A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
Helena Lopes Unidade de Orientação e Integração - FEUP

2

3 “Como entrevistados somos, em primeiro lugar, vendedores
“Como entrevistados somos, em primeiro lugar, vendedores. O produto que vamos vender somos nós próprios, e as qualidades dos produtos são as nossas experiências, capacidades e personalidade”. (Medley, 1984 p. 22)

4 Entrevista de Selecção
A entrevista é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si (entrevistador/s e entrevistado/s). Chiavenato (2000) A definição de entrevista pode ser algo como uma comunicação bilateral em que uma das partes se procura informar dos conhecimentos, motivações e sentimentos da outra parte.

5 Na entrevista Uma entrevista dá a oportunidade de revelar outros aspectos para além do que está no currículo, de acentuar as capacidades de comunicação, a autoconfiança, a energia, a criatividade que permitirão ao entrevistador formar uma imagem favorável do candidato.

6 Tipos de Entrevista Entrevista em grupo Entrevista individual
de stress social em painel Entrevista telefónica Entrevista em grupo Entrevista orientada

7 Objectivos do Candidato com a Entrevista
Promover os seus serviços; Fazer valer as suas competências; Verificar se o posto de trabalho corresponde aos seus interesses; “Convencer” o empregador a admiti-lo na sua empresa.

8 Preparar a entrevista Roupas e Higiene
Pontualidade (telefonar a confirmar hora e local) Fazer o trajecto antes Não chegar cedo demais…

9 Entrevistado - Preparação da Entrevista
Identificação da empresa e do entrevistador; Pesquisa do ramo de actividade da empresa: tempo existência; volume de negócio; n.º de efectivos; localização, cultura ... Cardoso (2000)

10 Obter Informações acerca da Empresa
Leitura da imprensa especializada; Contacto com a rede de conhecimentos; Pesquisa na internet; Pesquisa nas agências de emprego. É igualmente importante recolher informação acerca do entrevistador (nome, grau académico e função na empresa). Se possível, claro.

11 Factores Chave a ter em conta numa Entrevista
Domínio total do CV; Domínio das competências profissionais e dos seus pontos fortes e menos fortes; Domínio de todas as referências sobre o posto de trabalho; Domínio do seu projecto profissional. Cardoso (2000)

12 Estratégias a seguir pelo Candidato para a Entrevista
Preparar cada uma das rubricas do CV Fazer simulações dos diferentes estilos de entrevista com amigos e/ ou familiares Preparar respostas para as perguntas que são habitualmente colocadas nestas entrevistas Cardoso (2000)

13 O Esquema da Entrevista- perspectiva candidato Brown e Brandreth (1987)
Aperto de mão e cumprimento Conversa de carácter geral Breve resumo de si próprio Breve abordagem ao seu meio e situação familiar Passado educacional e habilitações Porque muda de emprego ou porque é que se candidata àquele preciso emprego

14 O Esquema da Entrevista perspectiva o candidato Brown e Brandreth (1987)
Que tipo de emprego deseja Uma apreciação sobre o emprego em oferta e/ ou a empresa em questão Termos e condições Oportunidades do candidato fazer perguntas adicionais Despedidas e agradecimentos

15 Atitudes a assumir/evitar
Crie uma imagem positiva Dirija-se de forma agradável Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme Sente-se apenas quando lhe derem indicação para o fazer Evite fumar durante a entrevista Não olhe para o relógio Evite falar de outros candidatos Proibido: mastigar pastilha elástica Não corte a palavra ao entrevistador

16 Atitudes a assumir ao longo da Entrevista
Sente-se direito na cadeira, mãos colocadas sobre a mesa, nos apoios laterais da cadeira ou sobre os joelhos – mas evite uma postura rígida (??)Seja honesto e verdadeiro e evite a falsa modéstia ou a arrogância Evite gesticular em demasia, baixar a cabeça, fixar os olhos na mesa,cruzar os braços, apoiar a cabeça com a mão e tapar a boca

17 Atitudes a assumir ao longo da Entrevista
Ao sair, cumprimente da mesma forma o entrevistador, com um aperto de mão e não se esqueça de agradecer a entrevista, dirigindo-se-lhe pelo seu nome e título académico O salário segundo alguns autores é um assunto que deve ser abordado pelo entrevistador. Só deve fazer referência ao salário quando tiver indícios da intenção e interesse em ser contratado

18 Auto-Avaliação da actuação após a Entrevista
Fixar os aspectos positivos e corrigir, em futuras entrevistas, os que não correram bem Após cada entrevista deverá registar e reflectir a avaliação que faz da sua prestação em comparação com os comportamentos sugeridos Cardoso (2000)

19 Guião da entrevista Fale-me de si ou dê-se-me a conhecer Que competências adquiriu ao longo do seu percurso profissional Quais as actividades mais relevantes em que participou? Qual o seu estilo de trabalho? Porque se candidatou a este emprego? Quais os seus projectos no curto e médio prazo? Quais os seus pontos fortes e menos fortes? Quais as razões porque devo contratá-lo? Quais as condições remuneratórias que pretende? Como ocupa os seus tempos livres? Esteve envolvido em algum tipo de actividades escolares? Se sim, quais?

20


Carregar ppt "A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google