A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

2 A TEORIA DE DARWIN Charles Darwin ( ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

3 DADOS BIOGEOGRÁFICOS As ilhas Galápagos, localizadas a km da América do Sul, no Oceano Pacífico, propriedade do Equador e Patrimônio da Humanidade, apresentam uma fauna e flora peculiares. Darwin observou que haviam variedades dentro de cada espécie, distribuídas cada uma em sua ilha.

4 COLABORADORES : Thomas Malthus ( 1766-1834, sociólogo)
“ população humana tende a crescer para além das possibilidades do meio, cresce exponencialmente, geometricamente , enquanto que os recursos alimentares crescem em progressão aritmética” Livro sobre as populações, afirma que muitas espécies produzem um grande nº de descendentes, mas apenas alguns poucos sobrevivem. Alfred Russel Wallace( , cientista) Obra “A tendência das variedades de se afastarem indefinidamente do tipo original”

5 Resumo da origem das espécies, 1859
FATOS CONSEQÜÊNCIAS Rápido aumento na pop. Luta pela vida. Luta pela vida, uso da Herança. Sobrevivência do mais apto:seleção natural Sobrevivem indivíduos diferentes em meios diferentes: origem das novas espécies Seleção Natural - Variação do meio

6 AS IDÉIAS DE DARWIN ( 1 ) Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si. Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta. O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.

7 AS IDÉIAS DE DARWIN ( 2 ) Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos, poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie. Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.

8 AS IDÉIAS DE DARWIN ( 3 ) Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas. Assim , ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

9 Modos de seleção Direcional – Exemplo: besouro da farinha Tribolium, em caixa de população  decréscimo da freqüência de uma alelo letal recessivo. Beneficia um ou outro extremo 9

10 Modos de seleção Estabilizadora (balanceadora) – Exemplo: anemia falciforme, onde os homozigotos sofrem anemia grave e geralmente morrem antes da idade reprodutiva, no entanto os heterozigotos, em regiões de malária tem taxa de sobrevivência maior. 10

11 Modos de seleção Diversificadora (disruptiva)
Ex. Gafanhotos não voadores (Vandiemenella viatica) Beneficia os fenótipos extremos 11

12 Modos de seleção Dependente de freqüência
Ex. Drosophila  as fêmeas se acasalam preferencialmente com genótipos menos comuns de machos. 12


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google