Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMilena Viegas Alterado mais de 10 anos atrás
1
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira
2
Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução
3
As populações mais jovens não estavam a recuperar a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha3555412513 Grécia5071584224 Irlanda5167564131 Itália4255503721 Portugal2130211511
4
Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos 55-64 e a dos 25-34 Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%
5
Passados quase dez anos em 2008 População com o Secundário Completo (2008), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha5165574529 Grécia6175695639 Irlanda6985756245 Itália5369574935 Portugal2847292013
6
Portugal em 2008 já tinha ultrapassado os 30% de diferença No entanto menos de metade da geração mais jovem (25-34) tem o secundário completo. Os valores apresentados por esta geração são semelhantes aos das gerações 20 anos mais velhas nos países comparados.
7
Em 2010 Age group 25-6425-3435-4445-5455-64 Greece6579726244 Ireland7387806750 Italy5571595138 Portugal3252342216 Spain5365604832 OECD average 7482787262 EU21 average 7583807364 Population that has attained at least upper secondary education1 (2010) Percentage, by age group
8
Portugal em 2010 Já mais de metade da geração mais jovem (25-34) tem o secundário completo. No entanto, os valores apresentados por esta geração continuam a ser semelhantes aos das gerações 20 anos mais velhas nos países comparados.
9
No Ensino Superior em 2008 População com o Ensino Superior Completo (2008), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha2939332416 Grécia2328272215 Irlanda3445372719 Itália1420151210 Portugal142315108
10
Para a geração mais nova, a Itália está pior No entanto, Portugal ainda está muito abaixo dos outros países com os quais comparamos
11
No Superior em 2010 Tertiary-type B education Tertiary-type A and advanced research programmes Total tertiary education 25 - 64 25- 34 35- 44 45- 54 55- 64 25 - 64 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 25-64 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 25-64 in thousan ds Greece711863172018171325312723171510 Ireland1618 131022302417123748423021885 Italynnn1n142015121015211612114955 Portugal x( 11 ) x(1 2) x(1 3) x(1 4) x(1 5) 152516109152516109919 Spain912 74212724191431393526188116 OECD average 10111210822282419163138332823 210 281 EU21 average 910119820272117142835302520
12
Para a geração mais nova, a Itália continua pior E Portugal vai-se aproximando lentamente dos outros países com os quais comparamos
13
Justifica-se estudar o investimento em Educação? A educação como um investimento? Redução do consumo presente Aumento do consumo futuro Risco A educação como capital humano? Aumenta a produtividade
14
Diferença importante do capital humano O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser alugado por períodos limitados no tempo. Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura. Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.
15
Suponha que uma empresa paga os estudos a um seu funcionário Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de produto porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento. O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…
16
Mas será que a educação leva a maiores salários? Vejamos o caso de Portugal
17
Salários em Portugal por graus de Educação e Idade
18
Leitura do gráfico anterior A educação aumenta os salários As pessoas mais velhas têm salários mais elevados O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)
19
Como será o perfil de salários?
20
Estudo da decisão de continuar os estudos – Análise Custo-Benefício CUSTOS Custos adicionais que irá incorrer por continuar a estudar Livros escolares Propinas Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo … Benefícios Diferencial de salários devido ao aumento de capital humano Outros que iremos ver mais tarde
21
Temos 2 perfis
22
Como comparar estes 2 perfis? Temos que perceber 1000 hoje não é o mesmo do que 1000 daqui um ano Se tiver 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho 1000 + taxa de juro X 1000 = = ( 1 + taxa de juro ) X 1000 Se tiver 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer …
23
Assim No presente 1000 daqui a um ano vale 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto. 1000 daqui a dois anos vale 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado. 1000 daqui a n anos vale 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.
24
Voltemos aos perfis de salários
25
Façamos a diferença entre os dois perfis e adicionemos os custos adicionais
26
Temos que achar o valor presente para uma dada taxa de desconto
27
Como tomar a decisão Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação. Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.
28
Um exemplo com dois períodos Salário sem Educação – 500 Salário com Educação – 2000 Custo das propinas – 1000 Custos dos livros – 100 Taxa de desconto – 5% Qual a decisão?
29
Ou podemos calcular a taxa interna de rendibilidade ou seja a taxa r que satisfaz a seguinte relação
30
Como tomar a decisão Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.
31
Calcule a taxa para o exemplo
32
Que método usar Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo. O segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educação O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…
33
Como calcular a rendibilidade: Pensemos que a decisão é de estudar mais um ano A pessoa vive um tempo infinito Ganha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actual Não existem custos adicionais
34
Temos dois fluxos de salários Sem educação
35
Com educação
36
São iguais quando
37
O que os economistas calculam
38
Na próxima aula vamos enriquecer este modelo Pensando nos custos Pensando nos benefícios Pensando na rendibilidade social ….
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.