Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLarissa Interiano Alterado mais de 11 anos atrás
1
Lisboa, 5 de Janeiro de 2009 PATRIMÓNIO GENÉTICO Sumário Breve revisão de conceitos já abordados: monoibridismo e segregação factorial. Correcção da ficha formativa realizada na aula anterior. Exercícios de aplicação sobre cruzamentos-teste. Transmissão de características hereditárias Professora estagiária Margarida Flores Martins
2
Património genético Professora estagiária Margarida Flores Martins Era o segundo de três filhos de um casal de camponeses. Foi um aluno brilhante, revelando capacidades promissoras, contudo as condicionantes económicas levá-lo-iam a ingressar numa ordem religiosa aos 21 anos. Entrou num mosteiro da Ordem de Santo em 1843, situado em Brunn, onde tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Foi professor de ciências naturais, tendo dedicado grande parte do seu tempo ao cruzamento de inúmeras espécies, feijões, chicória, bocas-de-dragão e principalmente cultivadas na horta do mosteiro. Mendel começou por estudar a existência de características, tais como a das flores e a sua transmissão às gerações seguintes. Era o segundo de três filhos de um casal de camponeses. Foi um aluno brilhante, revelando capacidades promissoras, contudo as condicionantes económicas levá-lo-iam a ingressar numa ordem religiosa aos 21 anos. Entrou num mosteiro da Ordem de Santo em 1843, situado em Brunn, onde tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Foi professor de ciências naturais, tendo dedicado grande parte do seu tempo ao cruzamento de inúmeras espécies, feijões, chicória, bocas-de-dragão e principalmente cultivadas na horta do mosteiro. Mendel começou por estudar a existência de características, tais como a das flores e a sua transmissão às gerações seguintes. Agostinho ervilhas cor
3
Nos seus estudos Mendel seleccionou características,características constantes e discretas), contrariamente aos da época que privilegiavam pequenas nas características contínuas. Na época em que Mendel desenvolveu as suas pesquisas já era conhecido o facto de a união de um com um originava um novo ser. No entanto, a existência de como suporte da informação genética, bem como os fenómenos e permaneciam ainda desconhecidos. Para tentar compreender os mecanismos de das características hereditárias, Mendel propôs a existência de hereditários, uma espécie de entidades abstractas que eram responsáveis pela manifestação de determinada Nos seus trabalhos Mendel teve o cuidado de utilizar,ou seja, plantas que, quando são, originam uma descendência igual entre si e igual aos seus progenitores, relativamente a uma determinada característica. Deste modo, Gregor Mendel debruçou-se, sobre o modo de transmissão de sete características da espécie Nos seus estudos Mendel seleccionou características,características constantes e discretas), contrariamente aos da época que privilegiavam pequenas nas características contínuas. Na época em que Mendel desenvolveu as suas pesquisas já era conhecido o facto de a união de um com um originava um novo ser. No entanto, a existência de como suporte da informação genética, bem como os fenómenos e permaneciam ainda desconhecidos. Para tentar compreender os mecanismos de das características hereditárias, Mendel propôs a existência de hereditários, uma espécie de entidades abstractas que eram responsáveis pela manifestação de determinada Nos seus trabalhos Mendel teve o cuidado de utilizar,ou seja, plantas que, quando são, originam uma descendência igual entre si e igual aos seus progenitores, relativamente a uma determinada característica. Deste modo, Gregor Mendel debruçou-se, sobre o modo de transmissão de sete características da espécie Património genético descontínuas Naturalistas variações Gâmeta femininoGâmeta masclino cromossomas meiosemitose transmissão factores característica. linhas puras autopolinizadas Pisum sativum.
4
Após obter linhas puras, Mendel efectuou cruzamentos,em que cada indivíduo, envolvido no, apresentava uma forma antagónica para a característica em estudo. Um dos aspectos importantes no trabalho de Mendel e a razão pela qual escolheu este material biológico é o facto de poder controlar a. Por um lado, as flores das ervilheiras possuem estames e carpelos, permitindo a,fenómeno que é muito importante no controlo experimental uma vez que impede cruzamentos com, permitindo ter certeza que os resultados obtidos são. Por outro lado, a fecundação das ervilheiras pode ser realizada de forma controlada, através de Deste modo, realizou cruzamentos. Neste tipo de cruzamento uma variedade era usada algumas vezes como produtora de e outras vezes, como progenitora feminina. Assim, se o progenitor feminino tinha uma determinada característica, por exemplo, sementes lisas e o progenitor a característica contrastante, sementes,Mendel cruzou também progenitores femininos de sementes com um progenitor de sementes lisas. Após obter linhas puras, Mendel efectuou cruzamentos,em que cada indivíduo, envolvido no, apresentava uma forma antagónica para a característica em estudo. Um dos aspectos importantes no trabalho de Mendel e a razão pela qual escolheu este material biológico é o facto de poder controlar a. Por um lado, as flores das ervilheiras possuem estames e carpelos, permitindo a,fenómeno que é muito importante no controlo experimental uma vez que impede cruzamentos com, permitindo ter certeza que os resultados obtidos são. Por outro lado, a fecundação das ervilheiras pode ser realizada de forma controlada, através de Deste modo, realizou cruzamentos. Neste tipo de cruzamento uma variedade era usada algumas vezes como produtora de e outras vezes, como progenitora feminina. Assim, se o progenitor feminino tinha uma determinada característica, por exemplo, sementes lisas e o progenitor a característica contrastante, sementes,Mendel cruzou também progenitores femininos de sementes com um progenitor de sementes lisas. Património genético parentais cruzamento polinização autopolinização outras plantas fiáveis polinização cruzada artificial. recíprocos pólen masculino rugosas masculino
5
No seu primeiro cruzamento Mendel recorreu à polinização As sementes colhidas nas plantas resultantes do seu primeiro cruzamento eram todas.Semeou então estas sementes que deram origem a plantas adultas. Esta geração filial designa-se por ou de primeira geração. Deixou então que os híbridos se e recolheu as sementes, que eram e outras.Estas sementes (7324) constituíam a geração. Das 7324 ervilhas, 5474 eram lisas e 1850 eram rugosas. Perante os resultados obtidos, Gregor Mendel formulou algumas hipóteses, nomeadamente, que existem dois alternativos (ou variantes) que informam para cada carácter, que para cada carácter, um organismo herda factores, um de cada,que se os dois factores são antagónicos, um é e é totalmente responsável pelo aspecto manifestado, enquanto o outro, chamado,não interfere com a do indivíduo. No seu primeiro cruzamento Mendel recorreu à polinização As sementes colhidas nas plantas resultantes do seu primeiro cruzamento eram todas.Semeou então estas sementes que deram origem a plantas adultas. Esta geração filial designa-se por ou de primeira geração. Deixou então que os híbridos se e recolheu as sementes, que eram e outras.Estas sementes (7324) constituíam a geração. Das 7324 ervilhas, 5474 eram lisas e 1850 eram rugosas. Perante os resultados obtidos, Gregor Mendel formulou algumas hipóteses, nomeadamente, que existem dois alternativos (ou variantes) que informam para cada carácter, que para cada carácter, um organismo herda factores, um de cada,que se os dois factores são antagónicos, um é e é totalmente responsável pelo aspecto manifestado, enquanto o outro, chamado,não interfere com a do indivíduo. Património genético artificial. lisas F1 Híbridos autopolinizassem lisasrugosas F2 factores dois progenitor dominante recessivo aparência
6
Durante a formação dos os factores separam-se, de tal forma que cada gâmeta contém apenas um factor de cada par. __ Este principio é conhecido como principio da __________ ______________ ou primeira Lei de Mendel. Alguns conceitos formulados por Mendel são actualmente reinterpretados pela comunidade científica, através de uma nova linguagem e de novas ideias. Os factores considerados por Mendel responsáveis pela transmissão das características hereditárias correspondem aos ________, segmentos da molécula de _____ ; O local do cromossoma ocupado por um gene, isto é, a localização física do gene é designado locus_. Assim, por exemplo, o carácter forma da semente é determinado por dois que se encontram num mesmo local correspondente (locus) em cromossomas ________ ; Cada organismo possui uma constituição genética própria, da qual dependem as suas características. O conjunto de todos os __________ de um indivíduo constitui seu ____ ___ _. O _é a porção da molécula de DNA que se expressa numa determinada característica. Os genótipos possíveis seriam: Durante a formação dos os factores separam-se, de tal forma que cada gâmeta contém apenas um factor de cada par. __ Este principio é conhecido como principio da __________ ______________ ou primeira Lei de Mendel. Alguns conceitos formulados por Mendel são actualmente reinterpretados pela comunidade científica, através de uma nova linguagem e de novas ideias. Os factores considerados por Mendel responsáveis pela transmissão das características hereditárias correspondem aos ________, segmentos da molécula de _____ ; O local do cromossoma ocupado por um gene, isto é, a localização física do gene é designado locus_. Assim, por exemplo, o carácter forma da semente é determinado por dois que se encontram num mesmo local correspondente (locus) em cromossomas ________ ; Cada organismo possui uma constituição genética própria, da qual dependem as suas características. O conjunto de todos os __________ de um indivíduo constitui seu ____ ___ _. O _é a porção da molécula de DNA que se expressa numa determinada característica. Os genótipos possíveis seriam: Património genético gâmetas Segregação factorial genes ADN locus alelos homólogos gene Património genético cromossoma AABB AbBb aabb
7
A observação de um determinado genótipo é responsável pelo carácter observável ou ________. Considera-se fenótipo as características anatómicas, fisiológicas e bioquímicas que são ___________no indivíduo. Quando, relativamente a um par de genes, estes são idênticos, diz-se que o indivíduo é genotipicamente ______________. Todos os seus gâmetas, relativamente aos genes considerados são idênticos sob o ponto de vista genético. Se relativamente a um par de genes, estes forem diferentes, o indivíduo é _______________ e origina gâmetas portadores uns de uma forma alélica e outros de outra forma alélica. A observação de um determinado genótipo é responsável pelo carácter observável ou ________. Considera-se fenótipo as características anatómicas, fisiológicas e bioquímicas que são ___________no indivíduo. Quando, relativamente a um par de genes, estes são idênticos, diz-se que o indivíduo é genotipicamente ______________. Todos os seus gâmetas, relativamente aos genes considerados são idênticos sob o ponto de vista genético. Se relativamente a um par de genes, estes forem diferentes, o indivíduo é _______________ e origina gâmetas portadores uns de uma forma alélica e outros de outra forma alélica. Património genético dominante homozigótico heterozigótico visíveis
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.