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PublicouGuilherme Cerda Alterado mais de 9 anos atrás
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Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Ano Lectivo 2014/2015 Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução à folha de cálculo 1
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Conteúdo Introdução à folha de cálculo Iniciar a folha de cálculo Estrutura geral da folha de cálculo Área de trabalho Conceito de livro e folha de cálculo Movimentação na folha de cálculo 2
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Introdução à folha de cálculo Excel A folha de cálculo Microsoft Excel é um programa que faz parte das aplicações que constituem o Microsoft Office; O Microsoft Excel é considerada uma ferramenta essencial para a execução de cálculos. 3
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Introdução à folha de cálculo Excel Uma folha de cálculo electrónica é uma aplicação que disponibiliza uma área de trabalho, dividida em linhas e colunas, onde temos a possibilidade de realizar operações e cálculos matemáticos de forma automática. 4 A designação Excel advém da abreviatura de Excelent, termo inglês que significa primar, superar, subjugar, dominar, ser superior a.
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Introdução à folha de cálculo Excel O que podemos fazer com o Microsoft Excel? o O Excel pode ser utilizado por qualquer pessoa de qualquer setor profissional que tenha a necessidade de efectuar diversos tipos de cálculo, nomeadamente financeiros, estatísticos ou científicos. o A título de exemplo, o Excel é utilizado para realizar tarefas tão concretas e quotidianas como: o folhas de pagamento; o contabilidade; o controlo de compras; o tabelas de preços; o controlo de produção; o controlo de stock; o etc. 5
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Iniciação da Folha de Cálculo Opção 1 Clicar sobre o botão Selecionar a opção Todos os programas. Selecionar Microsoft Office Excel 2007. Opção 2 Clicar sobre o ícone existente no ambiente de trabalho. 6
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Estrutura geral de uma folha de cálculo 7 4 1 2 3 5 6 7 8 10 9 1112 1514 16 13
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Estrutura geral de uma folha de cálculo 1- Botão do Office 2- Barra de ferramentas de acesso rápido 3- Barra de título 4- Botões minimizar, maximizar e fechar 5-Friso constituído por um conjunto de separadores com comandos, organizados por grupos 6-Caixa de nome onde é indicado o nome da célula ativa 7-Barra de fórmulas 8-Célula ativa 9- Elevador vertical 10- Botões de movimentação nas folhas 11-Sepadadores das folhas 12-Elevador horizontal 13- Modo de visualização da folha Normal 14- Modo de visualização da folha Esquema de página 15- Modo de visualização da folha Pré-visualização de Quebras de página 16-Zoom(ampliar ou reduzir o documento) 8
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Área de trabalho Uma folha de cálculo consiste numa grande tabela ou folha quadriculada dividida em linhas e colunas. Vamos aprender… Linhas; Colunas; Células; Célula activa; Bloco ou Intervalo de células 9
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Área de trabalho Linhas As linhas são secções horizontais e estão identificadas por números. No Microsoft Excel as linhas de uma folha de cálculo são numeradas sequencialmente de 1 a 65536 10
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Área de trabalho Colunas As colunas são secções verticais e estão identificadas por letras. No Excel as colunas de uma folha de cálculo são identificadas pelas letras de A a Z e por combinações de duas letras (AB, AC,…, IV), perfazendo um total de 256 colunas. 11
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Área de trabalho Bloco ou intervalo de células Um intervalo é um bloco rectangular de uma ou mais células que são tratadas como uma unidade. No Excel, os blocos são representados pelos endereços da primeira e da última célula do intervalo (canto superior esquerdo e canto inferior direito do rectângulo, respectivamente), separadas por dois pontos. Este conceito é de extrema importância e utilidade, pois a grande maioria das operações são realizadas com base em intervalos. 12 Por exemplo, o endereço B2:E7 representa todas as células de B2 até E7, inclusive
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Área de trabalho Livro e folha de trabalho Todos os documentos produzidos no Microsoft Excel têm a forma de livro de trabalho e são armazenados em ficheiros com extensão XLS. Um livro de trabalho é constituído por uma ou mais folhas de trabalho. As folhas de trabalho podem ser de vários tipos, dos quais se destacam as folhas de cálculo e as folhas de gráfico. 13 A informação pode ser facilmente organizada, uma vez que toda a informação relativa a um determinado assunto está concentrada num único documento, mas ao mesmo tempo dividida pelas folhas de trabalho.
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Área de trabalho Célula ativa Em cada folha de trabalho existe uma e uma só célula ativa, que é identificada por uma moldura a negro (rectângulo de selecção). Separadores de folhas Cada um destes separadores representa uma folha de trabalho do livro. O número de folhas de trabalho de um livro pode variar entre 1 e 255. Cada folha possui um nome que é mostrado no separador respectivo. Por defeito, cada novo livro contém três folhas (folha1, folha2 e folha3). 14
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Movimentação na folha de cálculo Na janela do documento só é visível uma pequena parte da folha de trabalho e, na maioria da vezes, a nossa folha ocupa um maior número de células do que as visíveis na área da janela, sendo por isso necessário movimentarmo-nos pelo documento rapidamente. Para movimentar o rectângulo de selecção por entre as células de uma folha de cálculo pode utilizar o rato ou o teclado. Quando se move o rectângulo de selecção para uma célula, esta torna-se activa. 15 Para facilitar a identificação da linha e da coluna da célula activa, os seus cabeçalhos são mostrados em cor diferente.
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Movimentação na folha de cálculo Movimentação com o teclado 16
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Movimentação na folha de cálculo Movimentação com o teclado 17
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Movimentação na folha de cálculo Movimentação com o rato 18 Para tornar uma determinada célula activa, basta efectuar um clique sobre a célula desejada.
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