A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 O conhecimento

2 CONHECIMENTO SUJEITO OBJETO CONHECER = “SER” “COM”
CONHECER = “TER NA CONSCIÊNCIA” SUJEITO OBJETO RELAÇÃO

3 “É possível conhecer em vários níveis, em várias dimensões”
“Quanto mais ampla e profunda a relação entre sujeito e objeto, mais amplo será o conhecimento” “É possível conhecer em vários níveis, em várias dimensões”

4 “Conhece-te a ti mesmo”
Oráculo de Delfos Sócrates

5 Consciente / Inconsciente
“existem muitos acontecimentos, sentimentos e emoções que agem sobre nós mas nós não temos consciência. Estão em nós mas não são conhecidos, por isso não estão na consciência”

6 Saber é Poder “Quando conhecemos um objeto (uma realidade) passamos a ter um certo controle sobre ele” Exemplo do Fogo 1º - objeto desconhecido = temor do fogo 2º - objeto conhecido = uso do fogo 3º - objeto produzido = domínio sobre o fogo

7 SABER É PODER Conheço o fogo = sei o que ele faz
Conheço suas causas = sei produzí-lo Conheço seu poder = sei em que usá-lo Conheço seus limites = sei vencê-lo “Conhecimento proporciona controle”

8 SABER É PODER “A natureza não se vence senão quando se lhe obedece”
Para controlar a natureza é preciso conhecer suas leis

9 SABER É PODER CONHECER É CONTROLAR
Para o bem ou para o mal

10 SABER É PODER CONHECIMENTO PODER SALVAR MATAR ÉTICA

11 SABER É PODER O ser humano pode escolher aquilo que quer ser basta que ele: Aumente e aprofunde sua relação com as coisas Busque melhor compreensão da realidade Busque maior controle sobre a realidade Então será menos determinado pela realidade E será mais livre = AUTODETERMINADO

12 SABER É PODER Elas sempre foram assim
Elas sempre fizeram a mesma coisa Nós não! O conhecimento é instrumento de libertação

13 FORMAS DE CONHECER SUPERSTIÇÃO MITO SENSO COMUM
CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO

14 O QUE É UMA EXPLICAÇÃO? TRANSFORMAR ALGO CONFUSO EM ALGO CLARO
EXPOR CLARAMENTE O QUE ESTÁ “ESCONDIDO” DESVELAR “VER” E “FAZER VER” ALGO NA SUA TOTALIDADE

15 COSMOS X CAOS A REALIDADE A NOSSA VOLTA POSSUI UMA ORDEM
A NATUREZA SEGUE SUAS LEIS NOSSO CONHECIMENTO DEVE “DECTAR” ESTA ORDEM

16 COMPREENDER A ORDEM NOS PROPORCIONA O PODER DA PREVISÃO
COSMOS = ORDEM COMPREENDER A ORDEM NOS PROPORCIONA O PODER DA PREVISÃO “PREVER O FUTURO NÃO É MAGIA, É CIÊNCIA”

17 Armazenamento de informações Ordenação das informações
Compreensão das relações SEI COMO AS COISAS SE COMPORTAM DOMINO UM PADRÃO SEI COMO IRÃO SE COMPORTAR POSSO PREVER O FUTURO E USAR ISSO A MEU FAVOR

18 Senso Comum X Senso Crítico PASSADO PRESENTE FUTURO
SABER

19 SENSO COMUM E SENSO CRÍTICO
SENSO COMUM = SABER IMEDIATO / IRREFLETIDO SENSO CRÍTICO = SABER REFLETIDO / ELABORADO

20 SENSO COMUM Forma primitiva de saber Saber sem reflexão
Saber Espontâneo / Sem método Saber partilhado por muitos Saber Ingênuo

21 SENSO COMUM “Refrigerante prejudica os ossos”

22 SENSO CRÍTICO A ingestão de refrigerantes está associada a fraturas ósseas? Estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido que esses achados estejam associados com a relação cálcio-fósforo na dieta, tendo efeitos deletérios no osso.

23 SENSO COMUM NASCE DE CONCLUSÕES SEM NENHUMA ANÁLISE
PODE EXPRESSAR MENOS UM CONHECIMENTO DO QUE VALORES MORAIS RICO ROUBANDO = CLEPTOMANÍACO POBRE ROUBANDO = MARGINAL NORDESTINOS NÃO GOSTAM DE TRABALHAR SULISTAS SÃO TRABALHADORES JAPONESES TEM OLHOS PUXADOS

24 Senso Crítico Saber refletido – pensado – analisado
Saber que nasce de um método Saber sem pré-conceitos Saber fundamentado

25 SENSO CRÍTICO ATITUDE CRÍTICA

26 ATITUDE CRÍTICA Estar aberto à discussão Estar aberto à críticas
Aceitar outros pontos de vista Questionar sempre ATITUDE CRÍTICA

27 Do Senso Comum ao Senso Crítico
Questionar as próprias idéias Ouvir outros pontos de vista Aceitar novas idéias Fundamentar nossas idéias Desconfiar de todas as “verdades definitivas”


Carregar ppt "O conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google