A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA."— Transcrição da apresentação:

1 11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA

2 Relembremos a Análise Custo- Benefício 1 = valor da acção 2 = valor da alternativa que é prejudicada (custo de oportunidade) Se 1 > 2 deve tomar a acção. Se 2 > 1 não deve tomar a acção.

3 Será que já ter vindo até à Universidade influencia a sua decisão de assistir à aula? Pense no seguinte exemplo: Um amigo seu, à entrada da aula, diz-lhe que tem uma história muito interessante para lhe contar e que você deve ir com ele para o café para conversarem. Segue-se a pergunta acima.

4 Os benefícios (o valor de conhecer a história) são independentes de estar ou não na Universidade. O custo (o valor de perder uma aula) não depende de já estar na Universidade Logo … por estranho que pareça, na Economia pensamos que esta decisão não depende de já ter chegado à Universidade.

5 Algumas questões: Afinal temos muito ou pouco Estado? Porque é que o Estado deve intervir na Economia? Porque é que o Estado deve financiar o Ensino Superior? Mercados e Governo

6 O Fluxo Circular da Economia

7 Mercados Dos Factores –Terra Renda –Capital juros –Trabalho e Capital Humano salários Dos Produtos –Da Banana –Dos Automóveis –Do Café –Da Educação –…–…

8 Mas o que é um mercado? Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. – Mercado dos Lavradores no Funchal – Bolsa de Valores de Nova Iorque

9 E o preço para que serve? Tudo tem um preço - quem compra valoriza o bem mais do que o preço e o vendedor valoriza mais o preço do que bem. Os preços servem como sinais para os consumidores e produtores.

10 Como funciona o mercado? “De um lado” temos a procura – conjunto de agentes que deseja comprar “Do outro lado” temos a oferta – conjunto de agentes que deseja vender

11 Se a procura é maior que a oferta o preço sobe Se a procura é menor que a oferta o preço desce. Quando é que param os movimentos dos preços?

12 Equilíbrio no Mercado Quando a um dado preço a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

13 O mercado resolve os três problemas da Economia O que produzir? - o que os consumidores desejam comprar Como produzir? - de modo eficiente para terem maiores lucros Para quem produzir? - resultado dos mercados de factores.

14 A Economia de Adam Smith Adam Smith (1723 - 1790) - '' A Riqueza das Nações'' (1776) - a ideia de uma mão invisível.

15 Nota importante: Não confundir dinheiro (moeda) - meio de troca – com capital - factor de produção produzido (durável).

16 Então porquê existir Estado (Governo)? Será que faz sentido cada qual construir a sua própria estrada? Ter a sua segurança privada? Ter a sua estratégia de defesa em caso de guerra? Ter a sua política de combater a poluição? Bens Públicos

17 O barulho do meu vizinho incomoda- me. O fumo do tabaco da mesa ao lado incomoda-me. A população ter maior educação satisfaz-me…. Externalidades

18 Só existe um fornecedor de gás numa região, logo ele pode cobrar preços muito elevados… Promoção da concorrência e aumento da eficiência

19 Existem famílias cujos os factores de produção não são valorizados no mercado, logo têm rendimentos muito baixos. Os desempregados… Promove a equidade

20 A economia está em recessão. A inflação é muito alta… Promove o crescimento e a estabilidade macroeconómica.

21 Uma aplicação ao financiamento do Ensino Superior Artigo publicado no Diário de Notícias em Junho de 2003 Artigo publicado no Diário de Notícias em Junho de 2003


Carregar ppt "11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google