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Qualidade de Software Aula 4

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Apresentação em tema: "Qualidade de Software Aula 4"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de Software Aula 4
Fabiano Gonçalves dos Santos

2 Evolução do conceito de qualidade de software
Foco Aspectos Desenvolvedor Inicio: Qualidade = Funcionar 2º momento: Qualidade = Confiabilidade 3º momento: Qualidade incorpora outros aspectos Cliente Percepção da Qualidade Pacotes de Software Tecnologia Deixou de ser diferencial (todos) Passa a atributo de Qualidade, como por exemplo :interface 2

3 Visões da qualidade Usuário Interesse: Qualidade de Uso e desempenho
Interesse nas medidas externas As funções estão disponíveis? Software é confiável? É eficiente? Fácil de usar? Fácil para mudar de ambiente? Características construtivas não interessam © Lightkeeper | Dreamstime.com 3

4 Visões da qualidade Desenvolvedor
Coerente com expectativas dos usuários (requisitos e aceitação) Interesse nas medidas internas (técnicas) Qualidade de produtos intermediários (documentos, modelos e diagramas) © Warenemy | Dreamstime.com; © Skyfotostock | Dreamstime.com 4

5 Visões da Qualidade Gerente de Desenvolvimento
Medida global da qualidade Qualidade x Prazo x Custos Qualidade do processo. © Dmitriy Shironosov | Dreamstime.com 5

6 NBR ISO/IEC 9126 (Produto) Qualidade é: “totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas“ As 2 necessidades subsidiam as validações e verificações (como testes) Explícitas (externas) = condições em que produto deve ser usado, objetivos, funções,desempenho esperado (depende de especificações de requisitos). Implícitas (internas) = Não estão especificados nos requisitos, mas são características obvias e fundamentais 6

7 NBR ISO/IEC 9126 (Produto) Define Características e sub-características que definem um MODELO de qualidade Não apresenta métricas para características de qualidade. Propõe que cada empresa use as próprias Qualidades explícitas (externas) = métricas externas ou seja medições baseadas nas necessidades dos usuários (produto final) Qualidades implícitas (internas) = métricas internas (produtos intermediários) Qualidades de uso = Visão de qualidade que o usuário tem do software 7

8 NBR ISO/IEC 9126 (Produto) Modelo de QUALIDADE da norma é composto de 2 partes: A qualidade do produto deve ser avaliado segundo um modelo definido. O modelo deve ser usado para estabelecer metas de qualidade do SW e produtos intermediários Público alvo: desenvolvimento SW, Adquirentes, Equipe de qualidade e Avaliadores 8

9 A qualidade do produto de software pode ser avaliada pela medição:
NBR ISO/IEC 9126 (Produto) dos atributos internos (tipicamente medidas estáticas de produtos intermediários); A qualidade do produto de software pode ser avaliada pela medição: dos atributos externos (tipicamente medidas do comportamento do código quando executado); O objetivo é que o produto tenha o efeito desejado em um contexto particular de uso. dos atributos de qualidade em uso. 9

10 Modelo de Qualidade NBR ISO/IEC 9126
9126-1 Características Externas 9126-2 Internas 9126-3 Características de Qualidade de uso 9126-4 Quando executado Durante o desenvolvimento Utilização do software Instrumentos necessários para realizar uma avaliação Como medir qualitativamente e quantitativamente a qualidade 10

11 Métricas do Modelo de Qualidade NBR ISO/IEC 9126
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12 O que a norma entende como característica?
Especificidades Funcionalidade Ser adequado aos requisitos Confiabilidade Manter o nível de desempenho Usabilidade Ser de fácil uso. Sem esforço Manutenibilidade Esforço para modificações Portabilidade Ser transferido de ambiente Eficiência Uso otimizado de recusrsos. 12

13 O que a norma entende como Qualidade em uso?
Característica Especificidades Eficácia Permitir que usuário atinja sua meta com acuracia e completude Produtividade Permitir que os usuários empreguem a quantidade apropriada de recursos em relação a eficácia obtida Segurança Apresentar níveis aceitáveis de riscos Satisfação Satisfazer os usuários. 13

14 Princípios do Modelo de Qualidade NBR ISO/IEC 9126
Qualidade do Processo Contribui para a melhoria da qualidade do produto Contribui para a melhoria da qualidade do uso 14

15 Métricas do Modelo de Qualidade NBR ISO/IEC 9126
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16 NBR ISO/IEC 12119 (Pacote) Atual NBR ISO/IEC 25051)
A norma estabelece conjunto de: 1. Estabelece os requisitos de qualidade de um software tipo pacote. 2. Fornece instruções para testá-lo, com base nos requisitos. Escopo: Pacotes oferecidos ao mercado. Compreendem os processadores de texto, planilhas, BDs, softwares gráficos, programas para funções administrativas, técnicas ou científicas e programas utilitários 16

17 NBR ISO/IEC (Pacote) Esta Norma não trata de processos de produção de software (tampouco atividades e produtos intermediários, por exemplo especificações); O sistema de qualidade do produtor (tratado, por exemplo, na NBR ISO 9001) está fora do escopo desta 17

18 NBR ISO/IEC (Pacote) Pacotes de software conjunto completo e documentado de programas fornecidos a diversos usuários para uma aplicação ou função genérica. (SW de prateleira). 18

19 NBR ISO/IEC 12119 (Pacote) ISO/IEC 12119 Requisitos de qualidade
Pré-requisitos de testes Descrição do produto Documentação do usuário Programas e dados Atividades de testes Registros de testes Relatórios de testes Teste de acompanhamento Instruções para testes 19

20 NBR ISO/IEC 12119 (Pacote) Os requisitos de qualidade incluem que:
A descrição do produto Documentação do usuário; Documentação do produto e dados necessários ao seu funcionamento Um pacote de software está em conformidade com esta Norma se atende a todos aos requisitos acima. 20

21 NBR ISO/IEC 12119 (Pacote) Pré-requisitos para teste:
Deve ser considerada a presença de itens de produto; de sistema necessário e treinamento quando mencionado na descrição do produto Atividades de teste: Testar se estão de acordo com os requisitos de qualidade tais como a descrição do produto, a documentação do usuário, e os programas de dados Registro de teste: Deve conter informações suficientes para permitir a repetição do teste como a elaboração do plano de teste, casos de teste, registros de resultados com falhas e/ou sucessos e por fim, a identificação de pessoas envolvidas Relatório de teste: Contém a descrição do produto, o hardware e software usado no teste, os documentos usados, os resultados dos testes (descrições, documentação, programas e dados), a lista de não conformidades dos requisitos, a lista de não conformidades de recomendações e as datas dos inícios e término do teste 21

22 Qualidade de Software Atividade 4
Fabiano Gonçalves dos Santos

23 O que é um pacote de software?

24 O que é um pacote de software?
Trata-se de um produto de software que envolve um conjunto completo e documentado de programas fornecidos a diversos usuários para uma aplicação ou função genérica. Um pacote de software envolve todos os componentes do produto disponíveis aos usuários, tais como documentação, manual de instruções e guia de instalação.


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