A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Filho Eterno Cristóvão Tezza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Filho Eterno Cristóvão Tezza"— Transcrição da apresentação:

1 O Filho Eterno Cristóvão Tezza

2 Estrutura: 25 capítulos não-numerados
Publicação: 2007 Estrutura: 25 capítulos não-numerados Narração: 3ª pessoa – narrador onisciente seletivo (foco narrativo: pai) - autoficção = ficcionalização de uma experiência pessoal  pai sem nome: “pai” / “ele” - separação autor X narrador (“só sou interessante se me transformo em escrita”) Espaço/Tempo: plano linear  Brasil flashbacks  anos

3 Estilo: narração no tempo presente (“presente eterno”)
- mistura de tempos: flashbacks / antecipações temporais - discurso indireto livre: mescla dos discursos do narrador e do protagonista - apagamento da figura da mãe Tema: pai tem um filho (Felipe) com síndrome de Down e precisa lidar com isso - a aceitação do problema filho é a aceitação dos problemas do próprio pai - a reavaliação da vida e das escolhas que fez - aceitação das diferenças - crescimento/amadurecimento do pai: necessidade de enfrentar o mundo

4 Momentos fundamentais
- APRESENTAÇÃO DO PAI: 28 anos / homem de letras / sustentado pela mulher / vive num mundo mental imaturo / teimoso / idealista / egoísta / inconstante (sempre possível recomeçar) filho  ideia de filho / nascimento do filho = do homem / euforia  filho = prenúncio - NOTÍCIA DA SÍNDROME DE DOWN: fato eterno e inevitável  impossibilidade de recomeço 1a reação: rejeição / vergonha - IDEIA SALVADORA: crianças com Down vivem menos  morte = liberdade

5 - CONTATO COM A ANORMALIDADE X DESEJO DE NORMALIDADE
 histórico de recusa pessoal à normalidade - EXAMES DE REAVALIAÇÃO: esperança de erro / cariótipo / cardiopatias / confirmação da trissomia - ESPECIALISTAS / PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO: treinamento  contato físico - MUDANÇA DE CASA / NOVA GRAVIDEZ: episódio do Fusca  teimosia (pai e filho) - AFASTAMENTO: 2 anos em Florianópolis / professor

6 - DESENVOLVIMENTO MOTOR X LINGUAGEM PRECÁRIA
fono / crise no trânsito / 1a palavra (“puta”)  responsabilidade e influência - RETORNO A CURITIBA: Felipe na creche / livros publicados / necessidade de escola especial - DESAPARECIMENTO DE FELIPE: descoberta da dependência / desespero / dificuldade social - SALTO TEMPORAL: Felipe = Peter Pan  não envelhece / incapacidade de abstração teatro  vida como teatro talento de Felipe = a afetividade

7 - FELIPE E A PINTURA: estilo  expressa uma visão de mundo
- FUTEBOL: amor comum / estímulo noções: personalidade / derrota  fidelidade novidade / imprevisibilidade  futuro socialização / geografia / calendário / alfabetização - 1a METÁFORA: “vão ver o que é bom pra tosse” abstração / jogo para começar  desconhecimento do futuro = bom

8

9 A trajetória do pai Plano presente:
- profissional: faculdade de Letras  Mestrado  professor universitário concursado - literário: abandono da poesia  decisão pela prosa  livros escritos  recusas das editoras  persistência  publicações  princípio de reconhecimento Plano passado: vandalismos adolescentes / envolvimento com drogas / grupo de teatro (a figura do “guru”) / o período na Europa: Portugal e Alemanha (imigrante ilegal) / envolvimento político / pensamento anarquista / retorno ao Brasil (relojoeiro em Antonina/PR)


Carregar ppt "O Filho Eterno Cristóvão Tezza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google