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Serviço de Atendimento BombeirosINEM São profissionais com treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação.

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3 Serviço de Atendimento BombeirosINEM

4 São profissionais com treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar a fornecer assistência nos desastres naturais e naqueles causados pelo Homem.

5 O Instituto Nacional de Emergência Médica – INEM – é o organismo do Ministério da Saúde ao qual cabe assegurar o funcionamento, em território de Portugal Continental, de um sistema integrado de emergência médica, de forma a garantir às vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

6 1 2 3 4 5 6 1 - Detecção 2 - Alerta 3 - Pré-Socorro 4 – Socorro no local do acidente 5 – Cuidados durante o transporte 6 – Transferência e tratamento definitivo

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8  Pertence ao Ministério da Administração Interna;  O serviço é pago quando não se tratar de uma emergência.

9 Funções:  I ncêndios; nundações;  B usca e Salvamento  D esencarceramento; esabamentos;  E xplosões;  S ocorro Marítimo;

10  Pertence ao Ministério da Saúde;  O serviço é gratuito;  Actua apenas em Portugal Continental

11 Funções:  Coordenar o sistema integrado de emergência médica;  Prestar cuidados de saúde às pessoas com doença súbita.

12 VMER

13 A VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) é um veículo de intervenção rápida e tem como funções: Transporte da equipa médica ao local da ocorrência (constituída por Médico e Enfermeiro). Transporte do equipamento de suporte avançado Transporte de meios de comunicação e de coordenação no terreno, em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgente (CODU) local. Triagem em situação multivítimas. Encaminhamento e acompanhamento até ao local mais adequado à continuidade do tratamento. Exposição e treino de técnicos de saúde à realidade pré-hospitalar.

14 Formações T.A.E. Tripulante de ambulância de emergência (INEM) T.A.S. Tripulante de ambulância de socorro (BOMBEIROS) T.A.T. Tripulante de ambulância de transporte (BOMBEIROS)

15 Existem outros serviços que se interligam a estas duas entidades: CODU Saúde 24

16 Centro de Orientação de Doentes Urgentes é o elo da cadeia de socorro para onde são encaminhados os pedidos recebidos através do Número Nacional de Socorro - 112 - na área da emergência médica. O seu funcionamento é assegurado em permanência por médicos e operadores de central com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento de pré-socorro e selecção e accionamento dos meios de socorro mais adequados a cada ocorrência, preparando a recepção hospitalar dos doentes. Mesmo não se tratando de uma emergência, o CODU indica sempre o que deve ser feito, de acordo com o tipo de situação.

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18  Ocorrência do acidente;  Chamada de socorro (112);  Chamada reencaminhada a P.S.P.;  Reencaminhamento da chamada para o CODU;  Diálogo com um médico/ enfermeiro para dar a entender qual o tipo de situação ocorrida;  Avaliação do sucedido: Saúde 24 Bombeiros INEM

19  Tipo de Situação;  Localização exacta;  Gravidade aparente da situação;  Número de Pessoas, Sexo e Idade;  As queixas principais e as alterações que observa;  A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local..

20 A Linha Saúde 24 é a mais recente iniciativa do Ministério da Saúde e visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde (S.N.S.) mais adequadas.

21  Identifica os cuidados de saúde necessários através de um processo de triagem;  Identifica o tipo e a localização dos recursos mais adequados a utilizar;  Promove os cuidados em casa;  Contribui para atenuar situações de saturação do Serviço de Emergência

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23 Tarefas realizadas Inquérito à População Filmagem de um simulacro Banda Desenhada

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25 Tratamento de dados Analisando o gráfico, consideramos que metade da população inquirida (50%) já utilizou estes serviços, o que se conclui que bastantes pessoas já tiveram necessidade de o fazer.Analisando o gráfico, consideramos que metade da população inquirida (50%) já utilizou estes serviços, o que se conclui que bastantes pessoas já tiveram necessidade de o fazer. Classificamos este resultado como positivo visto que a maioria dos inquiridos responderam que consideravam o serviço razoável (54%) mas houve uma maior percentagem da opção Bom (34%) do que da opção Mau (6%).Classificamos este resultado como positivo visto que a maioria dos inquiridos responderam que consideravam o serviço razoável (54%) mas houve uma maior percentagem da opção Bom (34%) do que da opção Mau (6%).

26 50,62% da amostra acha que os Bombeiros e o INEM demoram imenso tempo a chegar ao local de emergência, o que se conclui que, apesar de muitos inquiridos não terem experimentado este serviço, estão atentos ás noticias que vão sendo cada vez mais habituais nos meios de comunicação.50,62% da amostra acha que os Bombeiros e o INEM demoram imenso tempo a chegar ao local de emergência, o que se conclui que, apesar de muitos inquiridos não terem experimentado este serviço, estão atentos ás noticias que vão sendo cada vez mais habituais nos meios de comunicação. Cerca de 46% dos inquiridos consideram que as ambulâncias possuem todo o equipamento necessário ao salvamento/so- corro dentro das mesmas, o que se conclui que apesar de insatisfeitos com o tempo de espera, estão satisfeitos com o atendimento após a chegada dos Bombeiros/INEM.Cerca de 46% dos inquiridos consideram que as ambulâncias possuem todo o equipamento necessário ao salvamento/so- corro dentro das mesmas, o que se conclui que apesar de insatisfeitos com o tempo de espera, estão satisfeitos com o atendimento após a chegada dos Bombeiros/INEM. Tratamento de dados

27 Uma grande parte da população (60%) acredita que o sistema nacional de S.O.S. não está apto a concretizar salvamentos a larga escala. A justificação das pessoas para este facto foi devido ao pouco investimento do estado nestes serviços e também afirmam que em parte nenhuma do Mundo alguém está preparado para este tipo de situações.Uma grande parte da população (60%) acredita que o sistema nacional de S.O.S. não está apto a concretizar salvamentos a larga escala. A justificação das pessoas para este facto foi devido ao pouco investimento do estado nestes serviços e também afirmam que em parte nenhuma do Mundo alguém está preparado para este tipo de situações. Uma esmagadora maioria dos inquiridos (88%) afirma nunca ter efectuado uma chamada de falso alarme. Foram obtidos estes resultados porque a grande maioria da população questionada é de uma idade algo avançada (>50 anos) e tem consciência de que estão a prejudicar e muito estes serviços.Uma esmagadora maioria dos inquiridos (88%) afirma nunca ter efectuado uma chamada de falso alarme. Foram obtidos estes resultados porque a grande maioria da população questionada é de uma idade algo avançada (>50 anos) e tem consciência de que estão a prejudicar e muito estes serviços. Considera que o Sistema Nacional de S.O.S. está apto a concretizar salvamentos à larga escala? Tratamento de dados

28  Protecção da equipa de socorro A equipa de socorro deve chegar em segurança ao local do acidente, pronta a intervir, utilizando vestuário e equipamento de protecção individual completo. Nenhuma acção de socorro deve ter início sem que estejam garantidas as condições de segurança dos intervenientes. A extracção das vítimas deverá ter lugar após a prestação dos cuidados de emergência, pelo que, durante esta fase, os elementos da equipa pré – hospitalar necessitam de protecção adequada, incluindo luvas e capacetes. Sempre que estejam a utilizar as ferramentas, os operadores devem usar protecção rígida.

29  Onde?  Quando?  Quem? (cooperações)  Situação presenciada?  Viaturas Loulé ( num descampado perto do Quartel dos B.M.L.) 12 de Janeiro de 2008 Bombeiros Municipais de Olhão, Faro, Loulé e São Brás de Alportel Acidente multi – vitimas, com feridos graves e ligeiros (havendo quatro mortes) Dois ligeiros e um pesado ( autocarro que transportava crianças )

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31 Estas duas entidades cooperam entre si aquando da ocorrência de um acidente arriscando a suas vidas para o bem-estar e saúde da população. A nossa mensagem resume-se acima de tudo mostrar o trabalho destas entidades em causa conscientizar às pessoas que eles trabalham em prol da população.

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