A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3"— Transcrição da apresentação:

1 Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Processo Decisório Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3 Material adaptado - Fonte: Adm. Trajano Lima

2 Processo Decisório “Percebemos que, particularmente, as decisões do administrador não podem ser avaliadas por meios científicos” Herbert Simon

3 Processo Decisório “No processo decisório, sua própria mente pode ser seu pior inimigo” (John Hammond, Ralph Keeney e Howard Raiffa)

4 Considerações sobre Processo Decisório
Tomar decisões: é um processo racional, mas também emocional; é um processo social e relativo; é um processo de aprendizagem; não é um processo prescritivo, mas contingencial.

5 Processo de Tomada de Decisão
Conceitos a serem adotados: Raciocínio limitado Quase resolução do problema Minimização da incerteza

6 Processo de Tomada de Decisão
Fatores que podem contribuir: Responsabilidade e transparência; Conhecimento especializado; Coordenação entre as partes; Habilidade política; Administração do tempo.

7 Modelo Genérico Defina o problema; Identifique os critérios;
Pondere os critérios; Gere alternativas; Classifique cada alternativa segundo cada critério; Identifique a solução ótima.

8 Modelo das Decisões Inteligentes
Trabalhar com o problema certo; Definir os objetivos; Criar alternativas com imaginação; Compreender as conseqüências; Confrontar itens de negociação; Esclarecer as incertezas; Analisar a tolerância a riscos; Examinar as decisões interligadas.

9 Conceito de Decisão A organização é um sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente . É a interpretação da situação - e não a situação real em si mesma - que determina as decisões das pessoas. Nos processos de seleção para candidatos a futuros gerentes, muitas organizações procuram avaliar a aptidão dos candidatos para analisar e resolver problemas, individualmente e em grupo.

10 Conceito de Decisão São escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades. Frustração Irritação Percepção de diferença entre situação ideal e real Perspectiva de prejuízo Interesse Desafio Perspectiva de recompensa PROBLEMA OPORTUNIDADE DECISÃO

11 Conceito de Decisão Tomar decisões: significa identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens de uma oportunidade. Problema: é tudo aquilo que está fora do estabelecido e que bloqueia o alcance dos resultados esperados; Oportunidade: é uma situação que ocorre quando as circunstâncias oferecem uma chance para a organização exceder seus objetivos estabelecidos.

12 Conceito de Decisão: Exemplos
Problemas ou Oportunidades A empresa tem desempenho fraco diante da concorrência. Há conflitos entre as áreas de Produção e Marketing. Decisão, solução ou algum tipo de ação para: Passar de uma situação presente em que há alguma dificuldade, para outra em que a dificuldade foi eliminada ou minimizada. Remover os obstáculos que dificultam a realização de um objetivo. A empresa desenvolveu um novo produto e pode explorar novos mercados. Fazer escolhas que permitam enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.

13 EXERCÍCIO Vamos praticar...


Carregar ppt "Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google