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Indicadores da Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 RUMO À RECERTIFICAÇÃO Módulo 2 Indicadores da Qualidade
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Oceano Zacharias Físico, Matemático-esttatísitco e Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduação em Administração de Empresas no Brasil e no exterior, com ênfase em Gestão Empresarial - Qualidade, Planejamento, Custos, Produtividade e Responsabilidade Social. Habilitado em Contabilidade Gerencial de Custos. Examinador '93 do Prêmio Nacional da Qualidade. Autor de vários livros, dentre eles: “ISO 9000 – Conhecendo e Implementando”, “Responsabilidade Social – SA 8000 – ABNT NBR 16001” e “01 Minuto com Qualito – Textos de Motivação Profissional”. 2
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Somos uma Consultoria fundada em 1o./mar/93
A experiência da Quality Somos uma Consultoria fundada em 1o./mar/93 certificada pela ISO 9001 desde em “Consultoria, Auditoria e Treinamento em Gestão Empresarial” Já assessoramos mais de 1000 clientes nas áreas de Qualidade, Produtividade, Custos, Planejamento, Cargos & Salários e Responsabilidade Social e mais de 4000 em cursos e treinamentos. 3
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Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001 1. Cronograma da recertificação
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CRONOGRAMA ATIVIDADE JUL AGO SET OUT NOV DEZ TREINAMENTOS SOBRE O SGQ
REVISÃO DOS MAPEAMENTOS DOS PROCESSOS REVISÃO DOS DOCUMENTOS DOS PROCESSOS REVISÃO DOS INDICADORES DOS PROCESSOS AUDITORIAS INTERNAS AUDITORIA PARA RECERTIFICAÇÃO
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Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001 2. Eficácia
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EFICÁCIA Definições: Eficácia – extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados, alcançados. Eficiência – relação entre o resultado alcançado e os recursos utilizados.
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Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001 3. Processos
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CONTROLE Procedimentos
EFICÁCIA Eficiência PROCESSO ENTRADA Requisitos SAÍDA Produtos CONTROLE Procedimentos RECURSOS Eficácia
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Processo Atividades envolvidas num processo
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EMPRESA
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Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001 4. Indicadores
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Indicador é o carro-chefe do item a ser controlado!
CONSELHO DO QUALITO Indicador é o carro-chefe do item a ser controlado!
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Propriedades dos Indicadores
Um bom indicador tem que possuir as seguintes propriedades: Facilidade de obtenção Facilidade de compreensão Facilidade de comparação Ser importante para tomada de decisões Não ambigüidade
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Propriedades dos Indicadores
Não se mede... ... O que não muda ... O que não é administrável ... O que não serve para tomada de decisão ... Para não tomar decisão ... O que não se relaciona com a razão de ser do seu processo/departamento DADO INFORMAÇÃO
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Gráficos e estatística
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Gráfico de Indicadores
X JAN FEV MAR ABR MAI MELHOR CONTROLE REAL Problema ! DESAFIO
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“Elimine a causa, e o efeito cessará!”
CONSELHO DO QUALITO “Elimine a causa, e o efeito cessará!” Dom Quixote - Cervantes
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Estatística no Gráfico de Indicadores
CAPABILIDADE DO PROCESSO É a faixa de valores dentro da qual o processo produz quando não existem problemas ocasionais. É uma característica do processo. Limite de Controle Inferior CAPABILIDADE = 6 s LCI LCS x Limite de Controle Superior
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Capabilidade e Especificação
LEI LCI CAPABILIDADE LCS LES TOLERÂNCIA LCI LEI LCS LES CAPABILIDADE TOLERÂNCIA LCI LEI TOLERÂNCIA LES LCS CAPABILIDADE
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Capabilidade e Especificação
LEI LES LCI LCS x CAPABILIDADE = 6 s TOLERÂNCIA Cp = TOLERÂNCIA = LES - LEI CAPABILIDADE 6 s Cp PROCESSO É > 150% EXCELENTE 100 a 149% CAPAZ 76 a 99% INCAPAZ > 75% TOTALMENTE INCAPAZ
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“Diga-me como me medes que lhe direi como vou trabalhar!!!”
Indicadores... “Diga-me como me medes que lhe direi como vou trabalhar!!!”
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Quality® – Consultoria em Gestão Empresarial
Trabalhar não é “fazer coisas”, é “fazer o que agrega valor”. Tchau, muito obrigado, e votos de sucesso a todos . Quality® – Consultoria em Gestão Empresarial Tel.: (11)
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