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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
TEMPO Fluxo de demanda e fluxo de suprimento Lead time Fluxo de caixa Faturamento e cobrança Tempo do ciclo financeiro

2 LEAD TIME Processamento pedido Atendimento Montagem pedido Transporte
Compra Reabastecimento Prazo fornecedor Recebimento

3 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
CUSTOS Diretos (materiais + MO) Indiretos (custos para operar) Não conformidades Transporte e estocagem

4 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
EFICIÊNCIA Giro Cobertura Utilização da capacidade Utilização do capital (ROI)

5 Gestão de Demanda Habilidade para prever a demanda
Canal de comunicação com o mercado Poder de influência sobre a demanda Habilidade de prometer prazos Habilidade de priorização e alocação

6 Principais processos operacionais da função de gestão de demanda
Processo de previsão de vendas Processo de cadastramento de pedidos Processo de promessa de data de entrega Processo de definição e avaliação do nível de serviço ao cliente Processo de planejamento de necessidades Processo de distribuição física dos produtos aos clientes

7 Processo de previsão de vendas

8 Tipos de Demanda Dependente
Demanda dependente é aquela de um item cuja quantidade a ser utilizada depende da demanda de um item de demanda exemplo: O item pneus em uma montadora é dependente do número de veículos demandados pelo público (5 pneus por automóvel)

9 PLANEJAMENTO DE ITENS DE DEMANDA DEPENDENTE
São todos os itens que compõem o produto final. São chamados de “dependentes” porque dependem diretamente da quantidade do produto final a ser fabricado. Ex: Produto: Lapiseira Itens de demanda dependente: Corpo externo; Presilha de bolso; Miolo; Corpo da ponteira; Guia da ponteira; Tampa;

10 PLANEJAMENTO DE ITENS DE DEMANDA DEPENDENTE
Estrutura ou árvore de Produto: É a representação dos componentes de um produto e suas respectivas quantidades. X A B C D E F G H I

11 PLANEJAMENTO DE ITENS DE DEMANDA DEPENDENTE
MRP (Materials Resources Planning): O planejamento das necessidades de materiais (MRP) está viculado a árvore do produto. Nas organizações o cálculo da necessidade de materiais é realizado conforme a expressão abaixo: Rliq = Rbruta – Eatual – RCprogr: Rliq: Requisitos líquidos de cada item. Rbruta: Requisitos brutos de cada item. Eatual: Estoque de cada item em poder da empresa. Rcprogr: Recebimentos programados no período.

12 PLANEJAMENTO DE ITENS DE DEMANDA DEPENDENTE
Variáveis do MRP: Requisitos de produção ou compra; Estoque atual de cada produto; Estoque futuro; Lotes múltiplos de compra ou produção;

13 Tipos de Demanda Independente
Demanda independente: são itens que dependem, em sua maioria, dos pedidos de clientes externos, como, por exemplo, produtos acabados em geral. Constituem exceções, itens como peças de reposição para manutenção e materiais de escritório.

14 PLANEJAMENTO DE ITENS DE DEMANDA INDEPENDENTE
São itens envolvidos direta ou indiretamente no processo produtivo, mas que não possuem uma relação direta com o produto final. Itens de relação direta: São os materiais que possuem um contato direto com o produto no seu processo de transformação. Ex: Brocas utilizadas na furação de produtos, lixas utilizadas no acabamento dos produtos, moldes para produtos plásticos, etc.

15 PLANEJAMENTO DE ITENS DE DEMANDA INDEPENDENTE
Itens de relação indireta: São materiais que não mantem contato com o produto, mas estão envolvidos no processo produtivo. Ex: Rolamentos, correias, cabos de aço, componentes de máquinas, etc.

16 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
FUNDAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA Ex.: Creme dental, sabão em pó, sal, cimento, fita veda rosca, lâmpadas, gasolina

17 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
FUNDAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA Ex.: Enfeites de Natal, ovos de Páscoa, Panetone.

18 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
FUNDAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA Ex.: Cervejas, refrigerantes, cosméticos e medicamentos que sofrem influências das condições climáticas.

19 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
FUNDAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA Ex.: Máquina de escrever, disquete, peças de impressora.

20 Requisitos da boa previsão de vendas
conhecer os mercados, suas necessidades e comportamentos conhecer os produtos e seus usos saber analisar os dados históricos conhecer a concorrência e seu comportamento conhecer as ações da empresa que afetam a demanda formar uma base de dados relevantes para a previsão documentar todas as hipóteses feitas na elaboração da previsão trabalhar com fatos e não apenas opiniões articular diversos setores para a elaboração da previsão

21 Gestão do nível de serviço ao cliente
disponibilidade do produto para pronta entrega lead time ou prazo de entrega do produto confiabilidade do prazo de entrega informado ao cliente flexibilidade de entrega

22 O preço é uma crise organizacional:
Sem um plano de vendas e operações, a expectativa é de que de algum modo o serviço será feito, na verdade ele é feito, mas por um preço. O preço é uma crise organizacional: estoques extras, fraco serviço ao cliente, excesso de capacidade, longo prazo de entrega, operações em pânico e respostas deficientes para novas oportunidades.


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