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CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.

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Apresentação em tema: "CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE

2 1. Introdução Qualidade de Software tomou por base as teorias e técnicas da gestão de qualidade na manufatura Evolução da Tecnologia da Qualidade Melhoria da qualidade Inspeção do produto Controle de qualidade Melhoria do processo 1920 1940 1960 1980

3 Inspeção do produto - examinam-se os produtos intermediários e o produto final para se detectar defeitos. Essa tecnologia originou-se na linha de montagem e tornou-se bastante popular. Controle de qualidade – monitoram-se as taxas de defeitos e os custos para se identificar elementos defeituosos dos processos, para que eles possam ser corrigidos. Melhoria do processo – melhora-se o processo de produção para minimizar a introdução de defeitos e ter os custos reduzidos.

4 2. Alguns Mestres da Qualidade
Frederick Taylor (1920) - Administração Científica – Taylorismo - Processos podem ser repetidos, de forma controlada, o que permite a sua padronização e reprodução - Trabalhadores são preguiçosos e devem ser forçados, empurrados e punidos, para manterem-se produtivos  bastante contestado

5 Edwards Deming (1950) - Grande líder do gerenciamento da qualidade
- Qualidade está relacionada com o que o cliente necessita e deseja – precisa ser monitorada e adaptada constantemente - Aspectos importantes: - Controle estatístico da qualidade – dados coletados em experiências passadas - Participação do trabalhador no processo decisório – pessoas mais comprometidas com o trabalho - Limitação das fontes de fornecimento – fornecedores mais comprometidos e simplificação do controle das finanças

6 Armand Feigenbaum (1950) - Introduziu o termo “controle de qualidade total” – envolvimento de todos os setores da empresa; impacto em todos os processos - Aspectos importantes: - Liderança para a qualidade – busca da excelência - Tecnologia moderna da qualidade – abordagem integrada, responsabilidades compartilhadas por todos, melhoria contínua - Compromisso organizacional – motivação contínua, treinamento, qualidade inserida no planejamento estratégico da empresa

7 Josef Juran (1950) - Qualidade é definida como:
- orientada pelas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente - orientada pelo custo, com redução de desperdícios e deficiências do processo de produção - Processos da gerência da qualidade: - Planejamento da qualidade – identificação das necessidades dos clientes, definição do produto, plano de fabricação - Controle de qualidade – manutenção da produção dentro dos limites planejados de qualidade e produtividade - Melhoria da qualidade – aperfeiçoamento contínuo

8 Philip Crosby (1960) - Qualidade é uma medida de conformidade com as especificações – defeito zero nos componentes e no produto final - Benefício obtido com o alcance da qualidade é maior do que o custo envolvido – quality is free

9 3. Qualidade de Software - No início: função estava no hardware
- qualidade de software: funcionalidade adequada ao hardware Com a disseminação do software - Foco no produto: outros atributos de qualidade - Foco no cliente - TQM e processos - Capabilidade e maturidade de processos - Histórico semelhante ao de manufatura - Grande resistência. Dizia-se: “software é diferente” “arte e criatividade” “atividades não repetitivas”

10 Características da Indústria de Software
- Complexidade – requer grande número de projetistas especializados - Produção – deve permitir reprodução fácil, sempre que possível - não há desperdício de material como na manufatura Vantagem de software sobre hardware - fácil de mudar, experimentar, reprogramar, corrigir - Desvantagem?

11 Crise do Software - Abordagem tradicional com teste final
- DoD americano verificou: - grande percentual de sistemas encomendados e não usados  desperdício - motivos: ou com problemas de qualidade (confiabilidade, segurança, etc.) ou não atendiam mais às necessidades do cliente - Falta de foco no cliente  distância do especificado - Foco no processo - não basta apenas seguir rigidamente um método ou técnica, para se obter um produto final de boa qualidade - bons processos  bons produtos - mas é importante especificar adequadamente o sistema certo

12 As promessas da tecnologia
- “There is no silver bullet” (Fred Brooks) - Ferramentas CASE - Metodologias de desenvolvimento - modelos de ciclo de vida, métodos, técnicas, linguagens, ... - A realidade: a melhoria é custosa e gradativa Garantia da qualidade - Ações preventivas para garantir a qualidade - Oposto ao controle da qualidade do produto final - Paralelo com manufatura: - separação dos produtos defeituosos - correção do processo para melhorar o produto

13 Algumas Técnicas de Qualidade de Software
- Inspeção: - exame (visual) de características dos produtos - Teste: - execução e comparação com os resultados esperados - Auditoria: - avaliação independente de produtos e processos - Aplicação em produtos  inspeção, teste e auditoria - Aplicação em processos  auditoria Uso de Padrões em Software - Padrões de interface - Padrões de processo (modelos) - Normas internacionais

14 - Produto: 9126 Modelos de Qualidade de Software
- Sistema da Qualidade: 9001 - Maturidade: CMM (Capacity Maturity Model) - Pessoal: PSP (Personal Software Process) - Processos/ISO: SPICE

15 4. Conclusão - Implantação de programas de qualidade:
 deve levar em conta a realidade da empresa e seus objetivos - Qualidade envolve bom senso e gestão - Não é religião - Não produz milagres - Há muitos obstáculos, não é fácil - Mas é recompensador


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