A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 34 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 34 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA
TEMA DE HOJE: AIR BAG PARTE 06 – DIAGNÓSTICO SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AIR BAG – CINTO DE SEGURANÇA.
Nesta aula veremos: AIR BAG AULA 06 – DIAGNÓSTICO

6 DIAGNÓSTICO

7 DIAGNÓSTICO O SISTEMA DE AIR BAG, POR SER DE SEGURANÇA ATIVA NO VEÍCULO, NÃO PODE FALHAR QUANDO SOLICITADO, MESMO PORQUE, EM CASOS DE ACIDENTES COM MORTE, PODE SER SOLICITADO UMA PERÍCIA PARA INDICAR SE HOUVE OU NÃO DISPARO DO SISTEMA E O PORQUÊ DESTE FUNCIONAMENTO IRREGULAR.

8 ECU COM REGISTROS

9 OS REGISTROS A ECU DO SISTEMA DE AIR BAG, POSSUI REGISTROS EM SUA MEMÓRIA COM INDICATIVOS DE PROGRAMAÇÃO, QUANDO POSSÍVEL, MAS PRINCIPALMENTE DE SEU STATUS DE FUNCIONAMENTO. SEMPRE QUE O SISTEMA ESTÁ EXCLUSO POR ALGUMA FALHA, A MESMA FICA REGISTRADA.

10 COMPONENTES DO SISTEMA

11 FUNCIONAMENTO AO SER LIGADA A IGNIÇÃO, A ECU DO SISTEMA FAZ UM CONTROLE DE LEITURA DOS COMPONENTES DO AIR BAG, CINTOS COM PRÉ TENSIONADORES, LÂMPADA DE ANOMALIA E SUA MEMÓRIA DE FALHAS. PARA ESTA FUNÇÃO, BASTA A ECU RECEBER DE VOLTA SINAIS ENVIADOS EM SEUS ELEMENTOS CONTROLADOS.

12 SELEÇÃO DO DIAGNÓSTICO

13 IDENTIFICAÇÃO AS FALHAS IDENTIFICADAS FICAM REGISTRADAS EM SUA MEMÓRIA NÃO VOLÁTIL, QUE NÃO É APAGADA SE DESLIGANDO A BATERIA, APENAS VIA SCANNER É POSSÍVEL FAZER O DIAGNÓSTICO E APAGAR A MEMÓRIA DO SISTEMA. HÁ CARROS MAIS ANTIGOS, QUE AINDA HÁ CÓDIGO DE PISCADAS EM SISTEMAS DE AIR BAG.

14 DICA ASSIM COMO NA INJEÇÃO ELETRÔNICA, HÁ MUITOS SISTEMAS E FABRICANTES DE AIR BAG, E NA MAIORIA DAS VEZES TEMOS EM UMA MESMA LINHA DE VEÍCULOS VÁRIOS FORNECEDORES E LÓGICO, PROGRAMAS DE SCANNER DIFERENTES. NO BRASIL, O DIAGNÓSTICO EM AIR BAG É MUITO RESTRITO EM ALGUNS SISTEMAS.

15

16 CONECTOR DE DIAGNOSE EM VEÍCULOS COM PADRÃO OBD OU EOBD DE COMUNICAÇÃO, A COMUNICAÇÃO COM O AIR BAG ESTÁ UNIFICADA. O MAIOR PROBLEMA NESTA LEITURA É EM SISTEMAS MAIS ANTIGOS, ONDE O CONECTOR PARA LIGAR AO SCANNER ESTÁ PRÓXIMO À ECU DO AIR BAG. A SELEÇÃO DO SISTEMA TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE.

17 SELEÇÃO DO VEÍCULO

18 MEMÓRIA QUANDO OCORRE UM IMPACTO OU MESMO, UMA FORTE DESACELERAÇÃO A ECU DO SISTEMA DE AIR BAG ACIONA AS BOLSAS DE AR E TAMBÉM O CINTO COM PRÉ TENSIONADOR, ESTES DADOS FICAM REGISTRADOS PARA FUTURO DIAGNÓSTICO E POSSÍVEIS PERÍCIAS, OU SEJA, ESTES DADOS FICAM REGISTRADOS NA ECU.

19 LÂMPADA DE ANOMALIA

20 DETALHES DE SEGURADORAS
AS SEGURADORAS DE VEÍCULOS, ESTÃO, CADA VEZ MAIS ATENTAS SE O VEÍCULO POSSUI OU NÃO AIR BAG E AINDA SE O MESMO ESTÁ OU NÃO EM FUNCIONAMENTO, POR CONTA DO ALTO CUSTO QUE O SISTEMA TEM EM CASOS DE ACIONAMENTO. CASO EXISTA IRREGULARIDADE COM LÂMPADA ACESA, O SEGURO DO VEÍCULO PODE NÃO SER ACEITO.

21 APÓS DISPARO

22 PERGUNTA MESMO SEM A ALIMENTAÇÃO DA BATERIA A ECU DO BAG MANTÉM OS CÓDIGOS DE FALHAS ?

23 RESPOSTA SIM. ESTE RESET DA MEMÓRIA SÓ PODE SER FEITO VIA SCANNER.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 36 ELÉTRICA E ELETRÔNICA AIR BAG PARTE 07 CONSIDERAÇÕES FINAIS Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 34 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google