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ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING

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Apresentação em tema: "ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING

2 Ambiente de Marketing EMPRESA MERCADO MICROAMBIENTE PREÇO
MACROAMBIENTE MERCADO MICROAMBIENTE EMPRESA ECONÔMICO POLÌTICO/LEGAL TECNOLOGICO SÓCIO-CULTURAL DEMOGRAFICO AMB. NATURAL CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUTO PREÇO

3 Objetivos Entender a importância da analise do macro ambiente
Saber como identificar e acompanhar as oportunidades do macro ambiente Conhecer os principais aspectos dos ambientes: Demográfico Econômico Natural Tecnológico Político Cultural

4 Porque avaliar o ambiente de marketing ?
O ambiente de marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças, assim sendo monitorar, compreender e adaptar-se ao ambiente é fundamental.

5 O que existe hoje que não existia a 20, 100, 1000 anos atrás ?

6 Evolução das sociedades
AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO

7 Modismos, tendências e megatendências
Modismo: imprevisível, de curta duração e não tem significado político, social e econômico. Tendência: mais previsíveis e duradouras, revelando como será o futuro Megatendências: grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo - 7 a 10 anos, ou mais (Naisbitt). Um novo produto provavelmente terá mais sucesso se estiver de acordo com tendências e megatendências, e não contra elas.

8 As 6 forças ambientais Em um cenário de rápidas transformações,
a empresa deve monitorar seis forças importantes: Ambiente demográfico Ambiente econômico Ambiente natural Ambiente tecnológico Ambiente político-legal Ambiente sócio-cultural

9 Estrutura de análise para um Plano de Mkt
AMBIENTE ?????? Variável ambiental Crítica (VAC) Por que esta variável é crítica Histórico da variável * Tendências e projeções * Possíveis conseqüências para o produto * FONTE CONFIÁVEL

10 Ambiente demográfico – Variáveis para o plano de marketing
Crescimento da população Índice de natalidade vs mortalidade Etnia, sexo, idade, estado civil, religião Grau de escolaridade Imigração e distribuição geográfica Padrões de moradia Padrões de renda Outras

11 Ambiente econômico Distribuição da renda
- Economias de subsistência - Economias exportadoras de matérias primas - Economias em industrialização - Economias industrializadas Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito

12 Ambiente Econômico – Variáveis para o plano de Mkt
PIB ( Economia como um todo) Câmbio (Exportação, mat. prima importada...dependência de câmbio) Inflação (quem depende de poder de compra) Taxa de juros (venda a prazo, compra a prazo) “Políticas econômicas” – Ficar sempre de olho.

13 Ambiente Natural Mudança no papel governamental Mudança no papel
Elevados níveis De poluição Elevados níveis De poluição Escassez das Matérias primas Escassez das Matérias primas Ambiente natural Ambiente natural Aumento dos Custos de energia Aumento dos Custos de energia

14 Ambiente tecnológico Aceleração do passo Da mudança Ilimitadas oportunidades De inovação Questões do ambiente tecnológico Aumento da regulamentação Variação dos orçamentos De pesquisa e desenvolvimento Cada nova tecnologia é uma força de “destruição criativa”.

15 Ambiente Tecnológico Qualquer tecnologia que afete os 4Ps-Mkt Mix
Des. Produtos = > Produção = > Distribuição = > Relac. Com clientes Definição de: Produto Preço Comunicação Distribuição

16 Ambiente político-legal
A legislação regularizando os negócios Grupos de Interesses especiais

17 Ambiente político-legal
Em primeiro lugar, por que a intervenção do governo através de leis ???? Proteger empresas (concorrência desleal) Proteger consumidores Proteger Sociedade

18 Ambiente Político-legal
Qualquer tecnologia que afete os 4Ps-Mkt Mix Des. Produtos = > Produção = > Distribuição = > Relac. Com clientes Definição de: Produto Preço Comunicação Distribuição

19 Ambiente político-legal Variáveis para o plano de Mkt
Leis de concorrência (CADE) Regulamentação de importação e exportação Acordos comerciais Leis limitantes para produtos Patentes, embalagens, peças de reposição, garantias, produtos/serviços não solicitados, características, ecologia, matéria-prima ... Leis limitantes de comunicação (CONAR) Exibição de preço, rótulos, especificações de conteúdo e ingredientes, condições de pagamento, juros, regulamentação uso das mídias,... Leis limitantes para distribuição e vendas Quantidade, juros, canais, reembolso postal, produtos perecíveis, representações,...

20 Ambiente social-cultural
de si próprio de si próprio com os outros com os outros com o universo com o universo Visões que Expressam valores com as organizações com as organizações com a natureza com a sociedade com a natureza com a sociedade

21 Ambiente social-cultural
Alta persistência dos valores cultrurais centrais Existência das subculturas Mudanças dos valores culturais secundários ao longo do tempo

22 Ambiente Sócio-cultural Variáveis para o plano de Mkt
Papel da mulher Internet - informação Consciência social Preoc. saúde Liberdade sexual Preoc. segurança Valores centrais Relacionamentos: fidelidade Etc etc etc etc

23 Questões a Responder 1) Qual a importância da identificação e do acompanhamento das oportunidades do macro ambiente? 2) Quais os principais aspectos dos ambientes? Comente cada.


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