A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Desenvolvimento
“(…) conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida.(…)”

2 Comportamentais / Sociais
Modificações Orgânicas Psicológicas Comportamentais / Sociais Homem = Sistema aberto Em troca / interacção permanente e dinâmica com o meio. Unidade Bio- Psico-social

3 Concepções sobre o Desenvolvimento
Corrente Autor Ênfase Maturacionismo Gesell Componente biológico/maturativa Psicanálise Freud Behaviorismo Watson Componente ambiental / social Construtivismo Piaget Componente biológica e social Teoria Psicossocial Erickson

4 Piaget Esquema da Adaptação Factores do Desenvolvimento: Assimilação
Acomodação Equilibração Factores do Desenvolvimento: Hereditariedade / maturação Experiência física Transmissão social

5 Estádios de desenvolvimento
Características Estrutura com características próprias Ordem de sucessão constante Evolução Integrativa As idades não são estanques nem exclusivas, apenas marcos de referência aproximada Sensório-Motor Pré-Operatório Operações Concretas Operações Formais

6 E. S-M ; dos reflexos inatos ás representações
0 a 18/24 meses Inteligência prática ≠ Pensamento .Os reflexos inatos são os primeiros esquemas de acção Mundo é percepcionado como caótico / fragmentário Esquemas de acção vão-se articulando Coordenação de meios e fins Noção de objecto permanente (+/- 10 M) Função Simbólica Interiorização de esquemas de acção Emergência de uma Inteligência representativa e simbólica (18 M) Imitação diferida e associação de imagens a sons

7 Esquemas de acção Esquemas operatórios Função simbólica
E- P-O 2-7 anos Esquemas de acção Esquemas operatórios Função simbólica Imagem mental Linguagem Desenho Jogo simbólico “faz de conta” Egocentrismo – autocentração Dois sub-estádios 2-4 : Pensamento Pré conceptual 4-7: Pensamento Intuitivo

8 Pensamento Infantil é Sincrético
Pensamento Mágico Animismo atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados. Realismo Se no animismo a criança dá vida aos objectos, aqui dá-lhes corpo, substancialidade. Finalismo As acções interessam pelos resultados práticos; as perguntas visam o “para quê”. Artificialismo O mundo é feito de artefactos. Pensamento Infantil é Sincrético

9 Pensamento Intuitivo Descentração cognitiva (relativa) Inteligência que permite a resolução de problemas, mas sem a reversibilidade característica do pensamento operatório

10 E.O-C Reversibilidade mental = operar
Pensamento lógico, acção sobre o real Operações mentais: contar, medir, classificar seriar. Conservação: sólidos, líquidos, peso e volume Conceitos de tempo espaço e velocidade.

11 Conservação de volume

12 conservação das quantidades
Esta experiência baseia-se em considerar dois recipientes iguais com a mesma quantidade de líquido. De seguida, divide-se o conteúdo de um dos recipientes em dois recipientes iguais mas diferentes do recipiente inicial. Nesta situação é curioso verificar que nem todas as crianças acreditam na igualdade representada na figura. De facto, para crianças de uma certa idade, o que conta é o nível do líquido no recipiente .

13 correspondência termo a termo
Esta experiência consiste em pedir às crianças para colocar uma flor por jarra. De seguida, retiram-se as flores das jarras, colocando-as à frente destas, espaceja-se ou comprime-se a fileira das jarras e questionam-se as crianças acerca da quantidade das flores. É curioso notar que, consoante a idade das crianças, as respostas variam, chegando estas a afirmar que por estarem comprimidas existem menos flores, ou, ao contrário, se estiverem mais espaçadas existem mais flores

14 saber contar não significa que a criança esteja na posse do número.
Nesta experiência começa-se por perguntar à criança até onde consegue contar. De seguida, apresenta-se-lhe uma quantidade de rebuçados (ou qualquer outro objecto) inferior ao número máximo que a criança sabe contar e esconde-se uma parte. Depois, pergunta-se-lhe a quantidade de rebuçados que temos na mão. É de notar que nem em todas as idades as crianças conseguem ter a noção da quantidade de rebuçados que se tem na mão.

15 O-F Pensamento abstracto
Operar sobre operações – acção sobre o possível Raciocínios hipotético-dedutivos Definição de conceitos e valores Egocentrismo cognitivo

16 Sigmund Freud Neurologista austríaco, nasceu em
Freiberg,Morávia (actual República Checa), em 1856 e morreu em Londres em Freud fundou a Psicanálise e esta teoria teve um grande efeito na psicologia e na psiquiatria. . As principais obras de Freud são: A Interpretação dos Sonhos (1899), Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), O Inconsciente (1915), Introdução à Psicanálise ( ), Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923), Psicanálise e Teoria da Libido (1923), Neurose e Psicose (1924).

17 Estádios de Desenvolvimento
Em Freud os estádios têm particularidades próprias: Uma zona Erógena Uma fixação particular / específica Um conflito imanente Oral Anal Fálico Latência Genital

18 Zona Erógena: Boca e mucosas bucais Conflito: Desmame
E-Oral Zona Erógena: Boca e mucosas bucais Conflito: Desmame ESTÁGIO ORAL PASSIVO: A SATISFAÇÃO DA FOME E SEDE CAUSA PRAZER. ESTÁGIO ORAL SÁDICO: SURGIMENTO DOS DENTES. EXEMPLOS DE FIXAÇÃO: A GULA , A TAGARELICE.

19 Estádio Anal A ZONA ERÓGENA DESLOCA-SE PARA O ÂNUS).
É A FASE DA EDUCAÇÃO DA HIGIENE. O CONFLITO: AMBIVALÊNCIA DOR – PRAZER AO FINAL DO PRIMEIRO ANO DE VIDA, A EXPULSÃO DAS FEZES, O QUE ALIVIA A SENSAÇÀO DE DESCONFORTO, GANHA IMPORTÂNCIA PARA A CRIANÇA. NO SEGUNDO ANO DE VIDA, A CRIANÇA PERCEBE QUE O AMBIENTE SOCIAL, ATRAVÉS DA MÃE, TAMBÉM SE INTERESSA POR ESSA SUA ATIVIDADE. É A PRIMEIRA VEZ QUE VAI APRENDER A CONTROLAR UM IMPULSO INTUITIVO, O QUE SIGNIFICA ADIAR O PRAZER RESULTANTE DO ALÍVIO DAS TENSÕES ANAIS PROVOCANDO ASSIM SOFRIMENTO.

20 QUANDO A MÃE É MUITO RIGOROSA E A ATMOSFERA É DE ANSIEDADE E TENSÃO, A CRIANÇA PODE RETER AS FEZES E OBSTIPAR-SE. ESTE MODO DE REAGIR PODE ESTENDER-SE A OUTRAS FORMAS DE CONDUTA COMO A OBSTINAÇÃO, A MANIA DE COLEcÇÕES, A METICULOSIDADE EXAGERADAS . EXEMPLO DE FIXAÇÃO: A LIMPEZA EXCESSIVA E EXAGERADA. EXPELIR FEZES NAS HORAS IMPRÓPRIAS: TRAÇOS DE CRUELDADE, DESTRUTIVIDADE, EXPLOSÕES. .

21 Estádio Fálico 3. A FASE FÁLICA ZONA ERÓGENA: ÓRGÃOS GENITAIS.
Conflito: COMPLEXO DE ÉDIPO. AS FANTASIAS, A MASTURBAÇÃO E NA ALTERNÂNCIA DE AMOR E ÓDIO EM RELAÇÃO AOS PAIS. SUPEREGO: INCESTO.

22 Estádio de latência ETAPA ESCOLAR, ADORMECIMENTO DE TODA A PROBLEMÁTICA SEXUAL. Questão: será este periodo um estádio?

23 Estádio Genital PUBERDADE: RESURGIMENTO DO COMPLEXO DE ÉDIPO
MODIFICAÇÕES BIOQUÍMICAS E GLANDULARES. Novas pulsões RESURGIMENTO DO COMPLEXO DE ÉDIPO O EFEITO EXTERIOR É A REBELDIA EM RELAÇÃO À AUTORIDADE DOS PAIS. COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS: ATRAÇÃO SEXUAL A SOCIALIZAÇÃO ATIVIDADES DE GRUPO O INTERESSE PROFISSIONAL...


Carregar ppt "Psicologia do Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google