Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Administração 2°semestre - Aula 1
Introdução à Sistemas de Informação
2
O que é um sistema? "Um sistema é um conjunto de partes coordenadas
para realizar um conjunto de finalidades". SISTEMA ENTRADAS SAÍDAS
3
Razões para existência de um sistema:
Qual o objetivo do sistema? Ex:Uma Padaria - produzir pães e comercializá-los: Transformar insumos em um novo produto Satisfazer as necessidades dos clientes Tornar a relação custo x beneficio favorável para gerar lucro e crescimento da empresa Vender outros produtos
4
Etapas da execução de sistemas:
ENTRADAS: São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos. SAÍDAS: São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim. PROCESSOS INTERNOS: São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as ações realizadas pelos componentes do sistema na transformação das entradas e saídas. FEEDBACK: É o retorno dado sobre as saídas produzidas pelo sistema sobre as entradas do mesmo. É a avaliação da qualidade do produto do sistema. A realimentação deve ser continua, para que se tenha certeza da evolução dirigida do sistema, garantindo seu desenvolvimento no sentido de adaptação as necessidades.
5
Exemplos: ENTRADAS SAÍDAS UNIVERSIDADE Vestibulandos, Professores,
Administradores, Livros, Equipamentos Profissionais, Resultados de pesquisas, Consultorias Ensino, Pesquisa, Serviços
6
Exemplos: ENTRADAS SAÍDAS FABRICA DE BICICLETAS Armações, Componentes,
Operários Bicicletas Solda, Montagem, Marketing
7
O que é um sistema de Informação?
• O que são dados? Podemos compreender como "fatos conhecidos" que podem ser armazenados e que possuem um significado implícito. • O que são informações? Uma coleção de dados interrelacionados, representando informações úteis sobre um domínio específico.
8
Sistemas de Informação
"Um sistema de informação é uma coleção de unidades funcionais que interagem entre si, trocando informações de acordo com regras pré-estabelecidas.” G. Richter
9
Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
10
Vantagens de um sistema de Informação:
As partes trabalham juntas visando um objetivo em comum; O objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações; Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informação; Maior estabilidade; Maior segurança de acesso à informação;
11
Importante: Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente
computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações. Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Atualmente um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.
12
A importância dos Sistemas de Informação nas Empresas
Um dos grandes desafios dos Sistemas de Informação é assegurar a qualidade e agilidade da informação, imprescindível para as corporações e seus gestores.
13
Sistema de Informação nas Empresas:
À escala das organizações, a informação é um fator decisivo na gestão; Quanto mais fiável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência; Alcançar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informação. O acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para o aumento da capacidade concorrência e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado tão competitivo. As vantagens competitivas são agora obtidas através da utilização de redes de comunicação e sistemas informáticos que interrelacionam empresas, clientes e fornecedores.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.