 3. Algumas das tecnologias da Biotecnologia
3.1. Tecnologia de anticorpos monoclonais Utiliza células do sistema imune para a produção de proteínas chamadas anticorpos. Nosso sistema imune é composto por diversos tipos de células que agem em conjunto para localizar e destruir substâncias que invadem nosso corpo. Aplicação prática = a substância detectada, localizada e quantificada pelo MCA permite sua aplicação em diagnóstico de gravidez e de várias doenças infecciosas.

8 BIOTECNOLOGIA 3.2. Tecnologia de bioprocessamento
Utiliza células vivas ou componentes de sua maquinaria bioquímica para fazer o que normalmente fazem: sintetizar produtos, degradar substâncias e produzir energia. Aplicação prática = Fermentação e cultura de células de mamíferos.

9 BIOTECNOLOGIA 3.3. Tecnologia da cultura de células
Crescimento de células com nutrientes apropriados em erlenmeyers ou em biorreatores. Aplicação prática = cultura de células vegetais, cultura de célula animal, cultura de células-tronco embrionárias.

10 BIOTECNOLOGIA 3.4. Tecnologia de engenharia de tecidos
União entre a biologia celular e ciência dos materiais nos permite produzir tecidos semi-sintéticos no laboratório, cuja estruturação se dá mediante material biodegradável e células vivas.

11 BIOTECNOLOGIA 3.5. Tecnologia de engenharia genética
Tecnologia do DNA recombinante (rDNA) = é feito pela ligação ou recombinação de material genético de duas origens diferentes. Variação genética x cruzamento seletivo Move-se um único gene, cujas funções conhecemos, de um organismo para outro.


Carregar ppt "Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google