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SEBRAETEC 2012. Ilka Midori Toyomoto Furtado Unidade de Inovação e Competitividade.

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Apresentação em tema: "SEBRAETEC 2012. Ilka Midori Toyomoto Furtado Unidade de Inovação e Competitividade."— Transcrição da apresentação:

1 SEBRAETEC 2012

2 Ilka Midori Toyomoto Furtado Unidade de Inovação e Competitividade

3 PAUTA: - SEBRAETEC - SOLUÇÕES INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

4 SEBRAETEC

5 Ser um instrumento de acesso a conhecimentos tecnológicos existentes na infra-estrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando a melhoria de processos e produtos e/ou a introdução de inovações nas empresas ou no mercado. OBJETIVO

6 Programa de Serviços Tecnológicos, que visa melhorar a capacidade competitiva das pequenas empresas. Instituições especializadas credenciadas Subsídio do SEBRAE/PR do valor do projeto Contrapartida através do Cartão BNDES OBJETIVO

7 INSTITUIÇÕES CADASTRADAS PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE/PR

8 MPE’s e Produtor Rural (CAD-PRO); Lei Geral da Micro e Pequena Empresa PÚBLICO - ALVO

9 1) SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS 2) SERVIÇOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS 3) INOVAÇÃO SEBRAETEC

10 1. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS (STB) a)Clínicas Tecnológicas b)Diagnóstico Tecnológico c)Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico Individualizado (UMATI) d)Consultoria Tecnológica

11 1. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS (STB) a)Clínicas Tecnológicas As Clínicas Tecnológicas são normalmente caracterizadas por uma palestra ou consultoria coletiva, seguida de atendimentos (consultorias) rápidos e pontuais. a)Diagnóstico Tecnológico Esta modalidade de atendimento visa realizar o Diagnóstico Operacional de Lojas – DOL, de acordo com a metodologia do SEBRAE/PR (anexo XII deste Edital). O Diagnóstico Operacional de Lojas é voltado para atender ao setor do comércio.

12 1. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS (STB) c) Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico Individualizado (UMATI) Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico Individualizado (UMATI) é um serviço de apoio tecnológico às micro e pequenas empresas prestado por meio de uma equipe técnica especializada que visita diretamente as empresas, primando pela busca da eficiência técnica de processos e produtos. As unidades móveis são adaptadas para prestar assessoria técnica e são dotadas de equipamentos laboratoriais para realizar nas empresas ensaios e análises de matérias-primas e produtos acabados.

13 1. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS (STB) d) Consultoria Tecnológica Metrologia Alimentos Seguros Normalização Design Processos produtivos Meio Ambiente Eficiência Energética Propriedade intelectual TIC

14 1. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS (STB) ITENS DE CUSTO APOIÁVEIS: Horas técnicas de consultoria até no máximo R$ 70,00 Custos de laboratórios para testes, ensaios, calibração e análises da área de metrologia, necessárias ao processo produtivo.

15 2. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS (STA) a)Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) Tema: Inovação Fornece informações técnicas ao empresário, por meio de estudos de viabilidade técnica e econômica, direcionados para a inovação. O EVTE é um estudo analítico e profundo para definir se a alternativa(s) tecnológica(s) para desenvolvimento da inovação é a mais adequada e possível de viabilizar por meio de um empreendimento.

16 2. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS (STA) b) Certificação Registra documentalmente o alcance dos níveis de qualidade e precisão definidos pelos órgãos de normalização oficiais para determinados produtos e/ou processos. Estão inclusos neste item os serviços necessários para o processo de certificação, que tenham como objetivo a obtenção da certificação (não inclui consultoria).

17 2. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS (STA) c) Consultoria para Aperfeiçoamento Tecnológico de Máquinas e Equipamentos Promove a melhoria, atualização e modernização tecnológica de máquinas e equipamentos já existentes na empresa, com vistas ao aumento de produtividade e eficiência na produção e à melhoria da qualidade do produto (bem ou serviço). Ex.: automação de máquinas.

18 Itens de custo apoiáveis: – Horas técnicas de consultoria até no máximo R$ 70,00 – Custos de laboratórios para testes, ensaios, calibração e análises da área de metrologia, necessárias ao processo produtivo. Itens de custo apoiáveis para as demandas de Certificação: – Projeto de certificação considerando auditoria, emissão de certificado, e custos necessários para realização do projeto, com valor hora máximo de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais). – Despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação para realização de despesas previstas no projeto (conforme NI 02/2001). As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação só serão pagas mediante comprovação através do Recibo de Indenização de Despesas – RID, quando for o caso, contendo os comprovantes de despesa, conforme mencionado nos itens 9.3 e 9.4 do edital. 2. SERVIÇOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS (STA)

19 3. SEBRAETEC INOVAÇÃO Concepção de novo produto ou processo de fabricação Agregação de novas funcionalidades características ao produto ou processo Implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado Projetos passam por Comissão de Análise para aprovação

20 ITENS DE CUSTO APOIÁVEIS: – Horas técnicas de consultoria – Despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação para realização de despesas previstas no projeto (conforme NI 02/2001). As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação só serão pagas mediante comprovação através do Recibo de Indenização de Despesas – RID, quando for o caso, contendo os comprovantes de despesa. 3. SEBRAETEC INOVAÇÃO

21 REGRAS DE SUBSÍDIO E CONTRAPARTIDA TIPOS DE DEMANDAS PARTICIPAÇÃO MÁXIMA DO SEBRAE Prazo de execução Contrapartida das empresas* MPE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS R$ 10.000,006 Meses Mínimo de 20% do projeto ou o valor restante SERVIÇOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS R$ 30.000,009 Meses SEBRAEtec INOVAÇÃO R$ 90.000,0012 Meses

22 REGRAS DE SUBSÍDIO E CONTRAPARTIDA Exemplo Serviços Básicos PROJETO DESIGN DE EMBALAGEM Valor total do Projeto10.000,00 Subsídio8.000,00 Contrapartida2.000,00 PROJETO CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO Valor total do Projeto15.000,00 Subsídio10.000,00 Contrapartida5.000,00

23 SEQUENCIA DE ATENDIMENTOS RESUMIDA CLIENTE SE DIRIGE AO ATENDIMENTO DO SEBRAE O CONSULTOR DO SEBRAE VERIFICA O ENQUADRAMENTO DA DEMANDA E PREENCHE TERMO DE ADESÃO O CLIENTE ESCOLHE A ENTIDADE QUE GOSTARIA QUE A ATENDESSE A DEMANDA É ENCAMINHADA PARA A ENTIDADE ESCOLHIDA A ENTIDADE ENTRA EM CONTATO COM O CLIENTE E DESENVOLVE O PLANO DE TRABALHO CLIENTE E SEBRAE APROVAM O PLANO DE TRABALHO

24 SEQUENCIA DE ATENDIMENTOS RESUMIDA AS 3 PARTES ASSINAM TERMO DE COMPROMISSO CLIENTE PAGA A 1ª PARCELA DE SUA RESPONSABILIDADE E AS DEMAIS DE ACORDO COM A FORMA DE PAGAMENTO ESCOLHIDA INICIA-SE A EXECUÇÃO DOS TRABALHOS AO FINAL DA EXECUÇÃO O CLIENTE AVALIA OS SERVIÇOS PRESTADOS CONCLUSÃO DO TRABALHO

25 EXERCÍCIO - DIVISÃO DE GRUPOS POR SETORES - LEVANTAMENTO DAS POSSIBILIDADES DE TIPOS DE SERVIÇOS DO SEBRAETEC PARA O SETOR

26 SEBRAETEC WWW.SEBRAEPR.COM.BR/SEBRAETEC

27 As instituições que desejarem se cadastrar para a prestação de serviços tecnológicos, no âmbito do programa SEBRAETEC - Serviços em Inovação e Tecnologia devem conhecer as condições e instruções contidas no Edital de Cadastramento 02/2011 do SEBRAETEC, bem como em seus anexos. O Edital está disponível em www.sebraepr.com.br/sebraetec em Cadastramento. www.sebraepr.com.br/sebraetec O cadastramento deve ser iniciado no próprio site. CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÕES

28 O Edital está aberto por tempo indeterminado. O cadastramento é específico para atendimento ao Programa Sebraetec do SEBRAE/PR. Maiores informações: www.sebraepr.com.br/sebraetec sebraetec@pr.sebrae.com.br CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÕES

29 RECURSOS SEBRAETEC - OPERAÇÃO DESCENTRALIZADA NOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS - PLANEJAMENTO DE AÇÕES SEBRAETEC

30 SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

31 Soluções para MPEs formais em ações de incentivo ao desenvolvimento tecnológico e inovação para o aumento da competitividade, adensamento tecnológico, dinamização das cadeias produtivas e incremento dos investimentos privados em PD&I Para acesso, as MPEs submetam proposta observando as condições e prazos estabelecidos em Chamada Pública específica. PAPPE Subvenção

32 A Rede de Tecnologia do Paraná - RETEC tem como missão integrar a demanda e a oferta tecnológica entre os diversos agentes econômicos, sociais e institucionais. Os serviços oferecidos são: Solicitação de informação: ( tecnológica / bibliográfica/ mercadológica); linhas de financiamento para capacitação tecnológica e pesquisa estruturada. Para acesso, o cliente se cadastra no site www.pr.retec.org.br (no link "cadastre-se"). www.pr.retec.org.br RETEC

33 O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT é uma rede de informações via Internet que fornece à empreendedores e empresas informações para auxiliar na solução de seus problemas na área de tecnologia. É um serviço prestado gratuitamente por especialistas que elaboram gratuitamente respostas rápidas para questões técnicas. Como acessar: através da Internet www.sbrt.ibict.br www.sbrt.ibict.br SBRT

34 O convênio SEBRAE/ABNT possibilita às MPEs o acesso às normas técnicas brasileiras por 1/3 do seu preço de mercado. A norma técnica auxilia na melhoria da qualidade, acesso a mercados, etc. Para acesso, a MPE precisa cadastrar-se no SEBRAE ou ser optante do SIMPLES. site http://www.abntnet.com.br/sebrae/ BÔNUS NORMA

35 Indicação Geográfica é como se convenciona chamar as indicações de procedência ou as denominações de origem de produtos comerciais. A indicação geográfica confere ao produto uma identidade própria, visto que o nome geográfico utilizado junto ao produto ou ao serviço estabelece uma ligação entre as suas características e a sua origem, criando um fator diferenciador entre este produto e os demais disponíveis no mercado. INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

36 OBRIGADA!


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