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Projeto: “Rumo ao CMMi” Édson Althoff

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Apresentação em tema: "Projeto: “Rumo ao CMMi” Édson Althoff"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: “Rumo ao CMMi” Édson Althoff

2 Apoio

3 Agile Scrum Methodology
CINQ Technologies 19 anos de atuação em desenvolvimento de software e consultoria nas seguintes áreas: Compromisso com a qualidade: Agile Scrum Methodology Project Management Institute

4 Reconhecimento do Mercado
3º ano consecutivo no ranking entre as TOP 200 PME's que mais crescem no Brasil; 16a. lugar geral no ranking das TOP 200 empresas que mais cresceram no Brasil em e 2o. lugar na categoria empresa de TI. (Revista Exame PME) Empresa de TI do ano no Paraná – UTFPR 2009 Entre as 200 maiores empresas de TI do Brasil (Revista Info 200 – 2009) Empresa chave de TI BPO pela KPMG

5 UN 1 - Exportação de Software
Alguns clientes A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo. O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de voo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI. A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica. A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.49 bilhão (€1.07 bilhão), em 2009.

6 CMMi - Para que?

7 Concepção do projeto Internacionalização como estratégia de ampliação do negócio. CMMi como fator crítico de sucesso; Reforçado a partir de um novo contrato com cliente Europeu. CITS foi o parceiro estratégico no projeto “Rumo ao CMMi” que contou com a participação de 11 empresas paranaenses. A Cinq possui certificação ISO 9001:2008 desde 1998, e cultura de “Qualidade como um valor da organização”. Há anos, diferentes colaboradores estudam as práticas do modelo CMMI. O alto custo de implementação e das avaliações sempre foi um impeditivo para a realização do projeto. O “CMMI Nível 3”, alcançado em 2009, foi definido como meta da empresa no primeiro trimestre de 2008, e reforçado a partir de um novo contrato com cliente europeu. Todos as etapas do projeto executadas até o dia 30 de novembro de 2009, incluindo Avaliação SCAMPI A

8 Principais dificuldades encontradas
Negócio Pouco tempo - cronograma muito arrojado; Alto custos financeiro, mesmo com apoio; Qualificação da mão de obra; Domínio de língua estrangeira. Técnicos Escassez de materiais publicados em português; Resistência às mudanças.

9 Fatores chave para o sucesso
Apoio da Comunidade Européia e ABDI Ao longo do último ano participamos de 3 projetos com apoio da UE e ABDI CITS - Rumo ao CMMi FIEP – Curitiba Offshore Center SOFTEX – Expansão do PSI.SW Outros fatores de sucesso: Troca de experiências com as pessoas, tanto da própria organização como de outras empresas. Comprometimento da Alta Administração Motivação da equipe, através da explicação que as mudanças trazidas seriam positivas.

10 Resultados alcançados
Certificação CMMi 3 em Dezembro de 2009; 40% das receitas de 2010 foram com exportação; Mudança da estratégia de empresa: 1 UN exportadora para toda a empresa.

11 Contato www.cinq.com.br Edson Althoff – e.althoff@cinq.com.br
CINQ Technologies Rua Grã Nicco, Ecoville Curitiba-PR Fone: Comercial: Marketing:


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