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Disciplina: Algoritmo Facilitador: Alisson Cleiton

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1 Disciplina: Algoritmo Facilitador: Alisson Cleiton
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA WEB Disciplina: Algoritmo Facilitador: Alisson Cleiton

2 Alguns sites programados..
Apresentação Quem sou eu? Nome: Alisson Cleiton dos Santos Profissão: Analista de Sistema Trabalho: Analista de Sistema da SEFIN-RO Como me encontrar... Alguns sites programados.. Rondoniaovivo.com FestasBrasil NorteFest EiBrasil Gente de Opinião Rondoniafest Dj kau gomes Dj Leudson Amazoniadventure Rede Clube Cidade FM Msn: Site:

3 Introdução – O que é software?
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO Introdução – O que é software? Softwares são programas. Programas são roteiros, escritos por programadores, que apresentam seqüências de instruções que o computador deve seguir para realizar determinadas tarefas. Lógica de Programação A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o desenvolvimento.

4 Então o que é lógica? Seqüência Lógica
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO Então o que é lógica? Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Seqüência Lógica Estes pensamentos podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa. Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

5 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Instruções Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”. Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar. São um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.

6 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

7 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

8 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, gravar um evento.

9 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo: “Chupar uma bala” Pegar a bala Retirar o papel Chupar a bala Jogar o papel no lixo

10 Algoritmo “Somar dois números quaisquer”
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO Algoritmo “Somar dois números quaisquer” Escreva o primeiro número no retângulo A Escreva o segundo número no retângulo B Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no retângulo C

11 Algoritmo não computacional
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO Algoritmo não computacional

12 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Programas Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador. Dada esta interpretação rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida real.

13 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Exercício Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número: Resolução: Receba o valor do numero 1 Receba o valor do numero 2 Some todos os itens Multiplique o resultado pelo valor do número 1

14 Exercício Crie uma seqüência lógica para tomar banho:
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO Exercício Crie uma seqüência lógica para tomar banho: Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número Descreva com detalhes a seqüência lógica para Trocar um pneu de um carro. Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes

15 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 1 Introdução à Lógica de Programação PRÓXIMA AULA 2 - Desenvolvendo algoritmos

16 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.1 Pseudocódigo Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo Visual Basic, estaremos gerando código em Visual Basic. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Ao contrário de uma linguagem de programação não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo. O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

17 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.2 Regras para construção do Algoritmo Para escrever um algoritmo precisamos descrever a seqüência de instruções, de maneira simples e objetiva. Para isso utilizaremos algumas técnicas: • Usar somente um verbo por frase • Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática • Usar frases curtas e simples • Ser objetivo • Procurar usar palavras que não tenham sentido dúbio

18 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.3 Fases No capítulo anterior vimos que ALGORITMO é uma seqüência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante ressaltar que qualquer tarefa que siga determinado padrão pode ser descrita por um algoritmo, como por exemplo: COMO FAZER ARROZ DOCE ou então CALCULAR O SALDO FINANCEIRO DE UM ESTOQUE

19 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.3 Fases Entretanto ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais. Onde temos: ENTRADA: São os dados de entrada do algoritmo PROCESSAMENTO: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final SAÍDA: São os dados já processados

20 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.3 Fases Analogia com o homem

21 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.4 Exemplo de Algoritmo Imagine o seguinte problema: Calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Onde: Média Final = Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? R: Os dados de entrada são P1, P2, P3 e P4 b) Qual será o processamento a ser utilizado? R: O procedimento será somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4 (quatro)

22 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.4 Exemplo de Algoritmo c) Quais serão os dados de saída? R: O dado de saída será a média final Algoritmo Receba a nota da prova1 Receba a nota de prova2 Receba a nota de prova3 Receba a nota da prova4 Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão

23 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.5 Teste de Mesa Após desenvolver um algoritmo ele deverá sempre ser testado. Este teste é chamado de TESTE DE MESA, que significa, seguir as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado está correto ou não. Veja o exemplo: Nota da Prova 1 Nota da Prova 2 Nota da Prova 3 Nota da Prova 4

24 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.5 Teste de Mesa Utilize a tabela abaixo:

25 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos 2.6 Exercícios 1) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo • Receba código da peça • Receba valor da peça • Receba Quantidade de peças • Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça) • Mostre o código da peça e seu valor total 2) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2 3) Teste o algoritmo anterior com dados definidos por você.

26 2 - Desenvolvendo algoritmos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 2 - Desenvolvendo algoritmos PRÓXIMA AULA 3 Diagrama de Bloco

27 3.1 O que é um diagrama de bloco?
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 3 Diagrama de Bloco 3.1 O que é um diagrama de bloco? O diagrama de blocos é uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento. Com o diagrama podemos definir uma seqüência de símbolos, com significado bem definido, portanto, sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de um processamento.

28 3 Diagrama de Bloco 3.2 Simbologia
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 3 Diagrama de Bloco 3.2 Simbologia Existem diversos símbolos em um diagrama de bloco. No decorrer do curso apresentaremos os mais utilizados.

29 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
3 Diagrama de Bloco

30 3 Diagrama de Bloco 3.2 Simbologia
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 3 Diagrama de Bloco 3.2 Simbologia Dentro do símbolo sempre terá algo escrito, pois somente os símbolos não nos dizem nada. Veja no exemplo a seguir: Exemplos de Diagrama de Bloco.

31 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
3 Diagrama de Bloco

32 3 Diagrama de Bloco 3.3.1 Exercícios
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 3 Diagrama de Bloco 3.3.1 Exercícios 1) Construa um diagrama de blocos que : • Leia a cotação do dólar • Leia um valor em dólares • Converta esse valor para Real • Mostre o resultado 2) Desenvolva um diagrama que: • Leia 4 (quatro) números • Calcule o quadrado para cada um • Somem todos e 3) Construa um algoritmo para pagamento de comissão de vendedores de peças, levando-se em consideração que sua comissão será de 5% do total da venda e que você tem os seguintes dados: • Identificação do vendedor • Código da peça • Preço unitário da peça • Quantidade vendida E depois construa o diagrama de blocos do algoritmo desenvolvido, e por fim faça um teste de mesa.

33 3 Diagrama de Bloco Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
1) Um trabalhador recebeu seu salário e o depositou em sua conta corrente bancária. Esse trabalhador emitiu dois cheques e agora deseja saber seu saldo atual. Sabe-se que cada operação bancária de retirada paga CPMF de 0,38% e o saldo inicial da conta está zerado. 2) O custo ao consumidor, de um carro novo, é a soma do custo de fábrica com a porcentagem do distribuidor e dos impostos ( aplicados ao custo de fábrica ). Supondo que a percentagem do distribuidor seja de 28% e os impostos de 45%, escrever um algoritmo para ler o custo de fábrica de um carro e escrever o custo ao consumidor. Depois fazer o mesmo algoritmo lendo os valores da porcentagem do distribuidor e dos impostos. 3) Uma revendedora de carros usados paga a seus funcionários vendedores, um salário fixo por mês, mais uma comissão também fixa para cada carro vendido e mais 5% do valor das vendas por ele efetuadas. Escrever um algoritmo que lê o nome do vendedor, o número do vendedor, o número de carros por ele vendidos, o valor total de suas vendas, o salário fixo e o valor que recebe por carro vendido e calcula o salário mensal do vendedor, escrevendo-o juntamente com o seu nome e seu número de identificação. 4) Considerando que o aumento dos funcionários é de 80% do INPC e mais um percentual de produtividade discutido com a empresa. Escrever um algoritmo que lê o nome do funcionário, o número do funcionário, seu salário atual, o valor do INPC e o índice de produtividade conquistado e escreve o nome do funcionário, seu aumento e o valor do novo salário.

34 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 3 Diagrama de Bloco PRÓXIMA AULA 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados

35 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado. Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário. Um programa deve conter declarações que especificam de que tipo são as variáveis que ele utilizará e as vezes um valor inicial. Tipos podem ser por exemplo: inteiros, reais, caracteres, etc. As expressões combinam variáveis e constantes para calcular novos valores.

36 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.1 Constantes Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal. Exemplo de constantes:

37 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.2 Variáveis Variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode se alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.

38 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.2 Variáveis Exemplo de variáveis:

39 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.3 Tipos de Variáveis As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, caracteres, Alfanuméricas ou lógicas. Numéricas: Específicas para armazenamento de números, que posteriormente poderão ser utilizados para cálculos. Podem ser ainda classificadas como Inteiras ou Reais. As variáveis do tipo inteiro são para armazenamento de números inteiros e as Reais são para o armazenamento de números que possuam casas decimais.

40 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.3 Tipos de Variáveis Caracteres: Específicas para armazenamento de conjunto de caracteres que não contenham números (literais). Ex: nomes. Alfanuméricas: Específicas para dados que contenham letras e/ou números. Pode em determinados momentos conter somente dados numéricos ou somente literais. Se usado somente para armazenamento de números, não poderá ser utilizada para operações matemáticas.

41 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.3 Tipos de Variáveis Lógicas: Armazenam somente dados lógicos que podem ser Verdadeiro ou Falso. Em Português Estruturado, só existem três tipos de dados, conforme a tabela abaixo. INTEIRO: Representa valores inteiros. Exemplos: 10, 5, -5, -10

42 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.3 Tipos de Variáveis REAL ou NUMERICO: Representa valores reais (com ponto separador da parte decimal). Exemplos: 10, 15.5, LITERAL ou CARACTERE: Representa texto (seqüência ou cadeia de caracteres) entre aspas duplas. Exemplo "Esta é uma cadeia de caracteres", “B”, “1234” LOGICO: Representa valores lógicos (VERDADEIRO ou FALSO).

43 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.4 Declaração de Variáveis As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são classificadas como sendo numéricas, lógicas e literais. Também conhecido como identificadores. São os nomes dados a variáveis, constantes e programas.

44 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.4 Declaração de Variáveis Regras Para construção de Identificadores: • Não podem ter nomes de palavras reservadas (comandos da linguagem); • Devem possuir como 1º caractere uma letra ou Underscore ( _ ); • Ter como demais caracteres letras, números ou Underscore; • Ter no máximo 127 caracteres; • Não possuir espaços em branco; • A escolha de letras maiúsculas ou minúsculas é indiferente.

45 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.5 Vetor e Matriz VETOR: estrutura formada por um conjunto unidimensional de dados de mesmo tipo (homogêneo) e possuindo número fixo de elementos (Estático). Na declaração dos vetores devemos informar o seu nome, seu tipo (inteiro, real, caracter, ...), e seu tamanho (número de elementos). Cada elemento do vetor é identificado por um índice (unidimensional), o qual indica a sua posição no vetor.

46 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.5 Vetor e Matriz Declaração de um VETOR: NomeDoVetor : vetor[nº de elementos] de Tipo do Vetor - IDADE: VETOR [1..5] DE INTEIRO Referência : NomeDoVetor[índice] Exemplo: IDADE[1] <- 35 escreval(IDADE[1])

47 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.5 Vetor e Matriz MATRIZ: estrutura semelhante ao vetor, sendo que, pode possuir n dimensões. Desta forma para fazer referência aos elementos de uma matriz, precisaremos de tantos índices quanto for suas dimensões.

48 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.5 Vetor e Matriz Declaração de uma MATRIZ: NomeDaMatriz : matriz[dimensões] de Tipo da Matriz PESSOAS: VETOR [1..2,1..3] DE CARACTERE Referência : NomeDaMatriz[índices] Exemplo: PESSOAS[1,3]<- “Tonet” escreval(PESSOAS[1,3])

49 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.6 Exercícios 1) O que é uma constante? Dê dois exemplos. 2) O que é uma variável? Dê dois exemplos.

50 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4.6 Exercícios 3) Faça um teste de mesa no diagrama de bloco abaixo e preencha a tabela ao lado com os dados do teste:

51 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 4) Sabendo-se que José tem direito a 15% de reajuste de salário, complete o diagrama abaixo: 4.6 Exercícios

52 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados PRÓXIMA AULA 5 Comandos de I/O (Input/Output)

53 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) LER » Comando de entrada que permite a leitura de Variáveis de Entrada. ESCREVER » Comando de saída que exibe uma informação na tela do monitor. IMPRIMIR » Comando de saída que envia uma informação para a impressora.

54 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) 5.1 Sinal de Atribuição Uma Variável nunca é eternamente igual a um valor, seu conteúdo pode ser alterado a qualquer momento. Portanto para atribuir valores a variáveis devemos usar o sinal de “:=”. Exemplos: A := 2; B := 3; C := A + B;

55 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) 5.2 Sinal de Igualdade As constantes são eternamente iguais a determinados valores, portanto usamos o sinal de “=”. Exemplos: PI = ; Empresa = ‘Colégio de Informática L.T.D.A.’ V = Verdadeiro

56 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) Em Português Estruturado vamos utilizar conforme abaixo. LER = RECEBA = LEIA ESCREVER = MOSTRE Escreval //Mostra o primeiro resultado na mesma linha depois em linhas diferentes. Escreva //Mostra o resultado na mesma linha, mas em colunas diferentes.

57 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) Sinal de Atribuição no Português Estruturado Peso < // Este comando atribui à variável Peso o valor 78.7. Nome <- "João da Silva" // Este comando atribui à variável Nome o valor "João da Silva". Achei <- FALSO // Este comando atribui à variável Achei o valor FALSO. É importante lembrar que só se pode atribuir às variáveis valores do mesmo tipo da variável. Assim, o seguinte comando seria inválido:

58 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) Sinal de Atribuição no Português Estruturado VAR salario: REAL INICIO salario <- "Insuficiente" Deve estar claro, também, que sempre à esquerda do comando de atribuição deve haver um (e somente um) identificador de variável. Assim, são incorretos os seguintes comandos: 2060 <- NumeroConta NumeroAgencia+digitoControle <

59 5 Comandos de I/O (Input/Output)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) Exercícios: var NOME, COR, TESTE, DIA: caracter SOMA, NUM: inteiro Salario: real X: lógico a. ( ) NOME <- “5” b. ( ) SOMA <- NUM + 2 * X c. ( ) TESTE <- SOMA d. ( ) NUM <- SOMA e. ( ) COR <- "PRETO" f. ( ) X <- X + 1 g. ( ) NUM <- "*ABC*" h. ( ) DIA <- "seGUNDA" i. ( ) SOMA + 2 <- NUM j. ( ) X <- (NOME = COR) k. ( ) salário < l. ( ) salário <- 150 m. ( ) salário <- “insuficiente”

60 6 Corpo Geral de um programa
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 5 Comandos de I/O (Input/Output) PRÓXIMA AULA 6 Corpo Geral de um programa

61 6 Corpo Geral de um programa
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 6 Corpo Geral de um programa PROGRAMA <<identificador>>; CONST <<identificador>> = <<dado>> VAR <<identificador>> : <<tipo>>; ÍNICIO { COMANDOS DE ENTRADA,PROCESSAMENTO E SAÍDA <<comando1>>; <<comandoN>> } FIM.

62 6 Corpo Geral de um programa
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 6 Corpo Geral de um programa 6.1 Estruturas seqüenciais Como pode ser analisado no tópico anterior, todo programa possui uma estrutura seqüencial determinada por um ÍNICIO e FIM. 6.2 ; Ponto e Virgula ; O sinal de ponto e vírgula “;” indica a existência de um próximo comando (passa para o próximo). Na estrutura ÍNICIO e no comando que antecede a estrutura FIM não se usa “;”.

63 6 Corpo Geral de um programa
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 6 Corpo Geral de um programa PRÓXIMA AULA 7. Códigos Algoritmos

64 7 Códigos Algoritmos 7.1 Primeiro Algoritmo
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 7 Códigos Algoritmos 7.1 Primeiro Algoritmo Segue um Algoritmo que lê o nome e as 4 notas bimestrais de um aluno. Em seguida o Algoritmo calcula e escreve a média obtida. PROGRAMA MEDIA_FINAL; VAR NOTA1, NOTA2, NOTA3, NOTA4, MEDIA: INTEIRO; NOME : CARACTERE [35] INICIO LER (NOME); LER (NOTA1, NOTA2, NOTA3, NOTA4); MEDIA := (NOTA1 + NOTA2 + NOTA3 + NOTA4) / 4; ESCREVER (NOME, MEDIA) FIM.

65 7 Códigos Algoritmos 7.2 Segundo Algoritmo
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 7 Códigos Algoritmos 7.2 Segundo Algoritmo Faça um algoritmo para ler a área de um triangulo. BASE * ALTURA TUDO ISSO DIVIDO POR 2

66 CALCULO DA ÁREA É PI * (RAIO*RAIO)
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 7 Códigos Algoritmos 7.2 Segundo Algoritmo Segue um Algoritmo que lê o raio de uma circunferência e calcula sua área. PI = ; CALCULO DA ÁREA É PI * (RAIO*RAIO)

67 7 Códigos Algoritmos 7.3 {linhas de comentário}
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 7 Códigos Algoritmos 7.3 {linhas de comentário} Podemos inserir em um Algoritmo comentários para aumentar a compreensão do mesmo, para isso basta que o texto fique entre Chaves “{}”. Exemplo: LER (RAIO); {ENTRADA}

68 7 Códigos Algoritmos 7.4 ‘aspas simples’
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 7 Códigos Algoritmos 7.4 ‘aspas simples’ Quando queremos exibir uma mensagem para a tela ou impressora ela deve estar contida entre aspas simples, caso contrário, o computador irá identificar a mensagem como Variável Indefinida. Exemplo: ESCREVER (‘AREA OBTIDA =’, AREA) {COMANDO DE SAÍDA} AREA OBTIDA = X.XX {RESULTADO GERADO NA TELA}

69 8 Operadores 7 Códigos Algoritmo PRÓXIMA AULA
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 7 Códigos Algoritmo PRÓXIMA AULA 8 Operadores

70 Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
8 Operadores Os operadores são meios pelo qual incrementamos, decrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro do computador. Temos três tipos de operadores: • Operadores Aritméticos • Operadores Relacionais • Operadores Lógicos • Operadores de Texto

71 8 Operadores 8.1 Operadores Aritméticos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.1 Operadores Aritméticos Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação. Os símbolos para os operadores aritméticos são:

72 8 Operadores 8.1 Operadores Aritméticos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.1 Operadores Aritméticos Hierarquia das Operações Aritméticas 1 º ( )Parênteses 2 º Exponenciação 3 º Multiplicação, divisão (o que aparecer primeiro) 4 º + ou – (o que aparecer primeiro) Exemplo

73 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais Os operadores relacionais são utilizados para comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis. Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False) Para estabelecer prioridades no que diz respeito a qual operação executar primeiro, utilize os parênteses.

74 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais

75 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais Exemplo:
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais Exemplo: Tendo duas variáveis A = 5 e B = 3 Os resultados das expressões seriam:

76 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.2 Operadores Relacionais Símbolo Utilizado para comparação entre expressões

77 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é verdadeiro ou falso. Os operadores lógicos são:

78 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos A tabela abaixo mostra todos os valores possíveis criados pelos três operadores lógicos (AND, OR e NOT)

79 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos E / AND Uma expressão AND (E) é verdadeira se todas as condições forem verdadeiras OR/OU Uma expressão OR (OU) é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira NOT Um expressão NOT (NÃO) inverte o valor da expressão ou condição, se verdadeira inverte para falsa e vice-versa.

80 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos Exemplo:
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.3 Operadores Lógicos Exemplo: Suponha que temos três variáveis A = 5, B = 8 e C =1 Os resultados das expressões seriam:

81 8 Operadores 8.4 Operadores de Texto Exemplo:
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.4 Operadores de Texto Exemplo: Operador de concatenação de strings (isto é, cadeias de caracteres), quando usado com dois valores (variáveis ou constantes) do tipo "caractere". Por exemplo: A=“Porto “; B=“Velho” a expressão C := A + B vai ser igual a “Porto Velho".

82 8 Operadores 8.5 Exercícios
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.5 Exercícios 1) Tendo as variáveis SALARIO, IR e SALLIQ, e considerando os valores abaixo. Informe se as expressões são verdadeiras ou falsas.

83 8 Operadores 8.5 Exercícios
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.5 Exercícios 2) Sabendo que A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A+C) > B ( ) b) B >= (A + 2) ( ) c) C = (B –A) ( ) d) (B + A) <= C ( ) e) (C+A) > B ( )

84 8 Operadores 8.5 Exercícios
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores 8.5 Exercícios 3) Sabendo que A=5, B=4 e C=3 e D=6, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A > C) AND (C <= D) ( ) b) (A+B) > 10 OR (A+B) = (C+D) ( ) c) (A>=C) AND (D >= C) ( )

85 PROVA Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO
Entrega até o dia 16/04/2009 Valor 0 – 8 Entregar via Pen-Drive(Sem Vírus) em uma única pasta os itens abaixo: (nome da pasta: seunome-N1) Algoritmo manual Diagrama de Bloco Algoritmo no VisualG Funcionando. Criar um controle com no mínimo (pode ser baseado em um formulário): 5 entradas (não pode ser constante. Ex: PI) 2 Processamentos 7 Saídas

86 9 Modularização 8 Operadores PRÓXIMA AULA
Desenvolvimento de Sistema para WEB - ALGORITMO 8 Operadores PRÓXIMA AULA 9 Modularização


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