A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações

2 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
CONCEITO DE DECISÃO Desde o momento em que acordamos até a hora em voltamos a dormir, a nossa vida cotidiana é uma seqüência interminável de decisões, muitas delas tomadas desapercebidamente e nem sequer conscientes Exemplo: ao dirigir, ao vestir-se, onde almoçar, o quê almoçar, etc. A decisão ocorre sempre quando nos deparamos com algo que podemos fazer de duas ou mais formas diferentes. A decisão é a escolha frente a várias alternativas, ou seja, envolve sempre opção e escolha.

3 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
TOMADA DE DECISÃO É: “...A escolha racional, dentre alternativas disponíveis, de um curso de ação, que se faz presente em todos os níveis da organização (estratégico, gerencial e operacional).” “...Identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.”

4 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
PROCESSO DECISÓRIO E OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL: Objetivos Estratégicos Alta Direção GERENCIAL: Objetivos Táticos Captação e Aplicação dos Diversos Recursos OPERACIONAL: Objetivos Operacionais Execução das Tarefas COOPERAÇÃO DAS PESSOAS: Objetivos Individuais + Objetivos Organizacionais

5 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
CONCEITO DE DECISÃO Nível individual: as pessoas estão continuamente percebendo e analisando situações e tomando decisões a seu respeito. Nível organizacional: os administradores estão tomando decisões nos vários níveis organizacionais e incentivando as pessoas a fazê-lo também, focando as tarefas a realizar e as metas a alcançar. Organização: sistema complexo de tomada de decisões dos vários membros envolvidos.

6 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
CONCEITO DE DECISÃO A organização é um sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas +/- racionais que lhe são apresentadas, de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes. O que uma pessoa aprecia e deseja influencia aquilo que ela vê e interpreta, assim como o que ela vê e interpreta influencia o que aprecia e deseja. É essa interpretação da situação - e não a situação real em si mesma - que determina as decisões das pessoas, ou seja, contêm forte componente psicológico. Nos processos de seleção para candidatos a futuros gerentes, muitas organizações procuram avaliar a aptidão dos candidatos para analisar e resolver problemas, individualmente e em grupo.

7 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
CONCEITO DE DECISÃO Como definir decisão ? São escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades. Frustração Irritação Percepção de diferença entre situação ideal e real Perspectiva de prejuízo Interesse Desafio Perspectiva de recompensa PROBLEMA OPORTUNIDADE DECISÃO

8 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
OS PROBLEMAS E AS OPORTUNIDADES NAS ORGANIZAÇÕES

9 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
PROBLEMA É ... Tudo aquilo que está fora do estabelecido e que bloqueia o alcance dos resultados esperados. Um problema surge quando um estado atual de assuntos difere do estado desejado.

10 Processo Decisório: Teoria e Aplicações CONCEITO DE DECISÃO: EXEMPLOS
Problemas ou Oportunidades A empresa tem desempenho fraco diante da concorrência. Há conflitos entre as áreas de Produção e Marketing. Decisão, solução ou algum tipo de ação para: Passar de uma situação presente em que há alguma dificuldade, para outra em que a dificuldade foi eliminada ou minimizada. Remover os obstáculos que dificultam a realização de um objetivo. A empresa desenvolveu um novo produto e pode explorar novos mercados. Fazer escolhas que permitam enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.

11 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
O PROCESSO DE IDENTIFICAR PROBLEMAS E OPORTUNIDADES: Desvios em relação à experiência do passado; Desvios em relação a um plano determinado; Problemas trazidos por outras pessoas para o decisor; Melhor desempenho de outra unidade com as mesmas características.

12 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
ELEMENTOS DO PROCESSO DECISÓRIO: O estado da natureza: condições de incerteza, riscos e certeza existentes no ambiente. O tomador de decisão: indivíduo ou grupo que faz uma opção entre as várias alternativas. Objetivos: fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações.

13 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
ELEMENTOS DO PROCESSO DECISÓRIO: Preferências: critérios utilizados para fazer escolha. Estratégia: curso de ação para atingir objetivos. A Situação: contextos ambientais, muitos dos quais fora do controle, conhecimento ou compreensão do decisor. Resultado: conseqüência ou resultante de uma determinada estratégia.

14 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
TIPOS DE DECISÃO:

15 Processo Decisório: Teoria e Aplicações DECISÕES NÃO PROGRAMADAS
Destina-se a problemas incomuns ou excepcionais. Soluções específicas criadas através de um processo não-estruturado para resolver problemas não rotineiros.

16 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
CARACTERÍSTICAS DAS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: Baseadas em dados inadequados; Baseadas em dados únicos e novos; Tomadas em condições dinâmicas e mutáveis; Sob condição de imprevisibilidade; Baseadas na incerteza; Devem ser tomadas sob julgamento pessoal.

17 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
TÉCNICA DE TOMADA DE DECISÃO NÃO PROGRAMADA: Técnicas Tradicionais Julgamento, intuição e criatividade aplicadas a situações novas; Estrutura organizacional de recursos e de órgãos, pela divisão do trabalho organizacional. Técnicas Modernas Técnicas heurísticas de solução de problemas, aplicadas a situações novas; Criação de redes capazes de lidar com tarefas novas e soluções inovadoras.

18 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
DECISÕES PROGRAMADAS São tomadas de acordo com políticas, procedimentos ou regras escritas ou não, limitando ou excluindo alternativas. Soluções para problemas rotineiros, determinadas por regras e procedimentos ou hábitos. “As normas são para coisas normais”. Denise F. Rodrigues, Mestra em administração pela COOPEAD-UFRJ)

19 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
CARACTERÍSTICA DAS DECISÕES PROGRAMADAS: Baseadas em dados adequados; Baseadas em dados quantitativos; Tomadas em condições estáticas e imutáveis; Sob condições de previsibilidade; Baseadas na certeza; Podem ser computacionais.

20 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
TÉCNICAS DE TOMADA DE DECISÕES PROGRAMADAS: Técnicas Tradicionais Hábito e costume; Objetivos e subobjetivos impostos às pessoas; Rotinas burocráticas, como regras e procedimentos, padrões de operação; Estrutura organizacional rígida para definir os canais de comunicação. Técnicas Modernas Programas de computador; Objetivos e subobjetivos negociados com as pessoas; Análise matemática e modelos de simulação por computador; Desenvolvimento organizacional para desenvolver redes livres de comunicação.

21 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
MODELO RACIONAL E MODELO INTUITIVO DE DECIDIR: Racionalidade: significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretendem; representa a adequação dos meios aos fins desejados. O comportamento totalmente racional é utópico. Decisão Intuitiva: baseia-se na sensibilidade, percepção ou sensação de que uma escolha é apropriada, e não em escolhas feitas de modo totalmente consciente e lógico. Em certas situações, tomar qualquer decisão é melhor que não tomar nenhuma decisão.

22 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ... ou Processo Decisorial (caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão): É a seqüência de etapas que vai desde a identificação da situação até a escolha e colocação em prática de um curso de ação ou solução. Decisão Geração de Alternativas Diagnóstico Problema ou oportunidade Processo de criar formas de resolver o problema ou aproveitar a oportunidade. Avaliação, julgamento, comparação e escolha de alternativas. Análise do problema ou oportunidade; tentativa de compreender a situação. Situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação. 1 2 3 4

23 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Mas cada decisão geralmente conduz a um curso de ação que exige outra decisão e assim por diante, até chegar ao objetivo proposto. O resultado disso é a chamada árvore de decisões. A alternativa é viável ? Descartar a alternativa A alternativa é satisfatória ? A alternativa resolve o problema ? Levar a outras avaliações Não Sim

24 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO RACIONAL

25 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
O PROCESSO DECISÓRIO EM 6 FASES: Quais os subproblemas ou aspectos da oportunidade? Qual a essência do problema ou da oportunidade? Veja a situação global e não apenas uma parte dela. Identificar a situação 1 Busque dados, fatos e informações a respeito; Busque informações interna e externa; Envolva o cliente ou usuário. Obter informação 2 Desenvolva várias alternativas de solução; Use criatividade e inovação; Avalie a relação de custo/benefício de cada alternativa. Gerar soluções alternativas 3

26 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Avalie as alternativas geradas: custo, tempo e eficácia; Utilize escala de pontos para avaliar as alternativas; Escolha a alternativa mais adequada para a situação. Avaliar e escolher a melhor alternativa 4 Implemente a solução escolhida; Pense no global e não apenas no detalhe; Seja prático para colocar a solução em ação. Transformar a solução em ação 5 Monitore o andamento das coisas; Verifique se o problema foi realmente resolvido; Avalie os resultados e as conseqüências. Avaliar os resultados 6

27 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
FATORES QUE AFETAM O PROCESSO DECISÓRIO: COMPORTAMENTO DO TOMADOR DE DECISÕES Tempo Ética Inteligência Informação Recursos Propensão ao risco Percepção Competências

28 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
ALGUMAS BARREIRAS À TOMADA DE DECISÃO: Cultura Organizacional Conflitos Resistência à Mudança

29 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
TIPOS DE AMBIENTES PARA TOMADA DE DECISÃO: Ambiente de Certeza: ocorre quando a informação é suficiente para predizer os resultados de cada alternativa de curso de ação. Ambiente de Risco: ocorre quando não se pode predizer os resultados das alternativas com certeza, mas apenas com certa probabilidade.

30 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
DIFICULDADES NO PROCESSO DECISÓRIO: Incapacidade de reconhecer problemas Interpretação diferente a partir do observador Decisão precipitada Avaliação prematura ou premissas insuficientes Excesso de confiança na experiência Comprometimento prematuro Incapacidade de definir prioridades Falta de tempo Falta de experiência Confusão entre informação e opinião.

31 Processo Decisório: Teoria e Aplicações
ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Perguntas Etapas Técnicas * Como implementar a escolha? * Qual alternativa é melhor? * Quais suas vantagens e desvantagens? * Quais as alternativas? * Quais os objetivos da decisão? * Quais as prioridades? * Quais as causas? * Qual o problema ou oportunidade? * Explicitação e ponderação de critérios. * Análise do campo de forças. * Análise de vantagens / desvantagens. * Arvore de decisões. * Paradigma de Rubinstein. * Diagrama de Ishikawa. * Análise de urgência e importância. * Principio de Pareto. Decisão Alternativas Diagnóstico Problema ou oportunidade Levantamento de Informações

32 fim


Carregar ppt "Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google