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PublicouCamille Liberato Alterado mais de 10 anos atrás
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1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Teoria do Sinal Formação Profissional
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2Universidade da Madeira2 O que incluir nos custos? as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias Cuidado para descontar aspectos que podem estar incluídos e que teriam que ser pagos caso não fosse estudante. Exemplo: acesso livre à internet, a qual pode ser utilizada para outros fins que não o estudo.
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3Universidade da Madeira3 Os benefícios não monetários trabalho em locais mais agradáveis e saudáveis. vida mais saudável e mais longa. influência na educação dos filhos. ….
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4Universidade da Madeira4 Alguns problemas com as taxas de rendibilidade achadas controlar pelo número de horas trabalhadas os indivíduos com mais educação tendem a trabalhar mais horas por dia (efeito do ócio se ter tornado relativamente mais caro). o enviezamento devido à capacidade dos indivíduos - o problema surge porque os salários que observamos não são para a mesma pessoa com e sem educação - surgem os problemas de selectividade Solução: experiências naturais, gémeos...
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5Universidade da Madeira5 A teoria do sinal Vamos pensar que existem dois grupos de indivíduos os mais produtivos (+) os menos produtivos (-)
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6Universidade da Madeira6 As empresas podem pagar um salário superior aos mais produtivos, conforme o gráfico abaixo
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7Universidade da Madeira7 As empresas não sabem quem são os trabalhadores mais produtivos. Todos os trabalhadores vão dizer que pertencem a este grupo para receberem salários mais altos.
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8Universidade da Madeira8 Os indivíduos mais produtivos têm interesse em sinalizar que o são. O sistema de educação é tal que o C(+) < C(- ), tornando o valor presente do investimento em educação positivo para os (+) e negativo para os (-). O sistema educativo faz a aferição (secreening) Explique porque do ponto de vista social, a educação perdia parte do seu interesse.
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9Universidade da Madeira9 Esta hipótese testa-se: 1) comparando a rendibilidade dos empregados por conta própria com a dos por conta de outrem; ou 2) vendo se há uma rendibilidade acrescida pela conclusão do curso.
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10Universidade da Madeira10 Rendibilidade social da educação 1) Estado –Custos incorridos pelo Estado com a educação –Benefícios - aumento dos impostos cobrados, menos gastos em saúde e em problemas sociais...
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11Universidade da Madeira11 2) Social –Custos totais = Privado + Estado + outras instituições. – Benefícios totais - Privado, Estado, outros indivíduos (externalidades), gerações futuras...
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12Universidade da Madeira12 A formação profissional 1) Geral - A formação leva a aumentos de produtividade gerais e independentes da firma ou sector onde ele venha a trabalhar. Neste caso a firma tem que pagar ao trabalhador conforme a sua produtividade; caso pague abaixo da produtividade, este muda de firma. Este tipo de formação tem que ser pago pelo trabalhador ou pelo Estado.
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13Universidade da Madeira13 2) Específica a uma empresa Esta formação só aumenta a produtividade do trabalhador na empresa. O trabalhador não tem incentivo a pagar este tipo de formação, pois ao ser despedido perde o aumento de produtividade. A empresa suporta o custo desta formação, pagando depois salários abaixo da produtividade. Explique.
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14Universidade da Madeira14 Notas finais: A idade em que se faz a educação/formação é importante; quanto mais cedo, mais períodos a receber o diferencial de salários. Não se deve esquecer a probabilidade de desemprego pois estudos têm mostrado que esta probabilidade diminui com a educação. Não esquecer o factor risco
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15Universidade da Madeira15 Ideias a reter: Educação como investimento –Custos –Benefícios Valor presente de fluxos monetários Taxa de rendibilidade da Educação
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16Universidade da Madeira16 Ideias a reter: Rendibilidade –Privada –Do Estado –Social Formação Profissional –Geral –Específica Capital Humano
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17Universidade da Madeira17 Saber distinguir: Teoria do Capital Humano da Teoria do Sinal. Benefícios privados dos benefícios sociais Benefícios monetários dos não monetários
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18Universidade da Madeira18 Saber calcular: Valor presente de um fluxo monetário simples. Saber determinar a decisão de continuar ou não os estudos por um indivíduo.
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19Universidade da Madeira19 Saber avaliar medidas públicas simples Aumento de propinas Diminuição dos impostos sobre o rendimento
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