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CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO.

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1 CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO

2 7.1 DESENVOLVER A INOVAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO

3 A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS
JÁ VIMOS ALGUNS EXEMPLOS: # Identificação de sinais do mercado #Análise da adquação estratégica dos projectos # Decisões sobre continuidade dos projectos # Preparação do lançamento no mercado # Revisão e aprendizagem com os projectos

4 A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS
OUTRAS VERTENTES RELEVANTES # Processos de comunicação interna # Processos de relacionamento externo # Obtenção de tecnologia externa # Processos de renovação organizacional

5 IDENTIFICAÇÃO DOS SINAIS DO MERCADO
Definir as fronteiras do mercado Compreender a dinâmica do mercado Trend-spotting Acompanhar tendências tecnológicas Technological and marketing forecasting

6 RELACIONAMENTOS INTERNOS E EXTERNOS
Aprender com os outros Envolver os stakeholders Envolver os elementos internos Comunicação e ligações Mistakes management

7 ROTINAS E FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Rotinas de apoio à análise estratégica Rotinas de apoio à escolha estratégica Gestão da carteira de projectos Elaborar argumentação estratégica Estabelecer coalições Rotinas de apoio ao acompanhamento da estratégia

8 ROTINAS E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
A EMPRESA NÃO É UMA ILHA : A IMPORTÂNCIA DA OBTENÇÃO DE CONHECIMENTOS NO EXTERIOR CONHECIMENTOS EXTERNOS E REJUVENESCIMENTO DA EMPRESA PROJECTOS DE COOPERAÇÃO E PARTILHA DE CONHECIMENTOS

9 MECANISMOS DE OBTENÇÃO DE TECNOLOGIA (1)
Mobilização de conhecimento tácito Actividades formais de I&D Reverse engineering Espionagem industrial Investigação sob contrato Cooperação em I&D

10 MECANISMOS DE OBTENÇÃO DE TECNOLOGIA (2)
6. Aquisição de tecnologia 7. Contratos de licença 8. Joint-Ventures 9. Aquisição de empresas ATENÇÃO: Os mecanismos a utilizar dependem dos objectivos estratégicos e da base de conhecimento e competências das empresas em causa

11 VIAS DE ACESSO A NOVAS TECNOLOGIAS
Fonte: Roberts & Berry (1978)

12 AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM PME PORTUGUESAS
A competência interna em matéria de projecto e de engenharia de produto, constitui um elemento fundamental no processo de desenvolvimento de produtos A engenharia do produto tem um papel importante no reforço da posição competitiva das empresas, em três planos: (1) elevação das quotas de mercado; (2) entrada em segmentos de mercado mais exigentes; e (3) transição de situações de dependência para estratégias de especialista de produto O recurso das empresas estudadas a contratos de transferência de tecnologia tem sido limitado A aquisição e o desenvolvimento de tecnologias estão fortemente condicionados pela inserção externa das empresas Fonte: Simões (1997)

13 7.2 TRABALHO EM EQUIPA, CRIATIVIDADE E MELHORIA CONTÍNUA

14 TRABALHO EM EQUIPA Equpas de projecto: da corrida de estafetas à equipa de raguebi Equipas de produção Colaboração inter-funcional Equipas inter-culturais Equipas virtuais

15 ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE
Informalidade e abertura Aceitação do erro Experimentação Heterodoxia Ultrapassar fronteiras

16 MELHORIA CONTÍNUA Kaizen: a lógica japonesa
Benchmarking: a utilização de referências como indutor de melhoria A melhoria contínua exige o envolvimento de todos

17 7.3 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

18 APRENDIZAGEM Processo de reforço de competências e capacidades destinado a tornar mais eficazes as acções da organização Dimensões { Cognitiva Comportamental

19 APRENDIZAGEM / DESAPRENDIZAGEM
O SABER OCUPA LUGAR Para aprender novos conceitos e comportamentos é muitas vezes indispensável esquecer os antigos

20 APRENDIZAGEM INDIVIDUAL VERSUS ORGANIZACIONAL
Relações entre Individuos, Grupos e Organização Aprendizagem Intra- e Inter-organizacional

21 RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM
Learning by doing ( Arrow ) Learning by using ( Rosenberg ) Learning by interacting ( Lundvall ) Learning by failing ( Maidique & Zirger ) Learning before doing ( Pisano ) Learning by searching ( Malerba ) Learning to learn ( Stiglitz )


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