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PROJETO DE PESQUISA DO PROBLEMA À HIPÓTESE.

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Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA DO PROBLEMA À HIPÓTESE."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA DO PROBLEMA À HIPÓTESE

2 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Hipótese hypó + thésis Debaixo de, Proposição
sob Proposição tese o que está suposto tese em suspeição

3 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Hipótese:
propõe uma solução para o problema levantado pelo pesquisador; constitui uma interpretação provisória; “é uma tentativa de explicação através de uma suposição ou conjectura verossímil destinada a ser provada pela comprovação dos fatos”; sua função é sugerir explicações a certos fatos e orientar a pesquisa de outros; estabelece o nexo entre a teoria e a realidade; introduz coordenação na análise e orienta na escolha dos dados.

4 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Hipótese:
Para transformar-se em guia de pesquisa, a hipótese deve: estar formulada com clareza; estar relacionada com um corpo teórico; ter um referencial empírico; ser específica; ter relação com as técnicas disponíveis. Artigo: Turismo rural como estratégia para desenvolvimento do interior do Brasil Hipótese: o turismo rural configura uma alternativa econômica para as áreas rurais menos desenvolvidas, possibilitando o seu desenvolvimento e a criação de novos empregos.

5 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Tipos de Hipóteses
Casuísticas – referem-se a um caso único – pesquisa histórica. Ex. Parati foi fundada antes de Mariana; Sobre freqüência de acontecimentos – Os cariocas de alta renda viajam à Disney com mais freqüência do que os gaúchos; Sobre relação de associação – O fluxo turístico nas serras gaúchas aumenta no inverno; Com estabelecimento de relação dependência – - relação de causalidade – O câncer pulmonar é causado pelo fumo; - *relações assimétricas – a ocorrência de um fenômeno depende da influência de outros. * mais comuns na área de turismo

6 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Tipos de Hipóteses
Tipos de Relações Assimétricas: Relações entre estímulo e resposta – A facilidade de acesso à região dos lagos (RJ) provoca o aumento da demanda turística; Associação entre uma disposição e uma resposta – Pessoas agitadas manifestam preferência por turismo em Nova Iorque; Associação entre uma propriedade e uma disposição – Pessoas idosas tendem a preferir o turismo em estações de águas; Relação imanente entre duas variáveis – Existe correlação entre o aumento da criminalidade no Rio de Janeiro e a baixa ocupação dos hotéis no período de carnaval; Relação entre meios e fins – O desenvolvimento de um pólo turístico está associado às facilidades de transporte.

7 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Fontes de Hipótese Observação;
Resultado de outras pesquisas; Analogias; Intuição; Teorias; Conhecimento pessoal

8 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Características da Hipótese
Ser operacionalmente definida; Ter consistência lógica; Ser passível de verificação ; Ser simples; Ter relevância; Ser clara; Ter especificidade; Permitir generalizações; Não envolver julgamento de valor

9 DO PROBLEMA À HIPÓTESE VARIÁVEIS
São unidades racionais de análise que podem assumir valores variados. Característica ou propriedade que varia entre pessoas ou conjuntos. Ex: idade, sexo, poder de consumo... São os elementos decompostos da hipótese constituídos de características, propriedades ou elementos verificáveis, relacionados com a solução do problema, aptos a permitirem a objetivação do conhecimento, segundo sua capacidade de relação com a problemática proposta. 

10 DO PROBLEMA À HIPÓTESE VARIÁVEIS Podem se classificar em:
Independente – característica ou propriedade que se supõe ser a causa do fenômeno estudado; Dependente – valores (fatos, fenômenos) a serem explicados ou descobertos, em virtude de serem influenciados, determinados ou afetados pela variável independente; Controle - fator, fenômeno ou propriedade que o investigador neutraliza ou anula propositadamente em uma pesquisa, com a finalidade de impedir a sua interferência na relação causa-efeito.

11 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Indicadores
São subdivisões das variáveis e possibilitam a medição para a comprovação empírica destas por meio da construção de números índices. Ex.: poder aquisitivo Alto Médio Baixo Quando os conceitos fazem referências a fenômenos complexos é preciso criar dimensões (categorias) que especifiquem o conceito e permitam mensurações. Ex.: qualidade de serviço

12 DO PROBLEMA À HIPÓTESE Exemplo de categorias
Classificação de restaurantes a partir da visão do consumidor: um estudo etnográfico Autoria: Carla Fernanda Barros A partir de um trabalho de campo realizado no Centro do Rio de Janeiro, elaborou-se uma classificação que compreende três grandes categorias de restaurantes (“Valor da Tradição, “Comida Urbana Brasileira” , “Oásis” ) As observações oriundas do estudo revelam de que maneira os hábitos de consumo, nesse contexto, expressam um esquema classificatório que distingue pessoas e modos de vida, e evidenciam determinados aspectos da cultura brasileira, como a tendência à personalização das relações.

13 DO PROBLEMA À HIPÓTESE 1. Identificar as variáveis independentes e dependentes: A oportunidade de abrir um negócio, no setor hoteleiro, deslumbra a muitos, mas o despreparo de capacitação gerencial, em especial, contribuem pra sua baixa competitividade e alto índice de mortalidade de empresas. O turismo, com seus benefícios diretos e indiretos, apresenta-se como alternativa viável e importante para o desenvolvimento socioeconômico do país. O desconhecimento do marketing eletrônico das ferramentas da Tecnologia da Informação e Turismo acarreta perda de clientes e de receitas para o setor hoteleiro da cidade do Rio de Janeiro. A satisfação e irritabilidade são as principais respostas afetivas suscitadas nos internautas quando eles se deparam com os diversos portais turísticos na web brasileira. Os hábitos de consumo expressam um esquema classificatório que distingue pessoas e modos de vida, e evidenciam determinados aspectos da cultura brasileira, como a tendência à personalização das relações.

14 DO PROBLEMA À HIPÓTESE 2. A partir do tema: Formação de imagem internacional do País Levante um problema Formule uma hipótese No texto seguinte, identificar a provável hipótese de trabalho e redigi-la em termos experimentais. De acordo com Dolabela (1996, p.47), “todos os estudos concordam que os empreendedores são mais comumente os filhos mais velhos em suas famílias. As chances de ser um primeiro filho são em torno de 40%. Contudo, empreendedores tendem a ser filhos mais velhos quase 60% do tempo.” * *A Trajetória dos Pequenos Negócios do Ramo de Turismo na Região de Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG) - um estudo sobre o mito ou a realidade do processo de empreendedorismo. Autoria: Hélvio de Avellar Teixeira Fonte; ENAPAD (2001)


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