Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Protagonismo Juvenil FEIZI MILANI
Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Doutor em Saúde Pública Médico de Adolescentes Fundador do INPAZ (Instituto Nacional de Educação para Paz e os Direitos Humanos) Empreendedor Social Ashoka
2
“ Os jovens de hoje são tão diferentes dos de outrora;
São agressivos, desobedientes, surdos aos conselhos dos mais velhos. Que será deles no futuro ? ” - Hesíodo
3
“Qualquer doutrina que considere as necessidades das crianças como prioritárias e as da sociedade organizada como secundárias é uma anomalia sociológica.” - Davis
4
“Os jovens gostam de ser desafiados.
O problema da juventude de hoje é que não há nada para desafiá-los.” Aluna do 1º ano do 2º grau do ISBA, Salvador / BA
5
Conceito “ é uma forma de ajudar o adolescente a construir sua autonomia, através da geração de espaços e situações propiciadoras da sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na escola, na comunidade e na vida social mais ampla.” - Antonio Carlos Gomes da Costa
6
Visão “Não se trata apenas de envolver os jovens em boas causas para desviá-los do mau caminho, mas de acreditar de fato no grande contingente de jovens que constitui parte significativa da população e força poderosa de transformação social. O jovem não é apenas o beneficiado, mas também o promotor da transformação social.” - Vilma Sousa
7
Visão “ O florescimento da personalidade por meio do desenvolvimento da autonomia depende fundamentalmente das relações sociais que ela for capaz de estabelecer. (...) a participação não é somente um enfoque para se obter uma adolescência socialmente mais responsável e mais cooperativa. É mais: é o caminho para o desenvolvimento de uma pessoa socialmente sã.” - Roger Hart
8
O processo “Em geral, o jovem se mobiliza a partir das agregações estabelecidas por instituições preexistentes. Portanto, na ausência de instituições novas e adequadas, capazes de mobilizar a ação solidária dos jovens, é bastante possível que eles continuem a ser objeto de políticas, sem capacidade de influir sobre as mesmas. Ou seja, dificilmente serão agentes de construção do seu próprio destino.” - Maria das Graças Rua
9
Campos de protagonismo
relações escola - comunidade programas não-formais de educação para a cidadania movimento estudantil ações voltadas para a saúde, a cultura, o meio-ambiente, o esporte, o empreendedorismo produtivo produção de sites, jornais, programas de rádio e TV artes voluntariado
10
Campos de protagonismo
VOLUNTARIADO intervenções em prol do meio-ambiente, da saúde, dos direitos humanos ações educativas sobre sexualidade contribuições para o sucesso da aprendizagem escolar e melhoria do ensino apoio a crianças / idosos em hospitais, creches, orfanatos, asilos agentes comunitários atuação em ONG’s, associações de bairro
11
Eixos Cidadania Identidade
12
Diferenciação Protagonismo juvenil centrado em valores universais
v e r s u s Uso dos jovens como massa de manobra; manipulação ideológica; participação em ações violentas ou comportamentos anti-sociais; adolescente-consumidor;
13
Escada da participação
Condutora Plenamente autônoma Colaborativa plena Dec., planej., oper. e avaliadora Decisória, planejadora e operacional Planejadora e operacional Operacional Simbólica Decorativa Manipulada
14
“No grupo, eu me senti reconhecida e valorizada.
Percebi que as pessoas estavam vendo em mim uma liderança. O mundo se abriu. Eu podia conquistá-lo e transformar a minha comunidade.” Ezileuza B. Alves, Salvador / BA
15
Benefícios: jovem fortalecimento da auto-estima
aprendizado vivencial de convívio com as diferenças desenvolvimento de múltiplas capacidades “empoderamento” consolidação do código pessoal de ética autodeterminação nas opções políticas
16
Benefícios: sociedade
participação cidadã e fortalecimento da sociedade civil engajamento dos adolescentes em ações construtivas e sadias democratização da sociedade prevenção da violência, do abuso de drogas e de comportamentos de risco
17
A sabedoria do Protagonismo
“Porque os jovens podem ver com clareza o que nós já não vemos, e nós, adultos, podemos ver com clareza o que eles ainda não vêem.” - Vilma Sousa
18
Antonio Machado (poeta espanhol, 1875 – 1939)
“Caminhante: não há caminho. Faz-se caminho ao caminhar.” Antonio Machado (poeta espanhol, – 1939)
19
www.feizimilani.blogspot.com Visite o blog:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.