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Logística Planejamento e Programação Logística

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Apresentação em tema: "Logística Planejamento e Programação Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Logística Planejamento e Programação Logística
Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 Funções do PCP- Planejamento e Controle da Produção
Materiais: Determinar Necessidades de Materiais. Definir Políticas de Estoques Definir Política de Compras

3 Funções do PCP- Planejamento e Controle da Produção
Programação: Elaboração, liberação das Ordens de Produção, Sequências da Produção Acompanhamento da Produção. Sistema de Liberação da Produção

4 Funções do PCP- Planejamento e Controle da Produção
De Carga por máquina . De desempenho. Das Ações Corretivas.

5 Planejamento Integrado da Logística

6 A Cadeia de Valor e a Logística
Não é mais possível comercializar simplesmente comprando produtos dos fornecedores e vendendo-os aos consumidores. Deve-se buscar melhorias contínuas juntos aos demais elementos da cadeia, de forma a: Reduzir custos, Melhorar a qualidade e o nível de serviço para os clientes finais.

7 Elementos da Cadeia de Suprimento
Suprimento da manufatura – fornece as matérias-prima para a fabricação de um ou mais produtos em uma ou mais indústrias.

8 Elementos da Cadeia de Suprimento
Manufatura Processo de fabricação. Envolve várias etapas. Complexidade varia conforme o produto a ser industrializado.

9 Elementos da Cadeia de Suprimento
Distribuição Física Trata do envio do produto para depósitos ou centros de distribuição. O próprio varejista pode operar seus depósitos. A distribuição pode ser feita a partir de um atacadista ou distribuidor.

10 Elementos da Cadeia de Suprimento
Varejo Lojas de varejo onde ocorre a venda aos clientes finais. Podem pertencer a uma ou mais empresas (franquias).

11 Elementos da Cadeia de Suprimento
Transporte Ocorre em várias etapas da cadeia de suprimento. Das seguintes formas: Matérias-primas e componentes para a manufatura, Produtos acabados para os centros de distribuição e destes para as lojas. Entrega produtos nas casas dos consumidores.

12 Elementos da Cadeia de Suprimento
Consumo Fase final da cadeia de suprimento. Foco central de todos os seus participantes

13 A Cadeia de Valor e a Logística-Elementos

14 Cadeia de Valor Soma das despesas correspondentes a todos os elementos do consumo (matéria-prima, manufatura, transportes, serviços, etc) Essa soma representa o custo final do produto Uma empresa competitiva visa: Aumentar o valor agregado de seus produtos Minimizar os custos na cadeia de suprimento.

15 Valor :Atividades de Valor e Margem
São formadas pelos processos físicos- operacionais para criar o produto com certo valor de mercado. Margem = Valor do produto - Custos das atividades A margem é dividida proporcionalmente entre: Varejistas, Fabricantes, Fornecedores, Transportadoras, Intermediários e todos mais que participam da cadeia de suprimento.

16 Supply Chain Management - SCM
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, começou a se desenvolver apenas no início dos anos 90. Atividades que extrapolam funções tradicionais da logística. O desenvolvimento de novos produtos exemplifica bem o SCM. Há a busca de uma integração de atividades como: o marketing ; pesquisa e desenvolvimento ; fabricação; logística; finanças, Compras, desenvolvimento de fornecedores,etc.

17 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
O SCM representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição. Através da administração compartilhada de processos há a ligação dos membros do canal, desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matérias-primas. SCM integra a gestão da oferta e da demanda dentro e entre empresas.

18 Coordenação nos Canais de Distribuição
Integração dos processos de negócios que interligam seus diversos participantes (elos), desde o usuário final até os fornecedores originais, proporcionando informações, produtos e serviços que agregam valor para o Cliente final.

19 Canais de Distribuição
Membros Primários: participam diretamente Assumem risco pela posse do produto. Ex.: Fabricantes, Atacadistas, Distribuidores e Varejistas Membros Especializados: Participam indiretamente prestando serviços Não assumem risco pela posse do produto. Ex: Empresas de Transporte, Armazenagem, Processamento de dados e Prestadores de Serviços Logísticos Integrados

20 Canais de Distribuição- Tendências
Desverticalização /Terceirização Foco nas Competências Centrais (Core Business)

21 Estratégias para Implantar um SCM
Estabelecer Objetivos em áreas-chaves: Tempo de entrega e entrega no prazo Índices de disponibilidade Giro de estoque Estabelecer Estratégia de Implementação – comum acordo dos elos Estabelecer Indicadores de Desempenho (KPI’s)

22 Estratégias para Implantar um SCM
Boa Seleção dos Parceiros: Excelência em produtos e serviços, Sólidos e estáveis financeiramente Acordos de Longo Prazo. Bom Canal de Informações conectando todos os elos da cadeia de suprimentos. Visibilidade das informações do PDV (ponto de venda), em tempo real, para todos os elos da cadeia de suprimentos.

23 Obrigado Até a próxima aula


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