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Novos Modelos de Empresas Agricultura

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Apresentação em tema: "Novos Modelos de Empresas Agricultura"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Modelos de Empresas Agricultura

2 Histórico A Cosan foi fundada em 1963, com a construção de uma usina em Piracicaba (SP). A partir da década de 80 iniciou-se um processo de expansão baseado principalmente em aquisição de empresas do setor. Em 2010 adquiriu ativos de distribuição de combustíveis e produção e distribuição de lubrificantes da Esso no Brasil tornou-se a primeira empresa verticalizada do setor. Possui ações negociadas na bolsa de Nova York. Na safra possui aproximadamente 43 mil colaboradores.

3 Histórico Cosan Açúcar e Álcool
É uma das maiores produtoras, comercializadoras e exportadoras de açúcar e etanol, além da maior geradora mundial de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Cosan Combustíveis e Lubrificantes A Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do controle e da operação dos ativos de distribuição de combustíveis Esso, assim como da produção e da distribuição dos lubrificantes Mobil no Brasil, possui mais de postos revendedores e cerca de 240 lojas de conveniência Stop&Shop e Hungry Tiger em funcionamento em todo o País.

4 Fatores Chaves do Setor
A – Clientela Mudanças nos hábitos dos consumidores com relação a condição econômica e consciência ecológica. F – Ambiente Econômico Estabilidade econômica interna, porém cenários de incerteza podem impactar negativamente o setor. B – Ambiente Social Setor fornece produtos de necessidade básica G – Ambiente Político Subsídios e incentivos para o aumento do consumo por parte do governo. C – Ambiente Tecnológico Necessidade de utilização de tecnologia para novas técnicas produtivas. H – Ambiente Físico Incerteza sobre os recursos disponíveis e confronto com fatores ecológicos. D – Ambiente Jurídico Seguir as leis para evitar processos que podem prejudicar a marca. I – Política Internacional Outros países podem restringir a importação para consumo dos produtos produzidos internamente. E – Concorrência Ameaça de novos entrantes no setor

5 Matriz Impacto X Grau de Incerteza
Maior A D I C H F Impacto E Menor B G Menor Grau de Incerteza Maior

6 Análise SWOT Baixos custos produtivos Concorre com pequenos produtores
Presente em todos os elos da cadeia produtiva Mercado fragmentado Volatilidade dos preços das commodities Taxa de câmbio Demanda Expansão no mercado internacional Aumento na demanda por veículos biocombustíveis Venda de energia elétrica gerada pelo bagaço de cana Falta de infraestrutura logística Barreiras a importação Subsídios

7 Matriz Importância X Desempenho
1 2 3 4 5 Preço X Qualidade Produto Engenharia Prazo de entrega Confiabilidade de entrega Flexibilidade Projeto Entrega Volume

8 Gráfico Importância X Desempenho

9 Ações Propostas Gestão
Foco no meio ambiente e aprovietamento total dos subprodutos e resíduos de produção. Pessoas Investimento em treinamentos para recolocação em outras áreas. Melhora na imagem com relação a uso de mão de obra escrava. Tecnologia Desenvolvimento de tecnologias capazes em aumentar a produção. Diminuição de resíduos. Técnicas para permitir colheita 100% mecanizada.

10 Resultados esperados Sustentar a posição como líder no setor bioenergético, na produção de etanol e energia a partir do bagaço da cana. Estar preparada para novos entrantes no mercado. Desenvolver e reter pessoas. Gestão biosustentável.

11 Relação com outros setores
Energia Novas fontes de energia renovável Fornecimento de energia elétrica para distribuidoras

12 Relação com outros setores
Prisional Utilização de presos para prestação de serviços como para manutenção de máquinas e equipamentos.

13 Relação com outros setores
Varejo Venda de açúcar para atacadistas. Venda de alcool para distribuidores

14 Obrigado! Carolina Grawingholt Luiz Carlos Monteiro


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