A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1."— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1

2 Para que serve a análise de sistemas? Para mostrar com o que a análise e o projeto de sistemas estão relacionados e compreender sua importância, identificar linhas gerais do método de desenvolvimento de sistemas baseado no design de interação a ser aplicado nos projetos.

3 Análise de sistemas Com o emprego do computador no processamento de dados começou a existir a necessidade de um profissional que defina o que, de que forma e para que, deva algo ser feito pelo computador. Como colocar o computador para solucionar o problemas. Assim surgiu o Analista de sistemas.

4 Análise de sistemas Consiste nos métodos e técnicas de avaliação e especificação da solução de problemas, para a implementação em algum meio que a suporte, utilizando mecanismos apropriados.

5 Papel do analista de sistemas Tem a função de fazer o elo entre os usuários e o computador.Ele deverá entender e avaliar as necessidades e expectativas de cada usuário, a fim de que estas sejam organizadas e especificadas segundo uma formalidade técnica.

6 Papel do analista de sistemas

7 Por que gerenciar projetos? Problemas relacionados ao desenvolvimento de software; Mau uso de metodologias e técnicas de software; Sucesso de um projeto de software depende a análise dos requisitos;

8 Projeto Esforço temporário que objetiva atingir um objetivo único. Tem um único objetivo; É temporário; Requer recursos; Deve ter um responsável e um cliente; Envolve incerteza.

9 Projeto Restrições: Tempo (Relacionado com a duração (horas, dias ou meses)prevista para a realização de um determinado projeto) Custo (todos os recursos requeridos para a realização de um projeto, incluindo pessoas e equipamentos, os materiais utilizados e outros eventos que requerem dinheiro ou alguma atenção em um projeto.

10 Projeto Restrições: Escopo (escopo de produto e escopo de projeto). Escopo de produto: descreve qualidade, características e funções do produto. Escopo do projeto: descreve o trabalho que é necessário para a entrega do produto ou serviço.

11 Fases e ciclo de vida do Projeto O Ciclo de vida de um projeto define o início e o fim do mesmo. Definem que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase e quem deve estar envolvido nelas. Especifica atividades a ser executadas e a sua ordem de ocorrência.

12 Ciclo de vida de um projeto Consiste em processos de: Inicialização; Planejamento; Execução; Controle de projeto; Encerramento.

13 Ciclo de vida de um projeto Inicialização: considera os processos necessários para garantir que o projeto será executado. Tarefas: análise, preparação de um estudo de possibilidades, documento de requisitos iniciais.

14 Ciclo de vida de um projeto Planejamento: planejar e manter um esquema de trabalho viável para se atingir os objetivos do projeto. Tarefas: determinação do escopo, programação de atividades, organização e os planos do projeto.

15 Ciclo de vida de um projeto Execução: coordenar as pessoas e recursos para executar o plano. Tarefas: Garantia de qualidade, distribuição de informações, seleção de fornecedores.

16 Ciclo de vida de um projeto Controle: visam assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e avaliação de seu progresso. Tarefas: Controle de mudanças, custos, qualidade e riscos.

17 Ciclo de vida de um projeto Encerramento: formaliza a aceitação do projeto ou fase, encerrando-o de forma organizada.

18 Características do ciclo de vida de um projeto Custo e a quantidade de pessoas integrantes da equipe são baixos no início do projeto, sobre incrementos no decorrer do mesmo e se reduzem drasticamente quando seu término é vislumbrado; No início do projeto a probabilidade de terminá-lo com sucesso é baixa e, portanto, o risco e a incerteza são altos. Normalmente a probabilidade de sucesso vai aumentando à medida que o projeto caminha em direção ao seu término.

19 Características do ciclo de vida de um projeto Capacidade das partes envolvidas de influenciar as características finais do produto do projeto e o seu custo final é alta no início e vai se reduzindo com o andamento do projeto. Isso acontece por que o custo de mudanças e correção de erros geralmente aumenta à medida que o projeto se desenvolve.

20 Modelos de ciclo de vida do projeto Possibilitam ao gerente controlar o processo de desenvolvimento de software e permitem ao desenvolvedor obter a base para produzir de modo eficiente um software que satisfaça os requisitos estabelecidos. Função: diminuir os problemas encontrados no processo como um todo.

21 Ver material engenharia Modelos

22 Tarefa Imagine que você quer projetar uma agenda eletrônica ou um diário para você mesmo. Com esse sistema você estará apto a planejar seu tempo, registrar reuniões e compromissos, anotar o aniversário das pessoas, etc – basicamente o que você faz com uma agenda de papel. Faça um esboço do sistema, delineando sua funcionalidade e aparência geral. Você poderá realizar esta tarefa em grupo.


Carregar ppt "Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google