A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Ética e Exercício da Profissão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Ética e Exercício da Profissão"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Ética e Exercício da Profissão
Profa. Me Camila Mantoani

2 Ementa Objetivos gerais
A disciplina de Ética e Exercício da Profissão busca fornecer elementos para a capacitação para a tomada de decisão ética-legal no exercício da profissão. Objetivos gerais Ser capaz de construir significados a partir da abordagem nos fundamentos da ética, caracterizar as responsabilidades profissionais, destacando a questão da autonomia e dos dilemas éticos da profissão

3 Objetivos específicos
Conhecer os fundamentos da ética e discutir seus principais conceitos; Conhecer as distinções entre ética e moral; Compreender a utilização do Código de Ética; Reconhecer dilemas éticos e legais; Conhecer as responsabilidades éticas; Diferenciar as diversas entidades representativas da enfermagem e suas finalidades; Construir conhecimentos de ética, deontologia e bioética; Construir o saber em enfermagem respeitando os princípios da ética e bioética; Discutir dilemas éticos: aborto, eutanásia, transplante, planejamento familiar, reprodução e engenharia genética. Conhecer os aspectos éticos e legais na pesquisa de enfermagem; Conhecer as diretrizes da Comissão de Ética de Enfermagem.

4 Cronograma da disciplina
DATA CONTEÚDO 09/02 Apresentação da proposta pedagógica da disciplina Apresentação do cronograma da disciplina, métodos de avaliação, divisão dos grupos para os seminários/trabalhos AULA 1: Fundamentos da Ética 23/02 AULA 2: Ética e Moral 02/03 AULA 3: Ética profissional 09/03 AULA 4: Lei do Exercício Profissional 16/03 AULA 5: Responsabilidades Ética e Legal do Profissional de Enfermagem 23/03 AULA 6: Órgãos Regulamentadores da Enfermagem no Brasil 30/03 NP1

5 AULA 11: Comissão de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
06/04 AULA 7: Bioética 13/04 AULA 8: Autonomia, privacidade e confidencialidade. As Práticas Institucionalizadas e o Desenvolvimento da Enfermagem 27/04 AULA 9: Atuação Ética e Legal do Enfermeiro em Ações do Cotidiano - SEMINÁRIOS 04/05 AULA 10: Atuação Ética e Legal do Enfermeiro em Ações do Cotidiano - SEMINÁRIOS 11/05 AULA 11: Comissão de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos 18/05 AULA 12: Comissão de Ética de Enfermagem 25/05 NP2 01/06 Devolutiva NP2 08/06 SUBSTITUTIVA 15/06 EXAME 22/06 Finalização

6 Referências bibliográficas
OGUISSO T, SHIMDT MJ. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. São Paulo: LTR, 2007. CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM – COREN. Principais legislações para o exercício da enfermagem. São Paulo: COREN, 2007. BELLINO F. Fundamentos da bioética:aspectos antropológicos, ontológicos e morais. São Paulo: EDUSC, 1997.

7 AULA 1: Fundamentos da Ética

8 Fundamentos da Ética Como devo agir perante os outros?
Como devo agir como enfermeiro perante dilemas em relação ao paciente?

9 Com o surgimento de tecnologias... Surgem dilemas na enfermagem...

10

11

12 Enfermagem = cuidar! Cuidar = zelo, atenção e se concretiza no contexto das relações pessoais. Cuidamos quando estabelecemos relações de respeito à autonomia, à individualidade e aos direitos dos seres humanos.

13 Fundamentos da Ética A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Tentativas iniciais para definir ética na enfermagem concentraram-se primariamente na ética da virtude.

14 Fundamentos da Ética Porém, na era moderna, a ética da enfermagem tem analisado mais as obrigações dos enfermeiros. Por exemplo, a importância de respeitar os direitos humanos na enfermagem está escrito explicitamente no Conselho Internacional de Enfermeiros.

15 Fundamentos da Ética O foco da ética da enfermagem é o desenvolvimento de uma relação enfermeiro- paciente. Teoria da enfermagem: busca uma relação colaborativa do enfermeiro com o paciente. Tópicos que dão ênfase ao respeito para autonomia e a manutenção da dignidade do paciente através da advocacia da possibilidade de escolhas por parte do paciente.

16 O que é ética? Ethos = significa “caráter”.
Comportamento humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas é adquirido ou conquistado por hábito. (VAZQUEZ)

17 O que é ética? É um ramo da filosofia que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.

18 Objetivo da ética Procurar e estabelecer as razões que justificam o que deve ser feito e não o que pode ser feito. Dever é diferente de poder!

19 História da ética na enfermagem
Ética faz parte do currículo desde 1923; Ética na enfermagem hoje: o atual código de ética não se preocupa em colocar parâmetros abstratos para serem seguidos, mas valores que sejam redigidos a partir de uma realidade.

20 Papel do profissional de enfermagem
Tem que ter compromisso com a dignidade da pessoa; Respeitar os direitos humanos; Reconhecer o seu papel no processo de transformação social, inclusive nos serviços de saúde oferecidos a população.

21 Fundamentos da Ética Consciência moral; Valores = vontade e escolhas;
Autonomia e Liberdade; Responsabilidade e Verdade.

22 Consciência Moral Capacidade para deliberar diante das alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação.

23 Valores Fundamentos motores do agir humano: dão a dinâmica do agir;
Nossas ações, objetivos, são voltadas em cima dos valores que temos. São aspirações básicas do ser humano: o que a pessoa valoriza; algo que vale a pena lutar, viver ou até morrer.

24 Autonomia e liberdade O papel dos enfermeiros é o de permitir que pacientes possam tomar decisões sobre seu próprio tratamento. Entre outros temas, esta advocacia permite que o paciente tome decisões consentidas frente ao enfermeiro, bem como a outros profissionais da área da saúde. Decisões: incapacitação ou doença mental. Um jeito de manter autonomia em casos de incapacitação é o uso de uma declaração antecipada de vontade, e portanto, evitando paternalismo.

25 Responsabilidade e verdade
Responsabilidade = assumir as consequências de seus atos; Verdade = ser honesto; contar a verdade em interações com o paciente.

26 Fim... E vamos para mais uma aula!


Carregar ppt "Disciplina: Ética e Exercício da Profissão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google