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PublicouGabrielhenrique Luis Alterado mais de 9 anos atrás
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio - 2013
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos A opinião do público sobre o serviço explica o seu sucesso como organização; Essa opinião forma-se através do contacto entre o cliente e o serviço; Daqui resulta a formação de opiniões e imagens;
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos IMAGEM: CONCEITO O conceito de imagem inclui um grande número de elementos: impressões; sentimentos; conhecimentos a respeito do serviço;
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos IMAGEM: NATUREZA A imagem não é generalizada; É personalizada e variável; Varia consoante as necessidades, formação e experiências de cada um; É subjectiva
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos IMAGEM: FACTORES A imagem depende: da experiência passada com o serviço; do aspecto envolvente e do serviço; da localização e respectivas acessibilidades; Expectativas, positivas ou negativas; Factor humano (atendimento);
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conceito de Marketing Processo de troca Produto Comunicação/distribuição Marketing concept
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Web Marketing Novas tecnologias Globalização Web 2.0 Sites Redes Sociais
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Acesso livre e gratuito Procedimento de registo muito simples Partilha de interesses e interacção com outros utilizadores
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Forma de comunicação e partilha de conhecimentos entre uma comunidade que se vai tornando cada vez maior. Forma fácil, rápida e direccionada de comunicar os conteúdos, eventos, actividades e serviços da Biblioteca Interacção e diálogo com os utilizadores
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Interactividade e entretenimento Fluxo e navegabilidade Eficiência Design e estrutura Conteúdos Terminologia Ferramentas de Ajuda Ansiedade computacional Capacidades tecnológicas Nível de satisfação Factores extrínsecos ao website Factores intrínsecos ao website
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos O que comunicar? Exposições, actividades dirigidas, eventos, serviços Alertas, Workshops, alterações ao funcionamento e acesso à Biblioteca, links Fomentar o diálogo com os utilizadores Catálogo
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos TWITTER Constituído por milhões de utilizadores Permite o envio de mensagens breves Informar os utilizadores sobre matérias do seu interesse A essência do Twitter é o diálogo e a conversação
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos
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FACEBOOK Surgiu em 2005 (Harvard University) Rede que conta com cerca de 500 milhões de utilizadores Oferece diversas formas de registo
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos FACEBOOK Páginas: Personalizamos o conteúdo Concepção mais adequada para as Bibliotecas Conteúdos acessíveis para utilizadores não registados na rede “Dá à organização uma imagem mais respeitável e mais visibilidade” Vander Veer, 2008
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Ferramenta útil na estratégia de Marketing Importante definir a melhor rede social onde estar presente Trabalha o relacionamento com os utilizadores e gere a imagem da Biblioteca Encorajar os utilizadores a interagir com a Biblioteca
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Alcança eficazmente um elevado número de utilizadores Não se limita a entrar em contacto com os utilizadores mas possibilita dialogar com eles Forma de divulgar as novidades eventos da Biblioteca
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Pode ir para além dos utilizadores registados Forma de comunicação bidireccional Apresentamo-nos de uma forma interactiva, atraente, apelativa e actual Altera a imagem das Bibliotecas
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III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Conclusão Principais ideias a reter: Importante comunicar e dar-se a conhecer Seleccionar o meio mais adequado Enquadrar a mensagem com o público-alvo/target Ter a percepção que TUDO é Marketing para uma Biblioteca Acima de tudo criar estratégias de Fidelização dos utilizadores
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AS REDES SOCIAIS E AS BIBLIOTECAS NOVOS PARADIGMAS NOVOS LEITORES Muito obrigado! sasantos7@gmail.com
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