Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA A NACESSIDADE DE COMUNICACÃO, A LI ANA RITA CIMAROSTTI
2
PAUTA APRESENTAÇÕES; IMAGENS ESCOLA 1960 2009 (DISCUSSÃO)
TRABALHO PRÁTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO; 1-DESENHE NOSSO PLANETA. 2- CITE ALGUMAS EVIDÊNCIAS DE QUE A TERRA É REDONDA. 3-DESENHE QUATRO PESSOAS NA TERRA,UMA EM CADA PÓLO, UMA A LESTE E UMA A OESTE NA DIREÇÃO DA LINHA DO EQUADOR; QUANTOS MOVIMENTOS DA TERRA VOCE CONHECE? TENTE EXPLICAR ATRAVÉS DE DESENHOS,COMO ACONTECE AS ESTAÇÕES DO ANO; DISCUSSÃO; USO DO GEÓDROMO; PRÁTICA BOLA DE ISOPOR-INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE SOLTÍCIO, EQUINÓCIO.
3
VÍDEO PLANETA TERRA; GRUPOS PARA DISCUTIR OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS,PSICÓLÓGICOS,PEDAGO-GICOS. DISCUSSÃO COM O GRANDE GRUPO. SLID DOS PRESSUPOSTOS PSICOLÓGICOS; CONTEÚDOS – TERRÁRIO-ESTUDO COM AS EXPERIÊNCIAS; VÍDEO –EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL; “REVISTA PÁTIO” DISCUSSÃO MODELO DE SEMENTÁRIO
4
COMO PODEMOS PRODUZIR UM HERBÁRIO
CADEIA ALIMENTAR-BRINCADEIRA; OBSERVAÇÕES DE PEQUENOS ANIMAIS; USO DA LUPA MANUAL; OBSERVAÇÕES DE BOLORES COM LUPA E MICROSCÓPIO; ATIVIDADE – AS FARMÁCIAS COMO INDICADOREAS DA QUALIDADE AMBIENTAL; ATIVIDADE SENTINDO A TERRA; ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA- ANTÁRTICA; VÍDEO DENGUE;
5
TEORIA DA EVOLUÇÃO – DARWIN...E OUTROS TEÓRICOS.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA DO SER HUMANA“HIREDITARIEDADE”. NO DECORRER DE MILHARES DE ANOS O CONHECIMENTO É PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
6
A NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO, INTRUMENTOS, TRABALHO, PROVOCARAM ALTERAÇÕES ANATÔMICAS NO CÉREBRO, NAS MÃOS E NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.
7
A PARTIR DESSAS ALTERAÇÕES O SUJEITO SE LIBERTA DA TRANSFERÊNCIA HEREDITÁRIA PRIMITIVA, SE CONSTITUINDO ENQUANDO HOMEM.
8
SE COMPREENDEMOS QUE O HOMEM É SOMENTE PRODUTO DA EVOLUÇÃO, NÃO VEREMOS OUTRA SAÍDA A NÃO SER O MELHORAMENTO GENÉTICO.
9
PARTIR DA CRENÇA QUE O SER HUMANO É ESPIRITUAL E FAZ PARTE DA CRIAÇÃO DIVINA, É NOS COLOCARMOS FORA DA CIÊNCIAS E ENTENDER QUE A ESCOLA NÃO DEVE LIDAR COM QUESTÕES METAFÍSICAS.
10
SEGUNDO LIONTIEV (1954) AS CONCEPÇÕES BIOLÓGICAS, NÃO ACEITAM MODIFICAÇÕES OCORRIDAS COM O MEIO (RELAÇÕES SOCIAIS) SENDO ASSIM É NECESSÁRIO ATRAVÉS DO MELHORAMENTO GENÉTICO FORMAR UMA RAÇA SUPERIOR. (CLASSES DOMINANTES ,EXTERMINIO, SERES SUPERIORES, RACISMO)
11
(RACIONALISMO INATISTA) DEFENDE A IDÉIA, QUE DEVIDO AOS FATORES BIOLÓGICOS HERDADOS”INATOS” TEMOS ALGUNS “ESTALO,CLICK” ENTÃO PODEMOS EXPLICAR A NÃO APRENDIZAGEM. COM ESSA TEORIA MASSACRAMOS MUITAS CRIANÇAS.
12
EMPIRISMO POSITIVISTA DEFENDE A IDÉIA ‘‘QUE A CRIANÇA É UMA TÁBULA RASA’’. O PROFESSOR SABE, OS SABERES SÃO FRAGMENTADOS , PARCELADO TÉCNICO...
13
O CONSTRUTIVISMO POR SUA VEZ CONTRIBUI SOBRE MANEIRA PARA O ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO QUE APRENDE E O OBJETO DO CONHECIMENTO,MAS APRESENTA LIMITAÇÕES A MEDIDA QUE FUNDAMENTA-SE EM ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO, DESCONSEDIRANDO A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SABERES ACUMULADOS.
14
“SOCIO INTERACIONISMO” A NATUREZA NÃO DÁ AO SER HUMANO O SUFICIENTE PARA VIVER EM SOCIEDADE. SE FAZ NECESSÁRIO ESTABELECER RELAÇÕES COM OS OUTROS E COM O MEIO QUE O CERCA ,OU SEJA, A HOMINIZAÇÃO. ESSA HOMINIZAÇÃO SÓ ACONTECE COM O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES SUPERIORES, SENDO ASSIM É PRECISO AÇÕES CONSCIENTES E INTENCIONAIS PARA QUE A AÇÃO EDUCATIVA CONTRIBUA PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA.
15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CURRÍCULO BÁSICO DIAS, GENIBALDO FREIRE,ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ;SÃO PAULO : GAIA ,2006 CIÊNCIAS PARA VOCÊ;CONHECER E GOSTAR; 3º SÉRIE O GRANDE ATLAS DE CIÊNCIAS; ED. DIDÁTICA PAULISTA LTDA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.