A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS"— Transcrição da apresentação:

1 CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
INTRODUÇÃO: Para dar suporte à aplicação de Auditorias Ambientais são necessárias diretrizes sobre os critérios de qualificação para auditores ambientais. Os auditores internos devem ter o mesmo nivel de competência que os auditores externos. Podem não atender e isso ocorre devido: -Tamanho, natureza, complexidade e impactos ambientais da organização. -Baixo nível de desenvolvimento de conhecimento especializado e experiência pertinente.

2 EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL
É recomendado que os auditores tenham completado, pelo menos, a educação secundária ou equivalente. Os auditores devem ser detentores de experiência profissional apropriada , que contribua para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em alguns ou todos os seguintes tópicos: 1) Ciência e tecnologia ambiental. 2) Aspectos técnicos e ambientais da operação de instalações. 3) Requisitos aplicáveis de leis e regulamentos ambientais e documentos relacionados.

3 EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL
4) Sistema de gestão ambiental e normas em relação às quais as auditorias podem ser conduzidas. 5) Procedimentos, processos e técnicas de auditoria. É recomendado que os auditores tenham apenas completado a educação secundária, ou equivalente, possuam no mínimo cinco anos de experiência profissional apropriada. É recomendado que os auditores que obtiveram um diploma, tenham no mínimo quatro anos de experiência profissional apropriada.

4 Treinamento de auditores
Além dos critérios descritos no item “Educação e Experiência Profissional”, os auditores tenham completado treinamento, tanto formal quanto em campo, para desenvolver competência na execução de auditorias ambientais. Tal treinamento pode ser provido pela própria organização do auditor ou por um organismo externo. É recomendado que a competência adquirida através de treinamento seja demonstrada por meios adequados (Anexo A).

5 EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL treinamento formal
O escopo do treinamento formal deve ser: 1) Ciência e tecnologia ambientais. 2) Aspectos técnicos e ambientais da operação de instalações. 3) Requisitos aplicáveis de leis e regulamentos ambientais e documentos relacionados. 4) Sistemas de gestão ambiental e normas em relação às quais as auditorias podem ser conduzidas. 5) Procedimentos, processos e técnicas de auditoria. O treinamento formal, em uma ou mais das áreas mencionadas acima, pode ser dispensada, se o candidato se submeter a exames.

6 EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL treinamento em campo
É recomendado que o auditor tenha completado um período de treinamento em campo equivalente a 20 dias de trabalho em auditoria ambiental, em pelo menos 4 auditorias ambientais. É recomendado que esse treinamento inclua o envolvimento em todo processo de auditoria, sob a supervisão e orientação de um auditor lider. É recomendado que este treinamento ocorra em um período não superior a três anos consecutivos

7 ATRIBUTOS E HABILIDADES PESSOAIS
Os auditores devem possuir atributos e habilidades pessoais que incluem, mas não se limitem a: 1) Capacidade de expressar claramente conceitos e idéias, escritas ou oralmente. 2) Habilidades de relacionamento que contribuam para a execução eficaz e eficiente da auditoria, tais como diplomacia, tato e capacidade de escutar. 3) Capacidade de manter suficiente independência e objetividade, que permita cumprir com as responsabilidades de auditor.

8 ATRIBUTOS E HABILIDADES PESSOAIS
4) Habilidades de organização pessoal, necessárias para a execução eficaz e eficiente da auditoria. 5) Capacidade de fazer julgamentos fundamentados, com bases em evidências objetivas. 6) Capacidade de reagir, com sensibilidade, às convenções e cultura do pais ou da região em que a auditoria estiver sendo realizada.

9 AUDITOR LIDER O AUDITOR LIDER DEVE DEMONSTRAR PROFUNDA COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DE SEUS ATRIBUTOS E HABILIDADES PESSOAIS NECESSÁRIOS PARA ASSEGURAR UMA GESTÃO E LIDERANÇA EFICAZ E EFICIENTE DO PROCESSO DE AUDITORIA, E QUE ATENDA AO SEGUINTES CRITÉRIOS ADICIONAIS: - Ter participado em processos completos de auditoria , por um período adicional total equivalente a 15 dias de trabalho em auditoria ambiental, em pelo menos três auditorias ambientais completas;

10 AUDITOR LIDER - Ter participado na função de auditor líder, sob a supervisão e orientação de um auditor líder, em pelo menos uma das três auditorias mencionadas anteriormente. - Ter demonstrado atributos e habilidades para a gestão do programa de auditoria ou outros, por meio de entrevistas, observação, referências e/ou avaliações do seu desempenho em auditorias ambientais feitas segundo programas de garantia da qualidade. Obs: Esses critérios adicionais para auditor líder devem ser atendidos dentro de um período não superior a tres anos consecutivos.

11 MANUTENÇÃO DA COMPETÊNCIA
O auditores devem manter suas competências, assegurando a atualização de seus conhecimentos sobre: 1) Aspectos de ciência e tecnologias ambientais pertinentes. 2) Aspectos técnicos e ambientais apropriados da operação de instalações; 3) Requisitos aplicáveis de leis e regulamentos ambientais e documentos relacionados.

12 MANUTENÇÃO DA COMPETÊNCIA
4) Sistema de gestão ambiental e normas em relação às quais as auditorias podem ser conduzidas. 5) Processos, procedimentos e técnicas de auditoria; É recomendado que eles assegurem a atualização de sua experiência na condução de auditorias e que participem de cursos de atualização, conforme necessário.

13 profissionalismo É RECOMENDADO QUE OS AUDITORES DEMONSTREM O DEVIDO ZELO PROFISSIONAL, CONFORME ESTABELECIDO NA ISO E SIGAM UM CÓDIGO DE ÉTICA APROPRIADO.

14 Idioma É recomendado que o auditor não participe de uma auditoria sem o devido suporte, quando não tiver capacidade de se comunicar com fluência no idioma necessário ao desempenho de suas responsabilidades; Tal suporte, quando necessário, deverá ser obtido de alguém que possua as habilidades lingüisticas necessárias e que não esteja sujeito a pressões que possam afetar a realização da auditoria.


Carregar ppt "CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google