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CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

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1 CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

2 Metodologia Visa conhecer caminhos do processo científico
Indaga os limites da ciência de conhecer e intervir na realidade Tudo em ciência é discutível, sobretudo nas ciências sociais. Não há teoria final, prova cabal, prática intocável, dado evidente. Porquê? NUNCA ESGOTAMOS A REALIDADE!

3 Na produção científica, tudo o que se afirma ou se faz tem a mesma solidez?

4 Hipótese ≠ Tese Hipótese= Suposições aceitáveis no sentido de poderem ser argumentadas Tese= Hipóteses comprovadas

5 Critérios de cientificidade
O que não é ciência? Critérios de cientificidade

6 Senso comum O homem simples “sabe” de inflação O agricultor pode ter métodos de previsão de chuva O que difere de um saber científico? O senso comum é marcado pela falta de profundidade , de rigor lógico, de espírito crítico, mas não possui apenas o lado negativo, a começar por ser o saber comum que organiza o cotidiano da maioria.

7 Ideologia Tem caráter justificador de posições sociais vantajosas
É tendenciosa, no sentido de não encarar a realidade assim como ela é, mas como gostaria que fosse, dentro de interesses determinados Usa de instrumentos científicos, adquirindo extrema sofisticação Pode chegar à mentira, quando não só deturpa, mas inverte fatos, fazendo de versões, fatos. Pode se travestir de ciência

8 Teoria e Prática Científica

9 O MÉTODO COMO CAMINHO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A prática científica se dá em função de um método Todo método (procedimento) precisa de um fundamento epistemológico que sustenta e justifica a metodologia.

10 A ciência: utiliza um método que lhe é próprio, o método científico, este o diferencia do senso comum, da filosofia, da arte e da religião.

11 Etapas: Observação de fatos (irá desencadear uma indagação científica). Problematização, surge o poder lógico da razão que formula uma hipótese (propõe uma relação causal como explicação. Verificação experimental, teste da hipótese. Se confirmada a hipótese, tem-se a lei.

12 Lei científica: ... Enunciado de uma relação causal constante entre fenômenos ou elementos de um fenômeno. Relações necessárias, naturais e invariáveis. Fórmula geral que sintetiza um conjunto de fatos naturais, expressando uma relação funcional constante entre variáveis. Ex: o calor dilatando o metal

13 Várias leis podem ser unificadas em uma lei mais abrangente, a Teoria.
A Teoria é o conjunto de concepções, sistematicamente organizadas; síntese geral que consegue explicar um conjunto de fatos cujos subconjuntos foram explicados pelas leis.

14 Formas de raciocínio para a argumentação ou justificação de uma hipótese
Raciocínio indutivo: ocorre no processo de generalização pelo qual o cientista passa do particular para o universal. Após constatar que um determinado número de homens morreram, chega-se a conclusão, por indução, de que todos os homens são mortais. Quando se passa de fatos às leis. Raciocínio dedutivo: trata- se da passagem do universal para o particular e para o singular. A partir da premissa de que todos os homens são mortais, conclui-se que um determinado homem irá morrer. Quando se passa de leis aos fatos.

15 Com o método dedutivo, a ciência teve pleno êxito na era moderna, por desenvolver a técnica de manejo do mundo físico e atuou como mais um argumento a favor da veracidade da ciência, contribuindo para a consolidação de sua hegemonia epistêmica, cultural e até mesmo política. A ciência deu ao homem o poder de manipular a natureza.

16 Fundamentos teórico-metodológicos da ciência

17 Na modernidade... Ciência tornou-se instância hegemônica do conhecimento e assim depois de conhecer o mundo físico mediante a aplicação da metodologia experimental-matemática (dedução), a ciência se propôs a conhecer também o mundo humano seguindo o mesmo caminho.

18 Idéia comteana- física social
Surgem as Ciências Humanas e suas abordagens de estudar os fenômenos humanos: Naturalismo : o homem é um ser natural; Determinismo : é submisso ás leis de regularidade; Experimentalismo: é acessível aos procedimentos de observação e de experimentação. Idéia comteana- física social

19 Idéia comteana- física social ?
AUGUSTE COMTE Pai do Positivismo- a partir de sua Teoria dos Três Estados, o espírito humano teria passado, historicamente, por três estágios: o teológico, o metafísico e o positivo Teológico – “infância” o espírito deixa se levar pela superstição Metafísico – “adolescencia”, o espírito se guia pela imaginação Positivo- “ adulto”, o espírito se guia pela observação dos fatos.

20 Para que o conhecimento produzido pela ciência tenha consistência, é preciso admitir algumas verdades universais, ou seja, a ciência precisa apoiar-se em alguns pressupostos (paradigmas) Para a ciência o real se esgota na ordem natural do universo físico. O homem então se constitui de um organismo vivo, regido pelas leis da natureza, no plano individual e social, leis que determinam sua maneira de ser e de agir.

21 O que é pressuposto epistemológico?
Refere-se a forma pela qual é concebida a relação sujeito/objeto no processo de conhecimento. Ciências Naturais- praticamente um paradigma teórico-metodológico (positivismo) Ciências Humanas- há um pluralismo paradigmático.

22 Positivismo Livre da subjetividade
Forma segura: instrumentos técnicos aptos a superar as limitações subjetivas da percepção. A essência dos objetos é inacessível (crítica a metafísica) Só se pode conhecer o que se pode mensurar quantitativamente Assim a ciência é o saber teórico (explica o real) e um poder prático (maneja o real pela técnica)

23 A formação das ciências humanas e os novos paradigmas epistemológicos
É considerada a complexidade do fenômeno humano; É considerada a insuficiência da metodologia positivista; É iniciada a utilização de outras referências teóricas.


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