Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaque Alberto Alterado mais de 9 anos atrás
1
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA
2
Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente produz em todos os setores sociais. Para educarmos a auto-estima de nossos alunos, devemos educar a nossa estima também.
3
Para a sondagem do histórico do aluno, é necessário observar os binômios: Segurança/insegurança Ansiedade/calma Dependência/independência Além disso, observar se há instabilidade emocional e se a criança muda na presença de familiares.
4
Ao fortalecer a auto-estima, é preciso observar todos os autoconceitos que a criança tem de si. Elabore um questionário, focando a percepção dela sobre si mesma: seu físico, seu emocional, pessoas relevantes para a sua formação. Dentro dessa pequena sondagem, sempre dê a ela um FEEDBACK POSITIVO, valorizando o que ela diz.
5
A valorização positiva – o que chamamos aqui de FEEDBACK POSITIVO – implica em levar o aluno a reconhecer a próprias limitações. Faz parte ensinar o aluno a percorrer o que é escuro em sua personalidade, questionar e fazê-lo entender que certar condutas não seriam positivas para o seu futuro.
6
O vício do professor e dos pais: sempre comparamos alunos, destacamos habilidades de uns, relevamos a atitude de um irmão e exigimos do mais velho o exemplo aos mais novos. Já pensou como isso pode refletir na estima de uma criança? Envie sua reflexão para: dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com
7
Se o aluno não reconhece em si habilidades, ele não poderá ofertá-las. É preciso que os adultos identifiquem na criança as suas competência e ajudá-las a expor. (Sem conduzi-las a momentos constrangedores). PROMOVA A ESCUTA: “Quando se sabe ouvir, não precisa muitas palavras...” – A escuta positiva, valoriza o que o aluno diz.
8
A pedagogia, quando permite que o aluno trace o seu caminho, ela favorece uma reconstrução da estima. Passos interessantes: 1° O aluno escolhe a sua atividade; 2° O aluno traça o passo para alcançar seus objetivos; 3° Com o retorno imediato, o aluno constrói a sua imagem.
9
SIM! O aluno quando constrói os seus passos, ele obtém as respostas dentro de uma circunscrição estabelecida pelo professor. Logo o que é esperado do aluno foi vivenciado pelo professor que é mediador do processo.
10
Quando se trabalha a estima de um aluno, é preciso observar o que essa pessoa precisa, basicamente. De observações estéticas a comportamentais, tudo deve ser colocado às claras para que a busca da melhora seja vital. Há afeto consigo mesmo? É A PRIMEIRA PERGUNTA A SER FEITA AO ALUNO.
11
Para despertar a estima no outro é necessário que ela seja despertada em nós. Pergunta para ser respondida de forma mais intima: Você se ama? Onde você deixa de se amar? Envie a sua resposta para: dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com
12
Para garantir a estima dos alunos o professor precisa filtrar o ambiente de convivência: Desfaça-se dos apelidos que gravitam no meio; Fazer com que os alunos se cumprimentem; Ensinar a partilhar; Ser cortês; Elogiar.
13
Um dos métodos de trabalhar a estima com a criança é fazer a intervenção com os tutores. Essa etapa dá-se quando a criança cresce em seu autodominio em sala de aula. Quando ela já tem confiança suficiente para trabalhar a sua rotina entre pais e escola. É preciso reconhecer sempre o esforço da criança!
14
A criança é um membro importante na família? Comunica-se com os pais de forma fluente? Ela é feliz em sua família? Ela é respeitada em sua família? Suas características são respeitadas? Ela é superprotegida? Ela tem a confiança da família? Ela ganha presentes por sistema compensatório?
15
Os pais partilham projetos com ela? Os pais são modelos de estima? Há ordem, limpeza e disciplina na convivência familiar? Há palavras de afeto entre a criança e os pais?
16
Você, provavelmente, tem alunos que ainda estão no casulo e outros que já são borboleta. Nem sempre, as aparências são o que as pessoas mostram. A aluna mais mimada pode ter uma estima em decadência. Relate casos que conhece dentro do que expomos aqui. Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com dominiocursosonline@gmail.com
17
O autoconhecimento é o eixo da auto-estima. Como se fosse a bússola que fará crescer o potencial de realização do aluno. Como o professor trabalharia o autoconceito? Elogios, desafiar o aluno, reconhecer as suas habilidades e competência e usá-las.
18
Proponha o seu aluno que faça a seguinte atividade com você. (Se ele não for alfabetizado, você propõe a expressão por desenhos) - O que você mais gosta em você? - O que você menos gosta em você? - O que foi mais fácil escrever (ou desenhar?)
19
A estratégia do espelho é utilizada em várias faixas etárias e núcleos sócio-educacionais. Monta-se uma sala com vários espelhos. E pede para que as crianças se olhem e olhem o outro. Os efeitos são vários. Porque a criança tem uma consciência corporal que se desenvolve depois dos 18 meses ao distinguir a sua imagem.
20
Em uma turma de 35 alunos, observa a estima de cada um é difícil. Para tanto, é preciso que você trabalhe individualmente, o que só é possível se obtiver informações dos pais e profissionais que acompanham a criança. Sugira uma avaliação diagnóstica em classe coletiva para detectar problemas de estima. Envie o seu exercício para dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.