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Administração de Logística e Materiais

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Apresentação em tema: "Administração de Logística e Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Logística e Materiais
Aquisição de Recursos Materiais

2 São comprados regularmente e constituem os estoques da empresa.
Recursos Materiais São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração dos seus produtos ou itens acabados que compra para a venda. São comprados regularmente e constituem os estoques da empresa.

3 Classificação Materiais auxiliares, indiretos ou não produtivos: não se incorporam ao produto final. Óleo de corte, materiais de escritório, itens de manutenção. Materiais direto, produtivos, matéria-prima: produtos que se incorporam ao produto final, incluindo os de embalagem.

4 Classificação Produtos em processo são os materiais que estão em processo de fabricação. Produtos acabados são os materiais sob a forma de produto final. Itens para revenda.

5 Procedimentos de compras
Sistema gerencial que determina quais os procedimentos operacionais devem ser seguidos no processo de compras.

6 Procedimentos de compras
Sistema de compras a três cotações Sistema de preço objetivo Duas ou mais aprovações Documentação complementar

7 Sistema de compras a três cotações
A partir de um número mínimo de cotações estimular os fornecedores a ofertarem boas vantagens. Para agilizar o sistema a qualificação dos fornecedores é importante. As cotações devem ser feitas informando quais as condições desejadas pela empresa aos fornecedores. Em alguns casos sistemas próprios devem ser elaborados para a compra como para produtos de alto custo e que impactam nos fatores estratégicos de desempenho.

8 Formulário de Cotação

9 Sistema de preço objetivo
Permite a empresa o conhecimento prévio do preço de um bem, auxiliando na decisão do comprador. O comprador deve saber o preço e o custo do produto que está comprando. O preço é o valor que o fornecedor solicita e o custo é o quando ele gastou para fabricar o produto. O comprador deve ter conhecimento dos custos dos produtos que a empresa adquiri para saber se o preço solicitado é objetivo.

10 Sistema de preço objetivo
O controle de preços pode ser executado em centros de custos da empresa, permitindo informação real aos comprador. Ao buscar o preço objetivo o comprador deve objetivar a redução de custos. Se um produto é avaliado pelo controle de custos em $150,00 preço menor é redução de custos. Outras reduções de custos podem ser condições de pagamento, aumento do prazo de validade do produto, aumento da qualidade do produto, entregas imediatas, fretes.

11 Controle das Reduções de Custos

12 Controle das Reduções de Custos
São considerados como reduções de custos: redução no preço obtido na cotação, as condições de pagamento, os descontos especiais, padronização de materiais, substituição de materiais, embalagens, transportes. Esse controle permite ao departamento de compras ser visto como um centro de lucros.

13 Atividade de Acompanhamento 9
O que é um recurso? Quais os tipos de recursos materiais? Explique o que significa preço objetivo? Porque a área de compras deve controlar as reduções de custo? Qual a importância da cotação?

14 Duas ou mais aprovações
No mínimo duas pessoas devem estar envolvidas em cada decisão da escolha do fornecedor. Isto estabelece uma defesa dos interesses da empresa e dos fornecedores. Por fim, outra pessoa poderá dar continuidade na negociação.

15 Documentos de compras O departamento de compras deve utilizar formulários adequados para documentação e sistematização dos procedimentos internos visando a obtenção de informações para a gestão da área. A documentação do processo de compras permite sua auditória e a implantação de melhorias

16 Solicitação de compras
Documento utilizado pelas unidades organizacionais da empresa para indicarem a necessidade de aquisição de um produto. Documento que dá a autorização para o comprador iniciar o processo de compra.

17 Solicitação de compras

18 Solicitação de compras

19 Pedido de Compra Contrato formal entre empresa e fornecedor devendo representar fielmente todas as condições em que foi feita a negociação. O pedido de compra tem força de contrato e a sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições estipuladas, tais como: qualidade, quantidade, prazo de entregas, prazos de pagamento, preço, local de entrega e outros.

20 Pedido de Compra

21 O setor emite o pedido de compra e faz o follow-up.
Fluxograma de compras A unidade organizacional envia a solicitação de compras que é analisada pelo setor de compras que verifica a autonomia do solicitante. O setor efetua as cotações, recebe as propostas, analisa-as e julga qual a melhor e negocia com fornecedor preços e condições de pagamento. O setor emite o pedido de compra e faz o follow-up. O setor de compras recebe a mercadoria e solicita o pagamento ao fornecedor.

22 Atividade de Acompanhamento 10
Quais os motivos para duas aprovações? Quais os dados básicos de uma solicitação de compras? Quais os dados básicos de um pedido de compras? Quais mudanças você efetuaria no fluxograma de compras?

23 Referências Bibliográficas
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, 2009. MARTINS, Petrônio Garcia. ALT, Paulo Renato Campos: Administração de Materias e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva 2000.


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