A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identificar os fumadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identificar os fumadores"— Transcrição da apresentação:

1 Identificar os fumadores
Metade dos fumadores não são identificados pelos médicos. A identificação torna-se mais comum quando o doente apresenta uma doença ligada ao tabaco. Na prática clínica, o doente apresenta, geralmente, um problema que não está ligado ao tabaco.

2 Assinala, por vezes, o tabagismo dos seus doentes na sua
Debate: Registar tabagismo (a par dos sinais vitais) (as questões são distribuídas em pequenos papéis ou feitas uma a uma) Assinala, por vezes, o tabagismo dos seus doentes na sua ficha clínica? No caso de doença associada ao tabaco, assinala sistematicamente o tabagismo na ficha clínica do doente? No caso de consulta por um problema independente do tabaco, assinala o tabagismo na ficha clínica do doente? Assinala "fumador" ou “não fumador” na ficha clínica dos seus doentes?

3 Registo do tabagismo (a par dos sinais vitais)
O tabagismo deve ser registado, ao lado do peso ou da pressão arterial, na ficha clínica dos doentes. O doente tem de saber que o médico se interessa tanto por este sinal como por outros sinais vitais. Está demonstrada a eficácia de assinalar o tabagismo na ficha clínica do doente, por exemplo usando um autocolante (reforça a importância deste factor na saúde).

4 Diagnóstico do tabagismo (Algumas perguntas a fazer...)
1- Fuma? 2- Fumava quando era novo? 3- Já tentou deixar de fumar? 4- Qual a sua relação com o tabaco? 5- Quantos cigarros fuma habitualmente? 6- As pessoas que o rodeiam costumam fumar? 7- ….

5 Historia Clínica do tabagismo (1)
A história clínica do tabagismo de um doente deve incluir: • Número de cigarros por dia (de trabalho e de descanso) • História do tabagismo (idade dos primeiros cigarros, idade do consumo regular e do consumo diário, número de anos que fumou, ...) • Historial das doenças e dos factores de risco de doença • Antecedentes familiares • Como é utilizado o tabaco: frequência, razões para fumar • Nível de dependência • Tentativas realizadas para deixar de fumar •  Motivação actual para deixar de fumar • Utilização de medicamentos

6 História Clínica do tabagismo (2)
Esta história pode ser, eventualmente, reconstruída no decurso de um internamento hospitalar ou durante consultas sucessivas • Determinados fumadores sobrestimam a quantidade de tabaco que fumam. Do mesmo modo, o médico poderá, por vezes, na formulação da questão, exagerar a quantidade de cigarros fumados: Fuma 40 cigarros?... • Fazer um registo diário do uso de tabaco pode ajudar os fumadores a conhecer melhor o seu tabagismo.


Carregar ppt "Identificar os fumadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google