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METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS CIENTÍFICOS E TIPOS DE CONHECIMENTO

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS CIENTÍFICOS E TIPOS DE CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS CIENTÍFICOS E TIPOS DE CONHECIMENTO
Slide 03 Professora: Renata de Abreu

2 Método científico é uma forma de investigação da natureza
Método científico é uma forma de investigação da natureza.  Para isso, não leva em consideração superstições ou sentimentos religiosos, mas a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados.

3 MÉTODOS CIENTÍFICOS MÉTODO INDUTIVO MÉTODO DEDUTIVO

4 Método Indutivo • Processo mental que, partindo de dados
particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.(descoberta) Dados particulares Inferência Verdade geral ou universal (suficientemente constatados)

5 Exemplo:Método Indutivo
– O corvo 1 é negro. – O corvo 2 é negro. – O corvo 3 é negro. – O corvo n é negro. _____________ – (Todo) corvo é negro. Exemplo 2: – Cobre conduz energia. – Zinco conduz energia. – Cobalto conduz energia. – Ora, cobre, zinco e cobalto são metais. ____________________ – Logo, (todo) metal conduz energia (Parte de uma situação particular para conclusões gerais)

6 Método Indutivo (cont.)
• O método indutivo realiza-se em três etapas: – Observação dos fenômenos – Descoberta da relação entre eles – Generalização da relação • Exemplo: – Observo que Pedro, José, João, etc. são mortais; verifico a relação entre ser homem e ser mortal; generalizo dizendo que todos os homens são mortais.

7 Método dedutivo Caracteriza-se, quando se parte de uma situação geral para uma particular. (

8 Método Indutivo e Dedutivo
Em uma observação de grupo de cães... Indutivo: (particular para geral) – Todos os cães que foram observados tinham um coração. – Logo, todos os cães têm um coração. Dedutivo: (geral para particular, leva à conclusão) – Todo mamífero tem um coração. – Ora, todos os cães são mamíferos. – Logo, todos os cães têm um coração.(específico/cães)

9 OS TIPOS DE CONHECIMENTO

10 Conhecimento empírico
Conhecimento filosófico Conhecimento teológico Conhecimento científico

11 Conhecimento Empírico (senso comum)
É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. (NOGUEIRA, 2010)

12 Conhecimento Empírico
Exemplo: 1) A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar; 2) Criar software sem capacitação técnica ou superior, baseado na tentativa e erro. (NOGUEIRA, 2010)

13 Conhecimento Empírico
Superficial Sensitivo Subjetivo Assistemático (SANTOS, 2010)

14 Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. (NOGUERIA, 2010) Ex.: De onde viemos? O que move o homem? Qual é o futuro da humanidade?

15 Conhecimento Teológico
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. (NOGUERIA, 2010)

16 Conhecimento Teológico
Exemplo: _ Acreditar que alguém foi curado por um milagre; _ Acreditar em Duende; _ Acreditar em reencarnação; _ Acreditar no espiritismo. (NOGUEIRA, 2010)

17 Conhecimento Científico
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. (NOGUEIRA, 2010)

18 Conhecimento Científico
_ É racional e objetivo; _ Atém-se aos fatos; _ Transcende aos fatos; _ É analítico; _ Requer exatidão e clareza; _ É comunicável; (NOGEURIA, 2010)

19 Conhecimento Científico
_ É verificável; _ Depende de investigação metódica; _ Busca e aplica leis; _ É explicativo; _ É aberto; _ É útil. Ex.: Pesquisas científicas, trabalhos acadêmicos, experimentos, testes em laboratório...

20 O trinômio: verdade, evidência e certeza
O ser humano pode conhecer a verdade? O que é a verdade? Que evidências temos que as verdades reveladas pela religião ou pela ciência sejam realmente verdade? Como podemos ter certeza que o ser humano e a humanidade estão no caminho certo?

21 A verdade Nenhum mortal é dono da verdade :
o problema da verdade está na finitude do ser humano Ocultamento do ser da realidade do outro Pesquisador pode conhecer aspectos do objeto que se manifesta, que se impõe, que se manifesta, porém a realidade toda jamais poderá ser captada pelo investigador Pode-se definir verdade como o encontro da pessoa como desocultamento e com a manifestação do ser.

22 A verdade O objeto nunca se manifesta inteiramente, transparente
Não somos capazes de perceber tudo aquilo que se manifesta e nem é possível ter plena posse do objeto do conhecimento Quando muito conhecemos os objetos pelas suas representações, imagens Assim, nunca conhecemos toda a verdade, a verdade absoluta e total.

23 A evidência Evidência é a manifestação clara
A verdade só resulta quando há evidência, desocultamento da essência das coisas É um dos critérios da verdade científica.

24 A certeza Adesão firme de uma verdade sem temor de engano
Baseia-se na evidência, no desvelamento da natureza e da essência das coisas. Trinômio: havendo evidência (objeto se desvela com suficiente clareza) pode-se afirmar com certeza, sem temor de engano, uma verdade.

25 Formação do espírito científico
Espírito científico é uma atitude do pesquisador em busca de soluções sérias, com métodos adequados para o problema que enfrenta Espírito científico é a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional Criticar no sentido de julgar, distinguir , analisar para melhor avaliar a questão

26 Formação do espírito científico
Consciência objetiva implica o rompimento com posições subjetivas, pessoais e mal fundamentadas do conhecimento vulgar Objetividade é a condição básica do pesquisador: desaparece a figura do pesquisador e só interessam o problema e a solução Qualquer um pode repetir a mesma experiência, em qualquer tempo, e o resultado sempre será o mesmo pois independe de questões subjetivas O “eu acho” não satisfaz a objetividade do saber científico.

27 Qualidades do espírito científico
Virtude intelectual: senso de observação, gosto pela precisão e idéias claras, na imaginação ousada regida pela necessidade de prova, na curiosidade que leva a aprofundar o problema, na sagacidade e no poder de discernimento.

28 Qualidades do espírito científico
Virtudes morais: atitude de humildade e reconhecimento de suas limitações e possibilidade de certos erros e enganos imparcial: não torce os fatos cultiva a honestidade, evita o plágio, não colhe como seu o que outros plantaram tem horror às acomodações é corajoso para enfrentar os obstáculos e perigos que uma pesquisa pode oferecer

29 Importância do espírito científico
Universitário imbuído do espírito científico se aperfeiçoará nos métodos de investigação e técnicas de trabalho Essencial é aprender como trabalhar, como enfrentar e solucionar os problemas não só na faculdade como na vida profissional. Requer hábitos, consciência e espírito preparado no emprego de instrumentos que levarão à solução de problemas.(fim)


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