A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Missão, Visão e Objetivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Missão, Visão e Objetivos"— Transcrição da apresentação:

1 Missão, Visão e Objetivos
Aula 4

2 Defina onde quer chegar
“Não há vento favorável para aquele que não sabe por onde quer velejar.” Sêneca

3 VISÃO A Visão da organização traduz uma imagem ideal e única de futuro pretendida pela organização. A partir da definição da Visão, todos os esforços organizacionais serão direcionados para o seu alcance. O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: ● pelos esforços individuais; ● pelos esforços das equipes; e ● pela alocação dos recursos. 3

4 A VISÃO DA EMPRESA... Projeção de oportunidades futuras
Pergunta: aonde a empresa quer chegar? Exemplo Disney: “Criar um mundo onde todos possam ser crianças” “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as Necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher” AVON

5 Visão Definir a visão é descrever os ideais e sonhos das pessoas que compõem a organização para o futuro da mesma. A declaração de visão não estabelece ou expressa fins qualitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Certifique-se que a declaração de visão corresponda a realidade da empresa. Visão fantasiosa gera confusão e desmotivação de todos os envolvidos.

6 Componentes da Visão Não existe uma regra e/ ou fórmula para a definição/ validação da visão. O que se percebe é que as organizações de sucesso conseguem compreender: Qualitativa: Característica/ qualidade esperada/ forma desejada Mercadológica: Condição/ situação/ posição Tempo: Período/ prazo

7 A Visão representa um estado futuro desejável da organização
Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida; É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização e; Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento; É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade. 7

8 O enunciado da visão deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:
● No que a empresa quer se tornar? ● Qual a direção é apontada? ● Onde nós estaremos? ● O que a empresa será? ● Em que direção eu devo apontar meus esforços? ● Eu estou ajudando a construir o que? ● Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

9 “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as
Necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher” AVON Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.

10 Hospital Universitário de Santa Maria
Ser reconhecido pela sociedade como referência nas dimensões técnica, científica, ética e humanística, utilizando conhecimentos e tecnologias inovadoras para assistir o ser humano na sua integralidade, eqüidade, universalidade, e contribuir para o fortalecimento da enfermagem.

11 Algumas características da Visão:
É voltada para longo prazo. Envolve a organização como um todo. É definida pelo nível institucional da organização. Alinha e orienta os valores centrais da organização. Deve ser factível de ser atingida. Deve especificar claramente seus parâmetros de mensuração. Deve indicar para onde a empresa pretende ir.

12 Definição da Missão A Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas Questões a serem respondidas: •  Quem somos? •  Qual é a nossa finalidade? •  Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder à finalidade? •  Como devemos responder aos nossos Grupos de Influências? •  Quais são nossas cultura e filosofia? •  Que nos faz ser distinto e único? 12

13 A MISSÃO DA EMPRESA Deve traduzir uma necessidade permanente:
É a razão de ser da empresa; PERGUNTAS: - O que a empresa faz? - Por que ela faz? - Para quem ela faz? - Como ela faz? ►É a causa nobre da organização. ► Representa a sua Finalidade, o seu papel na sociedade. ► Revela o Valor Agregado pretendido. Dá destino a Organização!

14 que organização está assumindo com a sociedade
Ingredientes de uma boa Missão COMPROMISSO que organização está assumindo com a sociedade Visão das NECESSIDADES OPORTUNIDADES Principais COMPETÊNCIA que tem para isso

15 Componentes da Missão Não existe uma regra e/ou fórmula para a definição/validação da missão. O que se percebe é que as organizações de sucesso expressam em sua missão elementos como: ● Ação condutora ● Valor agregado/produto ● Beneficiado/cliente Disciplina e pragmatismo ● Negócio ● Diferencial mercadológico Intuição/ visão/ “feeling”

16 O Que se Espera com a Declaração
da Missão? Dar identidade à organização/unidade Dimensão Técnica Mobilizar as pessoas Dimensão Humana

17 Roteiro para a Elaboração da Missão
Fazer o que? Qual é o nosso negócio Para quem? Quem é o nosso cliente? Onde? Base, prioridade, estratégia de lugar do negócio Como? Desafio, diferencial da organização Com que finalidade? Complemento social

18 CUIDADO!!!! Evite frases muito longas com palavras difíceis
Economize gerúndios Seja simples e conciso. Exemplo: A missão da Disney é : “Alegrar as pessoas”,

19 Exemplos de Missão Produzir automóveis que as pessoas queiram comprar e tenham Orgulho de possuir. Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora. “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-estar / Estar Bem”

20 Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da
geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira.

21 Referência em excelência no diagnóstico para mulher, com
tecnologia de ponta e com atendimento profissional de qualidade, Ético e humano, entendendo cada paciente como um ser total com necessidades físicas e emocionais específicas e valorizando seus funcionários. Hospital Universitário de Santa Maria Promover a saúde (o que a empresa faz) do ser humano (a quem ela serve), buscando uma assistência de Enfermagem de excelência;(diferencial em relação ao concorrente) participar do processo de formação de alunos e de trabalhadores da saúde, bem como da pesquisa e extensão.

22 Agora Pratique... Reunidos por empresa, cada grupo identificará a descrição da visão e da missão que melhor expresse a sua realidade, para isso deve considerar: Os conceitos apresentados anteriormente; A realidade do dia-a-dia da organização; Deliberações e direcionamentos dos mantenedores e provedoria.

23 OBJETIVOS Objetivo organizacional é uma meta para a qual a organização direciona seus esforços. As empresas são organizações criadas para atingir objetivos específicos. Sua principal função é atingir estes objetivos. A visão organizacional é considerada eficaz quando define objetivos claros e explícitos a serem alcançados ao longo do tempo.

24 Algumas características dos objetivos:
São voltados para médio prazo. Envolvem os diferentes departamentos da organização. São definidos pelo nível intermediários da organização. São alinhados e orientados pela Visão da organização. Devem ser factíveis de serem atingidos. Devem especificar claramente seus parâmetros de mensuração. Devem indicar de forma inequívoca o resultado esperado. Devem representar um desafio a ser atingido.


Carregar ppt "Missão, Visão e Objetivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google