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São Paulo, 18 de Setembro de 2009 Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Apresentação.

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2 São Paulo, 18 de Setembro de 2009 Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Apresentação

3 São Paulo, 31 de Agosto de 2009 TERMO DE CONFIDENCIALIDADE Este documento é protegido por leis de direitos autorais do Brasil, como um trabalho não publicado. Ele contém informações que são confidenciais e de propriedade da ICEX (Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior) e da ARSC SERVIÇOS S/C LTDA., não devendo ser divulgado ou duplicado, utilizado, ou exposto no todo ou em parte para qualquer propósito que não seja avaliar este documento da ICEX e da ARSC SERVIÇOS S/C LTDA. É proibido qualquer uso ou divulgação no todo ou em parte desta informação sem a prévia autorização, por escrito da ICEX e da ARSC SERVIÇOS S/C LTDA © 2009 ICEX e ARSC SERVIÇOS S/C LTDA (Unpublished). All rights reserved.

4 Agenda do Evento 10:00 – 10:30 Abertura do Evento (Dr. Ronaldo – ICEX) 10:30 – 11:30 Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior 11:30 – 11:45 Parceria: ARSC Consultoria e a SOA-Savoir Faire 11:45 – 12:00 Próximos Passos: Dr. Ronaldo - ICEX Dia 18/09/2009

5 Agenda Abertura do Evento Parcerias ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos

6 Abertura do Evento Dr. Ronaldo

7 Abertura do Evento Parcerias ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos Agenda

8 Projeto de Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior André Macruz

9 Porto de Antuérpia e de Roterdam Integração da Cadeia Logística Sistemas Integrados com Medidores confiáveis Processos e Indicadores Auditados periodicamente por auditoria externa (processo de qualidade contínua) Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior

10 Projeto: Definição de Estratégia de Ação e Alinhamento dos Processos aos Novos Requerimentos Entendimento da Nova Resolução Análise dos Impactos Nos Processos Definição de Indicadores e Redesenho dos Processos (BSC) Plano de Implantação Projeto de Melhora da Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Implantação e Controle Projeto 1 - Revisão e Redesenho de processos Objetivos do Projeto: Analisar e redesenhar os processos do porto e da cadeia logística de Comércio Exterior, com objetivo de eliminar o risco de autuação por parte da Receita Federal e Secretaria da Fazenda e de nivelar os indicadores de processos ao Benchmark do mercado (Porto de Antuerpia) Definição de Estratégia de Ação

11 Desenvolvimento de tecnologia adaptada a nossa realidade Formação de Fornecedores (Criação de Novas Empresas) com Gestores capacitados tecnicamente e em gestão de empresas Formação de Profissionais de Nível Superior altamente qualificados com base nas necessidades do mercado (Comércio exterior) Universidades formando profissionais de acordo com as necessidades do mercado internacional e produzindo trabalhos científicos avaliados pelo mercado ICEX fomentando a produção científica das universidades, a qualidade da formação da mão de obra universitária de comércio exterior e avaliando a qualidade da produção científica destas para o mercado Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior - Geração de Empresas e Mão de Obra Superior Qualificada

12 Projeto 2 - Melhoria da Qualificação de Mão de Obra em Comércio Exterior Projeto: Incentivo a Produção Científica e Melhoria da Qualificação de Formação de Profissionais em Comércio Exterior Comitê de Apoiadores Definição de Premiação Desenvolvimento de Estrutura de suporte, Orientação e Avaliação Preparaçãp de Infra-Estrutura Gestão e Controle Objetivos do Projeto: Atingir, em até 5 anos, a produção anual de 100 trabalhos científicos de comércio exterior aprovados por bancas examinadoras formadas por profissionais representantes do ICEX, e premiar os 10 melhores trabalhos desenvolvidos.

13 Definição de Competências necessárias para os novos processos definidos Definição de indicadores por competência Definição de Processo de gestão de competência para toda a cadeia logística Definição de Gestão de Formação de Mão de Obra Especializada – treinamentos Definição de infra-estrutura sistêmica para gestão de competência e treinamentos Criação da Universidade Corporativa de Comercio Exterior Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior - Certificação de Mão de Obra

14 Projeto 3 - Formação de Mão de Obra Qualificada - Processos do porto Projeto: Universidade Corporativa de Comércio Exterior Treinamento e Certificação de Mão de Obra – Processos Porto Definição de Competências Desenvolvimento dos Programas de Treinamento Desenvolvimento de Conteúdo e Cursos e- learning Infra-Estrutura Gestão dos Treinamentos e Certificação Objetivos do Projeto: Certificar toda a mão de obra envolvida diretamente nas atividades do Porto controladas,por processo de auditoria, pela receita Federal e Secretária da Fazenda

15 Agenda Abertura do Evento Parcerias ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos

16 Parcerias ICEX e ARSC Consultoria: G&D – Gestão e Desenvolvimento - Planejamento Estratégico SOA - Savoir Faire – Infra- Estrutura Tecnológica Deloitte Consultoria – Desenho de Processos /Auditoria de Processos / Universidade Corporativa Micropower – Universidade Corporativa e Soluções e-learning e Desenvolvimento de Conteúdo Crédito-Mercado – Desenvolvimento de Conteúdo e-learning

17 ARSC Consultoria Áreas de Atuação: Organizacional: Planejamento Estratégico Desenho Organizacional Desenho de Processos – BPMS Implementação de Centro de Competências e Centro de Serviços Compartilhados Gestão de Mudança Balanced Score Card SOA Gerência de Projetos de Implantação de Sistemas – ERP /CRM /ProjectOffice /LMS /KnowledgeManagement /Document management / BPMS Tecnologia: Gerência de Projetos de Tecnologia- Implementação de ERP (SAP/Oracle), BPMS, CRM, Manutenção, Gestão do Conhecimento, Project Office Estruturação de TI – Balanced Score Card, SOA, Competências, Project Office RH: Soluções em RH – Outsourcing de Processos de Treinamento e Gestão de Competência, implementação de LMS, Desenvolvimento de Conteúdo de treinamento

18 SOA – Service Oriented Architecture GEEOP – Gestão Estratégica de Empresas Orientadas a Projetos Gestão de Serviços Contínuos - SLA Gerenciamento de Projetos Consultoria em Processos & Soluções de Negócios TELCOUTILITIESBANCOSMANUFATURA Foco em Projetos SOA/BPM & Gestão de Projetos

19 Micropower

20 Abertura do Evento Parceria: SOA-Savoir Faire e a ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos Agenda

21 Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Seminários e Workshops Treinamentos e Certificação

22 A Gestão centralizada por uma entidade/empresa independente com representatividade por parte das empresas e entidades associadas e envolvidas no projeto é fator vital de confiabilidade de todo o projeto especificamente quanto a transparência do processo de avaliação e premiação da qualidade da produção científica. O Processo rotineiro de Auditoria externa dos Processos da cadeia logística é fundamental para a manutenção e melhoria dos indicadores de qualidade dos processos e conseqüentemente diminuição de riscos de autuação O envolvimento das Universidades no estudo, na relação com as empresas e na produção dos trabalhos é fator principal de desenvolvimento de melhores processos e tecnologias para a cadeia logística do porto de santos Apoio dos Associados, da FIESP/CIESP e Organizações estatais Fatores Críticos de Sucesso A União das empresas é fundamental para viabilização do Projeto. A União das empresas é fundamental para viabilização do Projeto.

23 Abertura do Evento Parceria: SOA-Savoir Faire e a ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos Agenda

24 Próximos Passos Dr. Ronaldo - ICEX


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