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Educação Anti-Missionária

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Apresentação em tema: "Educação Anti-Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Anti-Missionária
Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Lição Anti-Missionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Education Virtual Yeshiva of the Messiah Truth Project, Inc. [O artigo discutido nesta apresentação - ] Copyright © Uri Yosef 2011 for the Messiah Truth Project, Inc. Tradução: Renato Santos Grun Todos os direitos reservados Educação Anti-Missionária 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

2 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?
Introdução O Livro de Isaías contém quatro passagens comumente conhecido como os Cânticos do Servo: 1. Isaías 42: Isaías 49: Isaías 50: Isaías 52:13-53:12. O Quarto Cântico do Servo, comumente chamada "Isaías 53“, é um dos mais importantes "textos-prova" na visão messiânica cristã em que o "Servo Sofredor" é identificado como Jesus. O Novo Testamento, com suas muitas referências a "Isaías 53", provê para cristãos um registro do cumprimento da profecia de um Messias, seu eventual retorno, triunfo e glória sofrendo e morrendo. É interessante notar que, enquanto a maioria dos cristãos aceitam este ponto de vista em "Isaías 53", nem todos aderem a ele. Na seguinte série de lições o Quarto Cântico do Servo será submetida a uma análise rigorosa pela aplicação de uma metodologia bem conhecida e amplamente utilizada a partir do domínio da investigação e da pesquisa - o Método Científico - que será adaptado para se adequar ao processo. No primeiro conjunto de lições o Método Científico será usado para testar a validade da perspectiva judaica de "Isaías 53". Num conjunto subsequente de lições a mesma metodologia será utilizada para testar a validade da interpretação Cristã. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

3 O Método Científico Observação Coletando, registrando e organizando
O método científico é uma metodologia comumente utilizada pelos pesquisadores para Investigação de fenômenos nas ciências naturais, física e social, e em outras disciplinas também. A metodologia consiste em quatro etapas principais: * A Fase de Aplicação não será utilizado na análise de "Is 53", uma vez obtidos os resultados aqui aplicam-se apenas a essa situação específica e, ao contrário da investigação científica, estes podem não ser geralmente aplicado para alargar o âmbito do estudo. Observação Coletando, registrando e organizando dados/observações Generalização Formulando uma hipótese a partir dos dados/observações coletados Verificação Testando a validade da hipótese para ver se ela representa uma lei científica Usando a lei científica para prever, com certeza, uma ampla gama de informações Aplicação* 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

4 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?
Segmento 1 – Isaías 52:13-15 A tradução da versão King James apresenta indicações para passagens cruzadas no Novo Testamento. Essas referências são retiradas da New American Standard Bible (NASB). No entanto, as passagens correspondentes abaixo da tabela são citados a partir das traduções em língua portuguesa para consistência. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

5 Coletando, registrando e organizando dados
No primeiro segmento de "Isaías 53", o profeta, falando por D’us, descreve um servo não identificado. O termo hebraico עַבְדִּי (avDI), meu servo, na abertura do verso deste segmento indica que este servo anônimo é um servo de D’us, constituindo o primeiro elemento de dados recolhidos e registados nesta fase: De um ponto de vista estatístico, uma amostra de uma observação é inadequada para a realização de qualquer tipo de análise significativa. Isto também é verdade aqui e, portanto, antes de podermos avançar para a próxima fase do Método Científico, elementos de dados adicionais são necessários. Fase de Observação 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

6 Coletando, registrando e organizando dados (continação)
Todas as ocorrências na Bíblia Hebraica da expressão עַבְדִּי se referem especificamente a um servo de D’us são mostrados na tabela abaixo. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

7 Coletando, registrando e organizando dados (continação)
Extraindo os "dados úteis" dos "dados brutos" na tabela: - 1ª iteração – Selecione as 13 ocorrências de עַבְדִּי no Livro de Isaías - 2ª iteração – Concentre-se na área que inclui os 4 Cânticos do Servo, a saber: Capítulos 41-54 Resultados: - 4 casos não especificam ninguém: Isaías 42:1,19, 52:13, 53:11 - 1 caso não explicita o nome Israel mas o contexto indica inequivocamente que a referência é a Israel: Isaías 43:10 - 8 casos explicitam o nome Israel: Isaías 41:8,9, 44:1,2,21(2x), 45:4, 49:3 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

8 Coletando, registrando e organizando dados (continação)
Os 9 casos em que Israel é identificado como servo de D’us forma uma amostra estatisticamente válida de "dados" Esta amostra leva a um segundo elemento de dados.: Um terceiro e último elemento de dados é obtido através do estudo dos dois capítulos adjacentes ao Quarto Cântico do Servo - Isaías 52:1-12 e Isaías 54 - e observando que o seu assunto é, indiscutivelmente, a restaurada e redimida [nação] Israel: 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

9 Formulando uma hipótese a partir dos dados recolhidos
Revendo os elementos de dados: Formulando a hipótese: O que acontece depois? Nossa hipótese é apenas uma identificação preliminar do servo como Israel. Esta explicação proposta deve agora ser testada, o que irá ser feito na fase seguinte do Método Científico. Fase de Generalização Hipótese: Israel é o servo no Quarto Cântico do Servo. (“Isaías 53”) 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

10 Testando a Hipótese: Segmento 1
Fase de Verificação Obs: Embora Isaías tenha escrito o texto e seja seu narrador, os 15 versos do Quarto Cântico do Servo compreendem realmente mais do que uma "voz". Portanto, é extremamente importante identificar que "voz" é representada, ou seja, quem “fala” em cada um dos versos ao longo da análise. Quem está falando? O “eu lírico” é de D’us Qual é a mensagem? O Servo de D’us, Israel, será exaltado - um evento que causará espanto entre as nações. [O uso do substantivo no singular e os verbos não é um problema, já que Isaías se refere a Israel tanto em termos singular e plural em outros lugares.] Pergunta:  Israel (como servo de D’us) se encaixa em Isaías 52:13? Resposta : SIM! 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

11 Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação)
Quem está falando? O “eu lírico” é de D’us Qual é a mensagem? Esta é a forma como as nações habitualmente desprezaram Israel, pessoas que foram consideradas como sendo desfiguradas e "sub-humanas", povo cujo D’us não estava com eles. Pergunta:  Israel (como servo de D’us) se encaixa em Isaías 52:14? Resposta : SIM! 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

12 Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação)
Quem está falando? O “eu lírico” é de D’us Qual é a mensagem? Ao final, quando Israel prospera e toma o seu lugar no plano de D’us, ele irá causar muita surpresa e espanto entre as nações. Eles se surpreenderão ao ver que Israel é o único que será exaltado afinal. A intensidade da surpresa que essas nações irão experimentar não só irá assustá-los, irá deixá-los assombrados. Eles perceberão eventos que antes estavam além da sua imaginação, e perceberão que eles estavam errados desde o início. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

13 Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação)
A palavra hebraica יַזֶּה (yaZEH) é uma forma conjugada da raiz verbal נזה (NUN-ZAyin-HEH), que pode assumir os significados de borrifar, salpicar, aspergir e estremecer. Há 24 ocorrências do verbo todo na Bíblia Hebraica. Um problema de tradução Tradução Cristã Tradução Judaica Texto Hebraico borrifará ele fará que...se estremeçam יַזֶּה 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

14 Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação)
Atributos das aplicações do verbo נזה na Bíblia Hebraica: Em 23 dos 24 casos, três coisas são especificadas na passagem de texto ou no contexto - A substância a ser aspergido: sangue, ou óleo, ou água - Onde a substância é aspergido - O agente (que faz a aspersão ou a fonte da aspersão) Em um caso, Isaías 52:15 (# 8 na tabela), só uma coisa é especificada - O agente, a entidade designada como עַבְדִּי. Consequentemente, a palavra יַזֶּה em Isaías 52:15 Não pode descrever o ato físico de "aspersão", como fazem os outros 23 aplicações do verbo. Pelo contrário, a aparência desta entidade, עַבְדִּי, Meu servo, é o que fará com que aqueles que estão presentes a sacudir ou tremer, talvez por medo - uma reação comum a ser assustado ou surpreso. O choque das nações, ao testemunhar a exaltação de Israel é anunciada em outras partes da Bíblia Hebraica (Isaías 41:11, Jeremias 16:19, Miquéias 7:15-16, Salmo 48:5-7), eles perceberão que D’us está com Israel (Zacarias 8:23). Problema de Tradução Resolvido! û borrifará ü ele fará que...se estremeçam יַזֶּה Pergunta:  Israel (como servo de D’us) se encaixa em Isaías 52:15? Resposta : SIM! 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

15 Sumário – Segmento 1: Isaías 52:13-15
Nossa hipótese: Resultados dos testes verso-a-verso: Hipótese: Israel é o servo no Quarto Cãntico do Servo (“Isaías 53”) 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?


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