A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educomunicação e o Jornal Mural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educomunicação e o Jornal Mural"— Transcrição da apresentação:

1 A Educomunicação e o Jornal Mural
2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010

2 Características Pluralidade: diferentes públicos
Diversidade: diferentes opiniões Interface com diversas áreas do conhecimento Literatura Música Artes Plástica Teatro Direito Tecnologia Economia Sociologia Educação Saúde Geografia História

3 Características Veículo didático Comunicação rápida e imediata
Baixo custo Fonte de novidades Atinge um público pouco familiarizado com a leitura

4 Características Periodicidade - diária, semanal, quinzenal, mensal
Comunicação comunitária e alternativa classificados datas cívicas e históricas agenda cultural noticiário político-econômico resenha literária utilidade pública

5 Linguagem jornalística
Clareza Objetividade Precisão Didatismo Linearidade Coerência

6 Linguagem jornalística
Notícia e Reportagem Gêneros da Reportagem investigativa interpretativa perfil polêmica

7 Linguagem jornalística
Matérias podem ser: Entrevista Artigo Crítica Serviços Editorial Anúncios Enquete

8 Linguagem jornalística
Pauta – é o primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos e material iconográfico. Editorias - são espaços dedicados para assuntos específicos Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001

9 Linguagem jornalística
Cada editoria deve ter uma relação de temas que devem ser periodicamente acompanhados. Cada editoria também deve produzir pautas especiais. Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001

10 Linguagem jornalística
Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, qual, quem, quando, onde, como e por que? Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância

11 Linguagem jornalística
Pirâmide invertida uma notícia aborda os dados mais importantes seguida de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse.

12 Como fazer? Definir qual será a finalidade do JM
Determinar o espaço necessário para a cobertura dos assuntos pautados Definir onde colocar o JM - fácil acesso, sem interromper a passagem das pessoas - boa visibilidade Ex: corredores, cantina, área de lazer, padarias

13 Papel do professor Estrategista no desenvolvimento do veículo
Articulador das etapas de produção Facilitador do processo

14 Avaliação do Jornal Mural
- envolvimento dos participantes do projeto - veículo para produção do conhecimento

15 Materiais - material de base: papel craft, tela de galinheiro, plástico, etc - material para montagem: cartolinas, cola, alfinete, pincel, tesoura, papeis de desenho, clipes, fitas adesivas

16 Características visuais
- grande painel - visível a distância - ilustrado - colorido - afixado em locais de fácil acesso e boa visibilidade (corredor, cantina, área de lazer)

17 DESAFIO Promover a participação de seus leitores, de forma que eles também possam produzir notícias. Como fazer isso?


Carregar ppt "A Educomunicação e o Jornal Mural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google