A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo Corporativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo Corporativo"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Corporativo
Prof. Ms. Marcos Hashimoto Centro de Empreendedorismo Ibmec São Paulo Novembro/2007

2 A nova realidade Ambigüidade Incerteza Mudança Mobilidade
Transitoriedade Instabilidade Imprecisão Indefinição Constante busca por um equilíbrio que não existe, nem nunca existirá. A estabilidade é uma falácia. Ficar parado hoje é o mesmo que andar para trás. O mundo muda a toda hora, a todo instante. Quem fica parado é poste!

3 Algumas soluções Descentralização Terceirização

4 Algumas soluções Downsizing Fusões e aquisições

5 BUROCRACIA (maturidade) INTRA-EMPREENDEDOR (velhice???) Complexidade Grau de DESORGANIZAÇÃO (infância) EMPREENDEDOR (nascimento) Grau de empreendedorismo

6 Os funcionários saem da empresa e se tornam empresários para conquistar:
Vaidade Qual é o motivo deles? Independência Dinheiro

7 A sua empresa não é assim?

8 Pendurando o cérebro Eu produzo muito mais em 3 horas de noite em casa do que em 8 horas no trabalho

9 A história de Daniel ? Pergunta: Se há empreendedores dentro da minha empresa, porque eles não saem e constituem suas próprias empresas?

10 Intra-empreendedores
Post-it Art Fry Ser empreendedor Ter espírito empreendedor

11 Você tem atitude empreendedora?
Você enxerga as dificuldades como desafios? Quando você erra, não se frustra, já pensa no que vai fazer de diferente da próxima vez? Encara o erro como um aprendizado? Você acata ordens, mas precisa entender os motivos? Você sabe influenciar as pessoas? Você é curioso? Quer aprender o tempo todo? Você enxerga o que os outros não vêem? Você tem iniciativa? Prefere fazer a pedir? Você é ambicioso? Se concentra em resultados e conquistas? Você é corajoso? Se arrisca quando acha que vale a pena? Você sabe porque você faz o que você faz?

12 Empreendedores em empresas

13 As possibilidades de aplicação
Exploração de novas perspectivas mercadológicas Implementação de melhorias Resolução de problemas INTRA-EMPREENDEDORISMO Novos produtos ou serviços Produtos ou serviços agregados

14 Idéias de funcionários
Na minha opinião... Epa, espere! Me dá um segundo para eu instalar meu ‘cateter ouvidor gerencial’ Muito bem, fale mais sobre sua sensacional idéia

15 Quem vai ser contratado?
Que tipo de talento as empresas querem? Quem vai ser contratado? William "Bill" Rancic fundou a empresa cigarsaroundtheworld.com há 8 anos, em um apartamento-estúdio de 37 m2. Hoje o negócio está prosperando para uma operação nacional multimilionária. Filhos de educadores, este empresário nato trilhou seu próprio caminho à universidade, com a abertura de um negócio de lavagem e polimento de barcos, na área de Chicago. Quando não está trabalhando, pratica mergulho e skydiving. Além de sua companhia de cigarros, Bill trabalha no setor imobiliário e é palestrante em universidades e em empresas do país. Kwame nasceu em Washington, capital americana, e cresceu em Charlotte, Carolina do Norte, onde considera sua casa. Possui título de bacharel em Administração de Empresas da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill e MBA da Harvard. Adequado ao seu treinamento empresarial de Harvard e às inúmeras oportunidades do final dos anos 90, Kwame esteve totalmente envolvido em vários projetos, no início do mundo dos “.com”, durante a universidade. Entretanto, sua base profissional está fundamentada nas funções de vendas e marketing, que exerceu na Procter & Gamble e, recentemente, atuou como gerente de investimento da Goldman Sachs, na Wall Street. É um fenômeno que vem desde a época do ‘boom’ das ponto-com.

16 O significado do trabalho
Muitas empresas recompensam tarefas: ‘Seu trabalho é fazer isso.’ Descrição de cargo Outras empresas recompensam resultados: ‘Seu trabalho é conseguir isso.’ Avaliações de desempenho Mas só algumas empresas recompensam iniciativas: ‘Seu trabalho é agregar valor.’ Comportamento empreendedor

17 Comportamento de ‘dono’
Equipe? Concorrência? Produção? Mercado? Fornecedor? Preço? Atendimento ao cliente? Distribuição? Lucratividade?

18 Excesso de informação

19 Mate suas vacas sagradas
‘Nós não fazemos as coisas deste jeito’ ‘Não está no orçamento’ ‘Já tentamos isto antes’ ‘Não está na nossa política’ ‘A matriz não vai aceitar’ ‘Vamos ficar com o que funciona’ ‘É muito avançado para este tempo’ ‘Você não sabe com o que está mexendo’ A vaca é um animal sagrado na Índia, é intocável, idolatrado. Nós temos nossas vacas sagradas também e não conseguimos nos livrar delas em favor da criatividade. Coisas que eram erradas e ficaram certas e vice-versa: grávidas devem ficar em repouso absoluto e comer bastante. fumar era símbolo de sofisticação e glamour. recém nascidos ficavam enrolados nos berçários,

20 Questione as regras

21 Liberdade e controle Missão, visão, valores Potencial individual
Regras, normas e procedimentos Func Func Func Func 4

22 Encarando fracassos O empreendedor encara o fracasso e
o erro como etapas de um processo de aprendizado e aquisição de experiência no caminho rumo ao sucesso Sucesso Experiência Aprendizado Erro Fracasso

23 Estratégias alinhadas
Missão

24 Estratégias alinhadas
Cliente

25 Escolhendo os projetos
Estratégia Técnica Criatividade Comercial

26 "O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler nem escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, no fim, aprender de novo". Alvin Toffler Competitividade, na era pós Tecnologia da Informação: Capacidade humana que não pode ser substituída pelo computador: A criatividade, a capacidade de inovar, de ser diferente. "Se você quer ter algo que nunca teve, terá de fazer algo que nunca fez.” Margueritte Reeve

27 Saiba mais sobre o tema

28 Obrigado! Marcos Hashimoto e-mail: marcosh@isp.edu.br
Telefone: Endereço: R. Quatá, and V. Olímpia, São Paulo, SP


Carregar ppt "Empreendedorismo Corporativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google