A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Profissão provém do latim professione o substantivo professio “ação de fazer profissão de” (Cícero) Esse o conceito de profissão, representava “trabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros”. A expressão ofício emprega-se para expressar profissão e provém do latim officiu, como derivativo de officina, que significava loja, fábrica, laboratório, escola, em suma, lugar onde se atendia ou servia alguém . Trabalho enquanto tripálium.

2 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
A profissão tem pois, além de sua utilidade para o indivíduo, uma rara expressão social e moral. É pela profissão que o indivíduo se destaca e se realiza plenamente, provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligência, comprovando sua personalidade para vencer obstáculos. Através do exercício profissional, consegue o homem elevar seu nível moral. É na profissão que o homem pode ser útil à sua comunidade e nela se eleva e destaca, na prática dessa solidariedade orgânica.

3 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
O conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior . A profissão que pode enobrecer pela ação correta e competente, pode também, ensejar a desmoralização, através da conduta inconveniente com a quebra de princípios éticos.

4 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Julgamento da conduta ética na classe Estabelecido um código de ética, para uma classe, cada indivíduo a ele passa a subordinar-se, sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido de fiscalizar o exercício profissional

5 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Assegura-se ao transgressor todas as formas de defesa em direito permito e em julgamento se consideram todas as atenuantes e agravantes. O tribunal de ética, composto de pessoas eleitas pela maioria das classes, funciona como um júri e atribui aos faltosos diversas modalidades de penas: as simples advertências até a mais rigorosa, que é a de cassar o direito do exercício profissional. Tais práticas visam exercer o poder coercitivo dos órgãos de classe sobre os componentes desta que não se ajustam às normas estabelecidas. Derivam-se apurações de irregularidades, que são originadas de trabalho de fiscalização ou de denuncias.

6 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
O valor social da profissão

7 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
O processo de reconhecimento social e profissional de saberes dos trabalhadores está centrado no atendimento de suas necessidades, das mais individuais às mais coletivas, Pressupõe ações que visam ampliar o máximo possível a educação destes trabalhadores. Neste sentido, ela é diametralmente oposta aos modelos que centram a formação profissional nas demandas dos processos produtivos ou da organização do trabalho, estruturados pelo “saber”, o “saber fazer” e o “saber ser”. Dimensões que transferem aos indivíduos a responsabilidade pelo suprimento das necessidades produtivas em detrimento das suas próprias necessidades.

8 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
BASES FILOSÓFICAS DOS CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL A ética é um dos conceitos filosóficos mais essenciais do pensamento humano e, talvez, o mais esquecido na atual sociedade individualista e consumista. Ela deve ser caracterizada e sempre presente nas reflexões que buscam atingir o significado profundo de alguma questão. Pois sintetiza a evolução do conhecimento através de uma análise criteriosa e avaliativa do pensamento humano em direção a um melhor entendimento do mundo.

9 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Para que um Código de Ética Profissional seja organizado, é preciso, preliminarmente, que se trace a sua base filosófica. Tal base deve estribar-se nas virtudes exigíveis a serem respeitadas no exercício da profissão, e em geral abrange as relações com os clientes, os colegas, a classe e a nação. As virtudes básicas são comuns a todos os códigos. As virtudes específicas de cada profissão representam as variações entre os diversos estatutos éticos

10 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Preocupa-se em estudar e regular o relacionamento do profissional com seus clientes, visando à dignidade humana e à construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua atividade. Quando se fala de ética profissional, geralmente, se refere ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão, apoiando em estatutos e códigos específicos .

11 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
A ética é imprescindível ao profissional, porque, nas ações humanas, o fazer e o agir estão interligados. O primeiro – fazer - diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão; O segundo - agir- à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

12 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
VIRTUDES PROFISSIONAIS A primeira virtude é o zelo, aqui descrito parte de uma responsabilidade individual e tem inicio na relação do profissional e seu objeto de trabalho. A honestidade apresenta-se como um elemento decisivo na relação profissional, uma vez que traduz a confiança depositada por terceiros a alguém

13 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
O sigilo profissional aparece por assim dizer como uma reserva essencial para que o zelo e a honestidade encontrem no sigilo uma aliada essencial na manutenção do vinculo profissional e objeto. A virtude da competência resume de forma convincente a relação das virtudes citadas anteriormente.

14 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa como fundamentais para a formação de recursos humanos . Perseverança Compreensão Humildade Imparcialidade Otimismo Prudência Coragem

15 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL EMPRESARIAL
Cada organização estabelece um sistema de valores, explícito ou não, para que haja uma homogeneidade na forma de conduzir questões específicas e relativas a seus stakeholder, ou seja, todos os públicos que de forma , direta ou indireta contribuem para o bom desempenho da empresa: acionistas ou proprietários, empregados, clientes, fornecedores e distribuidores, concorrentes, governantes e membros da comunidade em que está inserida a empresa.

16 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
PECULIARIDADES EM UM CÓDIGO DE ÉTICA: Dependem de diversos fatores, todos ligados à forma como a profissão se desempenha, ao nível de conhecimento que exige, ao ambiente em que é executada entre outros.

17 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ÉTICA PROFISSIONAL
a competitividade as mudanças no ritmo da economia têm afetado, de forma marcante, o comportamento do homem que é atingido pela ação direta das mais diferentes tendências que ocorrem no âmbito de sua atuação, sendo alvo portanto, de desgastes físicos e psicológicos tendo de resistir às pressões, buscando força em sua auto-estima fundamentada em valores éticos que impulsionam a um permanente processo de revitalização das energias para suportar os desafios.


Carregar ppt "CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google