A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio - 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio - 2013."— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio - 2013

2 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos A opinião do público sobre o serviço explica o seu sucesso como organização; Essa opinião forma-se através do contacto entre o cliente e o serviço; Daqui resulta a formação de opiniões e imagens;

3 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos IMAGEM: CONCEITO O conceito de imagem inclui um grande número de elementos: impressões; sentimentos; conhecimentos a respeito do serviço;

4 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos IMAGEM: NATUREZA A imagem não é generalizada; É personalizada e variável; Varia consoante as necessidades, formação e experiências de cada um; É subjectiva

5 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos IMAGEM: FACTORES A imagem depende: da experiência passada com o serviço; do aspecto envolvente e do serviço; da localização e respectivas acessibilidades; Expectativas, positivas ou negativas; Factor humano (atendimento);

6

7

8 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conceito de Marketing Processo de troca Produto Comunicação/distribuição Marketing concept

9 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Web Marketing Novas tecnologias Globalização Web 2.0 Sites Redes Sociais

10

11 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Acesso livre e gratuito Procedimento de registo muito simples Partilha de interesses e interacção com outros utilizadores

12 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Forma de comunicação e partilha de conhecimentos entre uma comunidade que se vai tornando cada vez maior. Forma fácil, rápida e direccionada de comunicar os conteúdos, eventos, actividades e serviços da Biblioteca Interacção e diálogo com os utilizadores

13 Interactividade e entretenimento Fluxo e navegabilidade Eficiência Design e estrutura Conteúdos Terminologia Ferramentas de Ajuda Ansiedade computacional Capacidades tecnológicas Nível de satisfação Factores extrínsecos ao website Factores intrínsecos ao website

14 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos O que comunicar? Exposições, actividades dirigidas, eventos, serviços Alertas, Workshops, alterações ao funcionamento e acesso à Biblioteca, links Fomentar o diálogo com os utilizadores Catálogo

15 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos TWITTER Constituído por milhões de utilizadores Permite o envio de mensagens breves Informar os utilizadores sobre matérias do seu interesse A essência do Twitter é o diálogo e a conversação

16 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos

17 FACEBOOK Surgiu em 2005 (Harvard University) Rede que conta com cerca de 500 milhões de utilizadores Oferece diversas formas de registo

18 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos FACEBOOK Páginas: Personalizamos o conteúdo Concepção mais adequada para as Bibliotecas Conteúdos acessíveis para utilizadores não registados na rede “Dá à organização uma imagem mais respeitável e mais visibilidade” Vander Veer, 2008

19 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Ferramenta útil na estratégia de Marketing Importante definir a melhor rede social onde estar presente Trabalha o relacionamento com os utilizadores e gere a imagem da Biblioteca Encorajar os utilizadores a interagir com a Biblioteca

20 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Alcança eficazmente um elevado número de utilizadores Não se limita a entrar em contacto com os utilizadores mas possibilita dialogar com eles Forma de divulgar as novidades eventos da Biblioteca

21 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Pode ir para além dos utilizadores registados Forma de comunicação bidireccional Apresentamo-nos de uma forma interactiva, atraente, apelativa e actual Altera a imagem das Bibliotecas

22 III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Principais ideias a reter: Importante comunicar e dar-se a conhecer Seleccionar o meio mais adequado Enquadrar a mensagem com o público-alvo/target Ter a percepção que TUDO é Marketing para uma Biblioteca Acima de tudo criar estratégias de Fidelização dos utilizadores

23

24 AS REDES SOCIAIS E AS BIBLIOTECAS NOVOS PARADIGMAS NOVOS LEITORES Muito obrigado! sasantos7@gmail.com


Carregar ppt "III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio - 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google