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Ver Vendo Otto Lara Resende

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Apresentação em tema: "Ver Vendo Otto Lara Resende"— Transcrição da apresentação:

1 Ver Vendo Otto Lara Resende De tanto ver, a gente banaliza o olhar – vê... não vendo. Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual de nossa retina é como um vazio. Henfil

2 DE NEGÓCIOS EM TURISMO, CULTURA E ARTESANATO:
ATUAÇÃO DA CÉLULA DE NEGÓCIOS EM TURISMO, CULTURA E ARTESANATO: Aspectos metodológicos e operacionais

3 UMA DE NOSSAS ESTRATÉGIAS
SEBRAE-SP - NOSSO FOCO Os micro e pequenos empresários e empreendedores dos mais diversos setores da economia, inclusive os do Turismo, Cultura e Artesanato. UMA DE NOSSAS ESTRATÉGIAS O sucesso dos micro e pequenos negócios depende do ambiente onde os mesmos estão instalados, principalmente quando se fala em Turismo, Cultura e Artesanato.

4 NOSSO OBJETIVO NOSSA AÇÃO
Fomentar e implementar, sempre em parceria, processos de desenvolvimento territorial no Estado de São Paulo NOSSA AÇÃO Trabalhamos estrategicamente com recursos Naturais e Culturais que apresentem possibilidade para Constituição de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato. Atuamos na melhoria da gestão dos negócios do sistema produtivo desses setores.

5 (consumidores locais e de outras praças, visitantes e turistas)
Recursos Naturais Recursos Culturais Negócios PRODUTOS PARA CONSUMO Turismo, Lazer, Cultura, Entretenimento e Artesanato (consumidores locais e de outras praças, visitantes e turistas)

6 Projeto de Desenvolvimento Territorial/Regional
TURISMO: NEGÓCIO COLETIVO + AMBIENTE FAVORÁVEL SISTEMA PRODUTIVO = Projeto de Desenvolvimento Territorial/Regional (Circuito, Rotas e Roteiros)

7 Projeto de Desenvolvimento Setorial
CULTURA / ARTESANATO = NEGÓCIO + AMBIENTE FAVORÁVEL SISTEMA PRODUTIVO = Projeto de Desenvolvimento Setorial (pode compor um processo de desenvolvimento territorial)

8 Tipologias de Projetos
 Circuito Turístico  Articulação do Turismo, Cultura e Artesanato    Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Artesanato Obs:. O projeto será nomeado dessa forma, mesmo que no primeiro momento o projeto não envolva ações nos três segmentos.

9 As áreas de TURISMO, CULTURA E ARTESANATO possuem públicos-alvo definidos que podem ser atendidos conjuntamente. Esse fator associado ao tipo de território (regional ou municipal) determina a tipologia do projeto CULTURA ARTESANATO TURISMO PROPRIETÁRIOS E/OU GESTORES DE EMPREENDIMENTOS DE PRODUÇÃO DE SHOWS, PEÇAS DE TEATRO, EVENTOS, EXPOSIÇÕES E SIMILARES ARTISTAS (SOLO E GRUPO) – DANÇA, MÚSICA,FOLCLORE, ARTES PLÁSTICAS, CINEMA, LITERATURA E SIMILARES PROPRIETÁRIOS E/OU GESTORES DE ESPAÇOS CULTURAIS – CASAS DE CULTURA, CENTROS CULTURAIS, INSTITUTOS CULTURAIS, MUSEUS, TEATROS, ESPAÇOS MULTIMÍDIAS E SIMILARES Público-Alvo PROPRIETÁRIOS E OU GESTORES DE: ÁREAS PÚBLICAS OU PRIVADAS – URBANAS OU RURAIS - COM OCORRÊNCIA DE RECURSOS E/OU ATRATIVOS NATURAIS OU CULTURAIS EMPREENDIMENTOS E HOSPEDAGE EMPREENDIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR AGENCIAMENTO TURÍSTICO AGENTES CULTURAIS GRUPOS DE ARTESÃOS OUTRAS PECULIARIDADES DO TERRITÓRIO Público-Alvo 1. GRUPO DE ARTESÃOS Público-Alvo

10 FOCOS ESTRATÉGICOS DOS PROJETOS DE CIRCUITO ROTA OU ROTEIRO E/OU DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, CULTURA E ARTESANATO  Desenvolvimento de Produtos Turísticos, Culturais e Artesanais  Estrutura de Recepção a Turistas, Visitantes e Compradores  Gestão e Qualidade da Atividade Turística, Cultural e Artesanal  Estrutura de Promoção e Comercialização  Sensibilização e Envolvimento da Comunidade  Capacitação de Empresários e Operacionais

11 I II III IV V  CIRCUITO, ROTA OU ROTEIRO
METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS:  CIRCUITO, ROTA OU ROTEIRO  DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, CULTURA E ARTESANATO I II III IV V Construção do Projeto Estruturação do Projeto Implementação do Projeto Conclusão do Projeto Pré-projeto

12 I FASE I Identificação da oportunidade de ação Pré-projeto
ATIVIDADE DESENVOLVIDA Identificação da oportunidade de ação do Sebrae-SP e/ou Demanda do Mercado Reunião de Acompanhamento Estratégico Configuração do Território e Especificação de suas Dimensões Identificação, Articulação, Fortalecimento e Consolidação da Governança local Identificação e Captação de possíveis Parceiros para o Projeto

13 II I FASE II Construção do Pré-projeto Projeto
ATIVIDADE DESENVOLVIDA Reunião de Acompanhamento Estratégico Dimensionamento dos segmentos de Público-Alvo e Visita Técnica de reconhecimento do território Seminário de Nivelamento Técnico Conceitual Oficina de Planejamento Estratégico Oficina de Estruturação do Projeto

14 II III I FASE III Construção do Estruturação Pré-projeto
do Projeto ATIVIDADE DESENVOLVIDA Reunião de Acompanhamento Estratégico Formatação do Projeto com Especificação das Ações (nominação dos responsáveis) Reunião para Análise de Consistência e Validação da Proposta do Projeto junto à Célula de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato Validação da Proposta do Projeto junto à Governança Apresentação da Proposta do Projeto aos segmentos de Público-Alvo dimensionados

15 ATIVIDADE DESENVOLVIDA
FASE IV Pré-projeto I Construção do Projeto II Estruturação do Projeto III IV Implementação do Projeto ATIVIDADE DESENVOLVIDA Reunião de Acompanhamento Estratégico Formalização de Parcerias para Implementação do Projeto Integração dos segmentos de Público-Alvo ao Projeto Implementação do Projeto - início da realização das ações contempladas no projeto para os diferentes segmentos do público-alvo

16 ATIVIDADE DESENVOLVIDA
FASE V Pré-projeto I Construção do Projeto II Estruturação do Projeto III Implementação do Projeto IV V Conclusão do Projeto ATIVIDADE DESENVOLVIDA Reunião de Acompanhamento Estratégico Aferição dos resultados Seminário de Encerramento do Projeto e Proposição de Continuidade

17 CIRCUITOS TURÍSTICOS EM ATENDIMENTO – 2008
01 - Religioso – ER Guaratinguetá Vale Histórico – ER Guaratinguetá Mantiqueira – ERs Guaratinguetá e São José dos Campos Litoral Norte Paulista – ER São José dos Campos Cultura Caipira – ER São José dos Campos Costa da Mata Atlântica – ER Baixada Santista Das Águas Paulista – ER Sudeste Paulista Das Frutas – ER Sudeste Paulista Entre Serras e Águas – ERs Guarulhos e Sudeste Paulista Caminho das Águas e Nascentes – ER Mogi das Cruzes Caminhos do Centro Oeste Paulista – ER Bauru Caminhos do Tietê – ER Bauru Dos Lagos – ER Franca/Sebrae-MG Chapada Guarani – ER Centro Paulista Oeste Rios - ER Presidente Prudente Apiaí e Região – ER Sudoeste Paulista

18 ROTEIROS TURÍSTICOS EM ATENDIMENTO – 2008 01 - APA Bororé/Colônia – ER Capital Sul APA Capivari Monos – ER Capital Sul Samba Sampa – ER Capital Norte Cultura e Lazer do Ipiranga – ER Capital Leste Cultura e Gastronomia da Mooca – ER Capital Leste Águas de São Pedro – ER Piracicaba Olímpia – ER São José do Rio Preto Itararé e Bom Sucesso de Itararé – ER Sudoeste Paulista Campina do Monte Alegre – ER Sudoeste Paulista São Roque – ER Sorocaba Das Areias – ER Ourinhos

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23 CULTURA TERRITORIAL SETORIAL METODOLOGIA
Trabalho com Projetos de Circuitos, Rotas e Roteiros Trabalho com as Cadeias Produtivas da Cultura: Música, Livro, Teatro, Dança, outras CULTURA METODOLOGIA (mesma metodologia já apresentada)

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25 ARTESANATO TIPO DE DEMANDAS
Grupos heterogêneos e homogêneos – Projetos de Desenvolvimento de Circuitos, Rotas e Roteiros ARTESANATO Grupos homogêneos – Projetos de Desenvolvimento de Turismo, Artesanato e Cultura – foco Artesanato Outras demandas – orientação e atendimento com a aplicação de produtos disponíveis na casa – grade de capacitação e orientação empresarial

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28 Pela atenção, obrigado! Ary Scapin
Célula de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato UODT - Sebrae-SP


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