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Arcádia Lusitana.

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Apresentação em tema: "Arcádia Lusitana."— Transcrição da apresentação:

1 Arcádia Lusitana

2 Princípios Gerais Estéticos do Arcadismo
Condenação absoluta do cultismo e do conceptismo. Aceitação do conceito aristotélico da Arte (a Arte é imitação da Natureza). Sentido de equilíbrio e proporção na obra literária. Exposição simples e natural dos assuntos, evitando perífrases e chamando às coisas pelo seu nome. Necessidade da imitação dos antigos, mas só no que têm de bom. Prestou-se culto especial a Homero, Píndaro, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes; a Horácio, Virgílio e Terêncio; a Camões, Ferreira e Diogo Bernardes. Condenação da rima. Aceitação da crítica construtiva como se fora um conselho amigo. A crítica era instituição oficial da Arcádia. Para a fazer, elegiam-se dois censores e dois árbitros. Reconhecimento da finalidade morigeradora da obra literária.

3 Questão Coimbrã   Nos primeiros anos do terceiro quartel do séc. XIX, após a longa crise da implantação do liberalismo em Portugal e sua adaptação à estrutura histórica do país, o Romantismo português propriamente dito já tinha dado quanto dele se podia esperar.

4 Depois da morte de Garrett (v
Depois da morte de Garrett (v.) – intuição superior, descobridora de todos os elementos essenciais do génio lusitano –, a insurgência inerente ao movimento romântico personificara-se em Herculano (v.), cuja obra foi «a primeira tentativa de uma história crítica de Portugal». Mas a rebeldia por ele representada desapareceu com a sua retirada para Vale de Lobos. Ficara, pois, Castilho (v.), em redor do qual se agruparam em Lisboa as hostes ultra-românticas.

5 Castilho, porém, era exactamente o contrário dum rebelde
Castilho, porém, era exactamente o contrário dum rebelde. Grande purista, mestre do idioma, dotado de escassa imaginação criadora, nunca fora realmente romântico, embora seja em regra mencionado como terceiro mentor do movimento. Formado na dissolução do neoclassicismo arcádico, que nunca abandonou, encarnava uma peculiar adaptação das formas externas do Romantismo a um espírito pseudo-clássico.

6 Fórmula esta que chegara nessa altura a entronizar-se como gosto oficial do constitucionalismo. Era ele, pois, o obstáculo com que havia de tropeçar a nova rebeldia da geração intelectual que por volta de 1865 se estava formando em Coimbra. Esta geração já desde 1861 vinha dando provas do seu pendor para a rebeldia à disciplina universitária com ruidos os tumultos, irreverências e revoltas – que indicavam claramente a inconformidade da juventude académica com os valores oficiais da sociedade em que vivia.

7 A chamada «Questão de Coimbra» ou do «Bom senso e Bom gosto» foi a primeira manifestação importante dessa mocidade, conhecida hoje nos manuais pelos nomes de «Geração», «Escola» ou «Dissidência de Coimbra»


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