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PublicouGabrielly Loureiro Alterado mais de 10 anos atrás
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Sobre o ITS O Instituto de Tecnologia de Software é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é : Contribuir para a Excelência em desenvolvimento e comercialização de software como agente SOFTEX de São Paulo. Objetivos Fomentar a indústria de software brasileiro; Condicionar empresas para entrada no competitivo mercado global; Promover o Empreendedorismo no domínio da Tecnologia da Informação;
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Fundadores
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Áreas de Atuação Incubadora P&D Serviços TI Aceleradora de Negócios
Incubadora de Empresas de Software Programa de pré incubação Incubadora de Aplicações iASP P&D Desenvolvimento de projetos visando a efetiva transferência de tecnologia aos nossos clientes. Serviços TI Avaliações, testes e homologação de software Suporte para desenvolvimento de software Orientação na criação e organização de equipes de desenvolvimento
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Áreas de Atuação Eventos Empresarial
Articulação do ITS com os setores públicos Palestras e apresentações especiais Feiras, exposições, missões comerciais e rodas de negócios Empresarial Atendimento aos associados Apoio à Capitalização de Empresas Consultoria estratégica Plano de negócios
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Programa Cooperativo CMMI
ITS - Instituto de Tecnologia de Software
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O Programa Cooperativo CMMI
Programa elaborado e gerenciado pelo ITS, com apoio do CenPRA, suporte do SOFTEX e Fundo Verde Amarelo/FINEP. Capacita empresas brasileiras a alcançar, em 12 meses, o nível 2 do modelo estagiado do CMMI nos seus processos de desenvolvimento e produção de software.
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O Programa Cooperativo CMMI
Avaliação CMMI Sucesso !! Pré dos Processos Implantar adequados Plano de adequação Como está o Processo? Equipe capacitada (própria e consultoria) Tempo = 15 meses max Treinamento compartilhado e Consultoria por empresa O que é requerido ?
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Desenvolvimento O programa é desenvolvido por profissionais brasileiros, conhecedores dos modelos de maturidade e vivência em implantação de processos de desenvolvimento e produção de software. São identificadas entidades e profissionais avaliadores para realização da avaliação de todas as empresas do grupo.
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Escopo O Programa abrange as seguintes atividades:
Capacitação de coordenadores Avaliação dos processos correntes nas empresas Planejamento das Melhorias Desenvolvimento e Implantação dos processos e procedimentos previstos Consolidação dos processos Avaliação Preliminar
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Meios O Programa é desenvolvido através de:
Treinamento com cerca de 90 horas Assessoramento técnico: 200 horas por empresa Workshops Reuniões com Dirigentes Avaliações Periódicas e Gerais Gerenciamento Global do Projeto
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Cronograma Assessoramento - Planejamento do Projeto
Workshop 4 - Gestão de Requisitos - Planejamento do Projeto - Monitoramento e Controle do Projeto Workshop 3 - Gestão de Configuração - Gestão da Qualidade - Medições e Análises - Gestão de Acordos com Fornecedores Workshop 1 - Praticas Comuns Nível 2 - Auto Avaliação - Introdução ao CMMI - Planejamento e SEPG - PGI e Métricas Workshop 2 Assessoramento Workshop 5 Avaliação Oficial
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Metodologia Programa focaliza a implementação de processos adequados, buscando: Dinamismo em todas etapas: Atividades junto à empresa desde o treinamento conceitual; Participação pró-ativa de coordenadores Nos treinamentos, na diagnose e no planejamento; Comprometimento de dirigentes com resultado Reuniões bimensais de revisão Agregar vantagens ao processo existente, à medida que plano é implementado. Cuidados para não instabilizar o processo existente
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Metodologia Atividades de Diagnóstico e Planejamento
Coordenadores recebem treinamento e material para auto diagnose e planejamento; Realizam o diagnóstico em suas empresas; Análise, revisão e confirmação in loco por consultores Coordenadores realizam o planejamento inicial Consultores analisam e revisam com coordenadores Plano inicial consolidado é submetido à direção da empresa
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Metodologia Atividades de Motivação para o Projeto
Preparar coordenadores para a gestão das mudanças e pessoal chave para facilitar/suportar a implementação de novos processos Planejamento define papéis dos participantes e pessoas chaves
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Metodologia Atividades de Implementação
Condução na Empresa: Coordenadores e Sponsor Tratamento como projeto Acompanhamento e Consultoria: Verificação de progresso Orientação à solução de problemas de implementação Workshops e reuniões de grupo de coordenadores: Casos de sucessos e dificuldades Análise e recomendação das melhores práticas Encontros de Dirigentes e Comitê Consultivo Avaliação do desenvolvimento
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Metodologia Consolidação dos Processos e Avaliação Gestão do Projeto
Grupo de avaliadores Apresentação de processos por representantes da empresa Análise e recomendações de ações complementares Relatório Final Gestão do Projeto Gestão Geral e suporte à gestão do projeto de cada empresa Verificação dos ganhos obtidos na implementação das melhorias de processo
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Compromisso das Empresas
Recursos Humanos Necessários Dois coordenadores por empresa Dirigente Responsável (Sponsor) Contratos ITS-Empresas Acordo de Não Divulgação de Informações Sigilosas Participação efetiva Projeto de empresa
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Benefícios do Programa
Operando em Grupo, obtém-se: Redução de custos para as atividades de capacitação, consultoria para implantação e, avaliação dos processos; Compartilhamento de experiências nas atividades relacionadas à melhoria do processo de software e, à solução de problemas para implementação e gestão dos processos;
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Organização Equipes das Empresas Consultores Suporte Técnico
Administrativo Gestão do Programa Comitê de Coordenação Técnica ITS Márcia Berti Roberto Gavioli CenPRA Clenio Salviano ITS David Yoshida
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Avaliação Oficial A SEI Partner Liveware Inc, com sede em Austin, USA, é a parceira do ITS e do Riosoft para a realização de cursos e avaliações oficiais Atividades conduzidas pelos Lead Appraisers Jorge Boria e Viviana Rubinstein Os preços para cursos e avaliações são os mais competitivos do mercado Programação conjunta de avaliações permite redução adicional de custos
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Logotipo do Programa Cooperativo CMMI
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Resultados, Lições Aprendidas e Práticas Recomendadas
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Grupo 1 Início em Abril de 2004, encontra-se na etapa de finalização da consolidação dos processos
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Grupo 1
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Grupo 2 Início em Outubro de 2004, encontra-se na finalização da etapa de implantação dos processos
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Grupo 3 Início em Junho de 2005, encontra-se no início da
fase de implementação
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Resultados Projeto aprovado pelo Softex/Finep
Duas empresas com avaliação oficial planejada para início de 2006 Duas empresas com estratégia de alcançar Nível 3 Ganhos relatados pelas empresas relativos à melhoria na gestão de projetos 33 Cursos realizados, correspondentes a 264 horas de curso técnicos de Engenharia de Software 5 cursos a serem realizados no Grupo 3 até Fevereiro de 2006 43 coordenadores de empresas capacitados em CMMI e em Melhoria de processos Planejamento iniciado para 4o. Grupo de Empresas, com mais de 30 solicitações
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Lições Aprendidas Implementação deve ocorre sob forma de um PROJETO DA EMPRESA; não de algumas pessoas ou de setor isolado O sucesso depende da REAL ADOÇÃO dessa forma de gestão, pelos principais stakeholders, líderes e dirigentes. O desafio reside em quebrar a resistência à mudança e a rejeição ao seguimento de processos. Sem COMPROMETIMENTO dos participantes da empresa e, sem a sensível COMPETÊNCIA dos consultores e da FORTE ATUAÇÃO da gerência do projeto, não se quebra essa resistência. Alinhamento do objetivo do programa entre Gestores, Consultores e Empresas
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Práticas Recomendadas
Programa deve ser tratado rigorosamente como Projeto dentro da empresa, com objetivos claros e bem entendidos Alinhamento constante do compromisso da alta direção da empresa com o projeto de melhoria Planejamento detalhado, gestão e controle apurado das atividades e dos recursos do programa em todos os níveis Contato estreito entre Gestor, Empresa e Equipe Técnica
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Perguntas?
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David Yoshida david.yoshida@its.org.br 11-2166-4000
ITS - Instituto de Tecnologia de Software Obrigado! David Yoshida
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