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Comportamento do consumidor

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Apresentação em tema: "Comportamento do consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento do consumidor
Caldas

2 O surgimento de uma nova perspectiva...
O final da década de 1960 foi marcado pelo surgimento dos estudos do comportamento do consumidor. Importante campo a ser explorado. Uma estratégia indispensável na construção do planejamento de marketing das empresas. (RENNÓ, 2009, p. 16).

3 Por que surgiu? As preocupações com o comportamento do consumidor surgiram a partir do aumento da competição entre as empresas e da concorrência acirrada nos mercados. Isto pressiona as organizações a buscarem alternativas que garantam sua sobrevivência, Identificando a satisfação das necessidades do consumidor como uma opção viável para suas estratégias de marketing.

4 * Por que? Em função da evolução constante da competitividade nos mercados e da concorrência acelerada, cresce a importância de monitorar os valores, gostos e desejos dos consumidores. Rennó (2009),

5 Conceitos O comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. (SOLOMON, 2011, p. 33).

6 O comportamento do consumidor envolve não apenas as pessoas em si, mas também os grupos sociais dos quais fazem parte, evidenciando a preocupação em descobrir desejos e necessidades coerentes com as mercadorias ofertadas pela empresa.

7 O comportamento do consumidor representa as ações praticadas pelas pessoas ao adquirir, usar e descartar produtos e serviços. Leva em conta o que é feito antes, durante e depois da compra. Engel, Blackwell e Miniardi (2005)

8 O que influencia o comportamento do consumidor???
O comportamento do consumidor significa as várias informações e reações, ocorridas como resultado de aspectos e estímulos variados. O marketing, que influencia o ato de adquirir produtos pelas pessoas. (Limeira, 2007)

9 Fatores pessoais São observados os fatores pessoais que representam a análise das características individuais do cliente, levando em conta suas necessidades, grupo social, cultura, idade etc.

10 Fatores Ambientais As opiniões e conceitos que permeiam o meio social onde o consumidor está inserido significam os fatores ambientais. Ex. economia, políticas governamentais, cultura etc

11 Aspectos psicológicos
Motivação por fatores internos ou externos (ambiente, sociedade ou necessidade fisiológica/social) que levam o consumidor a se comportar de certo modo e criam um dado que será memorizado sensorialmente, temporariamente ou permanentemente; Envolvimento que é a importância ou o interesse percebido na aquisição/consumo do produto; Percepção é a seleção, organização e a interpretação das sensações do consumidor. Esse processo ocorre em três etapas: exposição, atenção e interpretação. O aprendizado também influencia o comportamento do consumidor uma vez que abrange as mudanças ocorridas no indivíduo e o conteúdo de sua memória.

12 Atributos de compra Os atributos inerentes a um serviço ou mercadoria significam um dos aspectos de grande relevância na decisão de compra do consumidor. As particularidades de serviço ou produto podem influenciar decisivamente na opção de compra do consumidor, Em função dos vários aspectos inerentes a cada pessoa, como a religião, cultura, subcultura, que acabam por fazer com que determinadas características sejam mais valorizadas no objeto de compra.

13 Atributos de produto Tais atributos significam o que o produto é, quais as suas características, suas funções e seus componentes. Os atributos são fatores decisivos na opção de compra de um consumidor, quando coincidem com suas preferências e características individuais. Inclusive aspectos relacionados com a sua participação no meio social.

14 A identificação dos atributos de um produto ou serviço recebe intensa influência de veículos como a propaganda.

15 A propaganda atua decisivamente também nas fases de:
decisão de compra, identificação da necessidade, consumo e avaliação de opções disponíveis, motivando o cliente a optar por determinado produto ou serviço.


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