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A Educomunicação e o Jornal Mural
2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010
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Características Pluralidade: diferentes públicos
Diversidade: diferentes opiniões Interface com diversas áreas do conhecimento Literatura Música Artes Plástica Teatro Direito Tecnologia Economia Sociologia Educação Saúde Geografia História
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Características Veículo didático Comunicação rápida e imediata
Baixo custo Fonte de novidades Atinge um público pouco familiarizado com a leitura
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Características Periodicidade - diária, semanal, quinzenal, mensal
Comunicação comunitária e alternativa classificados datas cívicas e históricas agenda cultural noticiário político-econômico resenha literária utilidade pública
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Linguagem jornalística
Clareza Objetividade Precisão Didatismo Linearidade Coerência
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Linguagem jornalística
Notícia e Reportagem Gêneros da Reportagem investigativa interpretativa perfil polêmica
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Linguagem jornalística
Matérias podem ser: Entrevista Artigo Crítica Serviços Editorial Anúncios Enquete
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Linguagem jornalística
Pauta – é o primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos e material iconográfico. Editorias - são espaços dedicados para assuntos específicos Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001
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Linguagem jornalística
Cada editoria deve ter uma relação de temas que devem ser periodicamente acompanhados. Cada editoria também deve produzir pautas especiais. Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001
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Linguagem jornalística
Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, qual, quem, quando, onde, como e por que? Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância
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Linguagem jornalística
Pirâmide invertida uma notícia aborda os dados mais importantes seguida de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse.
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Como fazer? Definir qual será a finalidade do JM
Determinar o espaço necessário para a cobertura dos assuntos pautados Definir onde colocar o JM - fácil acesso, sem interromper a passagem das pessoas - boa visibilidade Ex: corredores, cantina, área de lazer, padarias
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Papel do professor Estrategista no desenvolvimento do veículo
Articulador das etapas de produção Facilitador do processo
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Avaliação do Jornal Mural
- envolvimento dos participantes do projeto - veículo para produção do conhecimento
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Materiais - material de base: papel craft, tela de galinheiro, plástico, etc - material para montagem: cartolinas, cola, alfinete, pincel, tesoura, papeis de desenho, clipes, fitas adesivas
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Características visuais
- grande painel - visível a distância - ilustrado - colorido - afixado em locais de fácil acesso e boa visibilidade (corredor, cantina, área de lazer)
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DESAFIO Promover a participação de seus leitores, de forma que eles também possam produzir notícias. Como fazer isso?
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